segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

A essência dum conhecido ADN

Tenho um "amigo do amigo" que foi a Glasgow ver o jogo do Rangers contra Sporting, num daqueles convites institucionais ou de marketing. Dizia esse amigo que o avião foi e veio cheio de personalidades mais ou menos conhecidas do universo sportinguista. De que falaram antes, durante e depois do jogo? Do Glasgow Rangers? Do jogo de regresso da segunda mão da Liga Europa contra a equipa escocesa? Claro que não. Só se falava do Benfica e do Benfica e do Benfica. Não é o campeonato que depende da vitória do Sporting e não é o campeoato do Sporting ganhar ao Benfica. Isso é pouco para descrever as ultimas décadas deste clube, apesar de se falar muito desta questão - o campeonato do sporting é ganhar ao Benfica.

O ADN do clube de Alvalade é apenas odiar o Benfica, dizer mal do Benfica, ganhar ao Benfica (claro está) ou estragar qualquer objectivo do Benfica e o jogo de hoje é perfeito para que o verdadeiro ADN sportinguista se revele. 

Lá estarei nas bancadas de Alvalade a apoiar o nosso Benfica, com a certeza que estarei a ver o melhor jogo da época para os de verde. Não vi nenhum jogo do Sporting - sem ser o da primeira volta - e não precisarei de ver. Tambem não acredito quando dizem que o Benfica é muito superior ao Sporting. 

Só quem não sabe o que é realmente o Sporting, pode afirmar que o Benfica hoje é superior ao Sporting. Hoje o Benfica terá um adversário que está debaixo de fogo há meses. A vitória hoje sob o Benfica dá-lhes mais dois meses de tréguas e é nisso que os jogadores pensam. Eles sabem que os adeptos desculparão tudo depois duma vitória sob o Benfica hoje e desculparão quase tudo se com o empate conseguirem colocar matematicamente o Benfica afastado do título.

E como é que o Benfica responde a isto? Jesus começou a preparar a equipa assumindo toda a pressão do jogo e pressionando o nosso plantel para assumir a responsabilidade da nossa perseguição possivel ao FCPorto. Para quem disse várias vezes que Jesus não era inteligente - eu, claro está - o nosso treinador está a provar que ás vezes as aparências enganam ou que o ser humano é mesmo um animal racional e que faz da evolução a sua mais pura característica.

As sua palavras são absolutamente certeiras:

 "Não podemos falhar (...) Na minha opinião, o Sporting já não corre nem pelo primeiro nem pelo segundo lugar. A responsabilidade e pressão é mais do Benfica que do Sporting, por estarmos obrigados a vencer para podermos aspirar ao primeiro lugar. (...) Sabemos que não podemos falhar. Vamos disputar um derby, contra um adversário forte como o Sporting. A grande responsabilidade é do Benfica. O Sporting, na minha opinião, apenas tem a defender o terceiro lugar, enquanto o Benfica pode ainda chegar ao primeiro e isso passa por uma vitória no jogo de amanhã."

O Benfica não fez uma boa exibição na primeira parte do jogo contra o Estugarda e com esse susto, teve que correr e muito bem na segunda parte desse jogo. Por mais que os nossos jogadores queiram subconscientemente pensar nessa segunda mão e num jogo dificílimo que nos espera em Estugarda já na quinta feira, Jesus não deixa que ninguém baixe a guarda contra o Sporting e aí estará a chave do possível sucesso no jogo desta noite. Jesus mandou um importantíssimo recado ao plantel e isso é determinante para a concentração e motivação no jogo de hoje.

Minutos antes do segundo golo benfiquista contra o Estugarda, Franco Jara cai na relva e parecia mesmo lesionado ou pelo menos tocado. Cardozo corre para o seu colega, faz-lhe umas flexões rápidas nas pernas,  levanta Jara e correm os dois para os seus lugares. Passados uns minutos, Jara remata forte e Cardozo confirma o segundo golo benfiquista. Temos de ter esta atitude no jogo de hoje, mas em todos os 90 minutos. Temos mais futebol, melhor pantel, mais confiança e mais necessidade da vitória. 

Quanto mais os nossos jogadores quiserem ganhar o jogo, mais fácil ele se tornará de ganhar. Espero que alguém explique aos nossos jogadores que do outro lado está uma equipa a jogar a final da champions league e sendo assim o Benfica tem de jogar a final do campeonato nacional para conseguir trazer os 3 pontos. E é isso mesmo que se joga. Empatar ou perder é dizer adeus ao título, estragar a semana de preparação do tal jogo na Alemanha onde o Benfica nunca ganhou e o ínicio duma "mini crise" amplificada pelos anti-benfiquistas nas páginas dos jornais, na net, na televisão ou na rádio. 

Como levamos já 16 vitórias seguidas, alguém que faça com que os nossos jogadores joguem a 100% desde o primeiro minuto, porque a 17ª vitória é muito importante para o presente e futuro do Benfica. Nós é que temos de jogar como se a final da champions league se tratasse e aí surpreender o Sporting.

Vamos acreditar na humildade, no respeito pelo adversário e na vitória. Só isso interessa ao Benfica ao contrário da vitória do Sporting que só interessará ao FCPorto. Aliás como tem acontecido nas ultimas décadas...

Força Benfica


8 comentários:

Anónimo disse...

Neste post esqueceu de referir, como faz sempre, que o porto só ganha porque é beneficiado.

Anónimo disse...

Haaa!!
E que os portistas sao parvos.

Manuel disse...

Finalmente um andrade esperto. Não é costume. O costume é: o primeiro golo em Sevilha em off-side.

Anónimo disse...

E no golo do sevilha tambem houve falta.
Outro fora de jogo que tambem podes referir é do primeiro golo do benfica contra o guimaraes.

nélito relhálha disse...

"Outro fora de jogo que tambem podes referir é do primeiro golo do benfica contra o guimaraes."

?

O Benfica Sou Eu disse...

Meus caros,

Para os anónimos que por aqui aparecem eu apenas digo "o pior cego é aquele que não quer ver" que este campeonato não está equilibrado porque existiu clara influência nos resultados das primeiras jornadas. E direi isto as vezes que me apetecer, como é óbvio.

Nao digo que o FCPorto só ganha porque é beneficiado, nem digo que os portistas são parvos, apesar de haver muitos portistas parvos, como seguramente haverá benfiquistas e/ou sportinguistas parvos.

Em relação aos golos em off side contra Guimaraes ou contra quem seja, não são de todo para aqui chamados.

Ontem o Benfica esteve mais uma vez a jogar 10 contra 11 fruto de mais uma habilidade nos primeiros cartões amarelos - aqueles que não aparecem nos resumos - e mostrou porque é neste momento a melhor equipa portuguesa. Deixará de o ser quando faltarem as pernas, mas cá estaremos para ver e só espero que não seja já em Estugarda.

"Temo" que o FCPorto não fique 20 pontos à frente do Benfica - como um famoso anónimo em tempos escreveu por aqui - mas anda é matematicamente possivel que isso aconteça.

Ao menos o FCPorto já leva 23 pontos de avanço dos amigos sportinguistas.

Apareçam sempre.

Força Benfica

Anónimo disse...

Se eles ficarem caladinhos e acenarem com a cabeca é claro que nao os chama de parvos,mas caso contrario...nao conheco nenhum portista que voce nao ache e chame de parvo(dos que aparecem na cs)

20 pontos Nao é assim tao absurdo, sao mais 12 pontos comparados com os 9 que o benfica precisa, sao so mais 3 pontos.
A lenga lenga de terem sido prejudicado de tanto ser repetida ja passou a ser uma verdade para a carneirada.
NAO FOI PENALTI o defesa do guimaraes ia chutar a bola e o Aimar pos a perna à frente da bola ( é o mesmo quando dois jogadores tentam cabecear a bola e chocam um com o outro).
Mas preferem
http://www.youtube.com/watch?v=_GuqmN40Tjo
Não cabem todos na benficaTV ou na SIC?

Mas nao fala do golo com a mao do saviola, nao fala que o coentrao nao levou amarelo no jogo anterior ao contrario do jogador do sporting, nao fala que o treinador do sporting nao esteve no banco e o jesus esteve, nao fala que o benfica desde a reuniao do vieira o benfica so teve arbitros da ass. de lisboa...nao sei quem quer enganar com a treta de serem prejudicados. Porque para voce o benfica ter um jogador expulso é uma hablidade (foram mal expulsos?diga la), mas quando no ano passado o benfica bateu o recorde de jogadores adversarios expulso, ai nao ha hablidades.

PS:nelito,queria dizer o jogo com o nacional, tem que ver a distancia da linha do relvado aos pes do jogadores.
http://2.bp.blogspot.com/_s8RMoyzxdtA/TUGHvg7i9_I/AAAAAAAAArQ/L2surJTByP0/s1600/slb-nacional+1golo.jpg

Marcos disse...

Amigo Benfica Sou eu: Descobri o seu blog há pouco tempo, mas é com grande prazer que leio os seus artigos.

Dá-me especial prazer ler artigos bem articulados e justificados, sem entrar no "reles" campos da clubite aguda. Dizer que o clube XPTO "não presta" está ao alcançe de todos, mas hoje em dia precisamos de mais capacidade argumentativa se queremos acabar com as vergonhas que têm caracterizado o futebol português ao longo do ano.

Continue o bom trabalho. Um abraço.

PS - Dei-me ao trabalho de ler os seus posts após a derrota no Dragão e mais recentemente da mudança que Jesus tem vindo a operar na equipa. É preciso grande hombridade para reconheçer os seus erros e concordo plenamente consigo: a pessoa deve escrever o que sente no momento. Se o futuro provar que estamos redondamente enganados, então o nosso carácter como Homens estará bem salvaguardado, se soubermos aprender com esses erros. Não o censuro, pois nesse fatidico jogo dos 5-0 também eu desejei o despedimento de JJ, mas hoje reconheço que teria sido um erro.