quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Benfica nacional vs Benfica europeu

O Benfica continua a passear classe por todos os relvados nacionais. Na última segunda feira, contra o rival de sempre e jogando com 10 toda uma parte, o Benfica provou porque é de longe, a melhor equipa nacional. Aliás não o provou esta semana, mas  vem provando isso mesmo há várias semanas ganhando a todas as equipas nacionais com quem jogou este ano - apesar de ter perdido com Academica, Nacional, Guimarães, FCPorto já ganhou a estas mesmas equipas na segunda volta e na Taça de Portugal - mostrando com resultados e exibições que este Benfica é de outro nível para consumo interno.

No entanto e por mais que isto custe a grande parte dos meus leitores e não só, o Benfica - este Benfica pelo menos - não tem estofo europeu. Não falo apenas dos péssimos resultados da champions e que fazem Villas Boas repetir e repetir e repetir como o Benfica conseguiu chegar à Liga Europa. Este Benfica não tem ainda o tal estofo europeu que por exemplo o FCPorto apregoa e apregoa e apregoa... E não há mal nenhum nisso.

Por mais que se queira dizer que o nosso futebol chega para ganhar a muitos dos que ainda estão na Liga Europa, a verdade é que se na teoria isso se verifica, depois na prática o Benfica vai falhando exibicionalmente onde não pode falhar. Depois duma boa Liga Europa o ano passado e depois duma Champions League péssima, esta época o Benfica pode voltar a chegar à champions se passar a pré eliminatória que vai jogar em Agosto, mas é assim que se vai ganhando a tal estaleca europeia. Estado sempre presente nos grandes palcos.

Ao contrário do que se diz, a "estaleca" europeia não é a soma da experiência europeia dos jogadores duma equipa, seja ela qual for. Faz falta ao Benfica um nível europeu constante e semelhante ao que temos desenvolvido em solo nacional, mas como equipa.

Até hoje não o conseguimos nesta época e o ano passado apenas em Marselha o Benfica mostrou argumentos realmente europeus quando em Portugal semanalmente dominava em todos os estádios.

Temo que esta viagem a Estugarda possa não ser o palco certo para que esse grande Benfica europeu apareça por duas razões distintas. Uma delas é de nível físico. Não acredito que depois do esforço dispendido em Alvalade com 10 homens durante 45 minutos, o Benfica consiga chegar a Estugarda e mostre os tais  argumentos fisicos que lhe permitam mostrar o futebol espectacular que semanalmente passeia pelos vários estádios nacionais.

Outra razão é a tal maldição que faz com que o Benfica não tenha ganho um único jogo na Alemanha desde que o clube existe. Eu bem sei que o empate serve e a derrota com golos também pode servir para passar, mas  mesmo que o Benfica passe a eliminatória  temo que ainda não será hoje que o Benfica escreve com letras de ouro a sua presença europeia. 

Eu acredito na superstição no futebol e tambem tenho as minhas. Jorge Jesus é mais pragmático e diz que "pretende terminar com a tradição na Alemanha". Só lhe fica bem, mas se nem Veloso conseguiu marcar o fatídico penalti contra PSV Eindhoven neste Estádio - e eu já aí vi um jogo de Portugal  - Alemanha nos terceiros e quartos lugares do mundial 2006 e que tambem perdemos - podemos ter razões para estar apreensivos.

Neste momento pode ser ainda cedo para avaliar as razões que fazem com que uma equipa seja tão esclarecida e tão forte no seu país e depois se ressinta exibicionalmente fora de Portugal, mas a única maneira de contornar tudo isso é jogando e jogando e jogando ao mais alto nível europeu.

Quando na passada semana o Estugarda entra no Estádio da Luz fazendo uma primeira parte de nível europeu, ninguem disse que estávamos a jogar com o penúltimo classificado da Bundesliga, pela simples razão que o último ou penúltimo classificado dessa Bundesliga jogam noutro ritmo. Por e simplesmente não há comparação de ritmo entre o nosso campeonato e as principais ligas europeias e quando o Benfica consegue explanar o seu futebol de ataque apoiado por uma condição fisica boa, chegamos perto desse ritmo europeu mas depois não temos consistência, experiência ou a tal condição fisica que permita chegar bem a todas as provas. E nesse particular é bom lembrar que hoje, pelo menos hoje, o Benfica ainda está em todas as competições.

Caso o Benfica passe a eliminatória com Estugarda - e eu quero e desejo passar com maior ou menor brilhantismo, com vitória, empate ou derrota - vamos entrar num calendário que em menos de um mês nos faz jogar literalmente duas vezes por semana.  Veremos como a nossa equipa reage a esta hipótese e para que isso se verifique, há que passar esta eliminatória. Como o Benfica não empatou este ano nenhum jogo em nenhuma competição e como nunca ganhámos nenhum jogo na Alemanha, para passarmos ainda podemos perder pela margem mínima com muitos golos, mas estou curioso para ver a volta que se vai dar à estatistica...

Logo veremos o que se passará em Estugarda, mas uma coisa tenho certo. Se o Benfica ganhar ou empatar em Estugarda, teremos estádio cheio contra Maritimo e se tudo correr bem no jogo de domingo teremos casa cheia contra Sporting para a Taça da Liga e isso é fundamental pelo apoio que se dá à equipa e pelas receitas que neste momento são importantissimas para compensar as receitas negativas de champions e as receitas de assistência em várias partidas do ínicio do campeonato. Mas como eu não gosto de muitos "ses", nada como esperar pelo desempenho da nossa equipa logo à noite. Uma eliminação hoje deitaria por terra muito do trabalho desenvolvido ao longo destas semanas e seria muito mau em termos psicológicos para uma massa adepta que sonha com a conquista da Liga Europa. Eu apesar de tudo, acho mais fácil sermos campeões - e todos sabem que sei que isso é impossivel desde o jogo de Guimarães - que ganharmos a Liga Europa, mas eu tenho esta questão primordial de dominar internamente para poder vir a conquistar algo internacionalmente. 

Se tudo correr bem, dois jogos com FCPorto, um jogo contra Sporting e desejavelmente dois jogos mais para a Liga Europa seriam o tónico perfeito para entrarmos numa fase muito boa de jogos em casa e de estádios cheios. Assim esperamos.

Força Benfica


2 comentários:

benfica até debaixo d'água disse...

Tanto agoiro? Eu para te ser sincero, também tenho receio, mas sou optimista, porque acima de tudo sou benfiquista.

VAMOS VENCER!

Inexistente disse...

http://pt.beruby.com/promocode/uNvdYP

Estou a recrutar membros para a minha rede BeRuby, e gostava de saber se estás interessado.

No Beruby podes ganhar dinheiro ao visitares sites, ao fazeres registos em alguns e também a convidares mais pessoal para o BeRuby.

O meu objectivo é criar uma rede onde todos ganhámos. Ex: Eu convido-te e tu através do teu LINK DE CONVITE convidas mais pessoal a rede forma-se e toda a gente tira lucro das actividades uns dos outros. o Site é verdadeiro e confiável as provas estão na net.

Por favor inscreve-te aqui: http://pt.beruby.com/promocode/uNvdYP


PS - já agora tens um blog muito bem organizado. Aliás se te inscreveres através dele podes publicitar o teu LINK DE CONVITE e ganhar ainda mais dinheiro