sábado, 12 de fevereiro de 2011

Fim de semana (que pode ser) decisivo

Começo este post com um comentário que li do senhor Rui Moreira no jornal "A Bola" de ontem. Diz este senhor numa parte da sua habitual crónica semanal com o título - "O que ninguem diz" - a seguinte frase:

"(...) Depois Fábio Coentrão, imaginou-se a jogar no Benfica, onde goza de total imunidade, e fez dois penalities na mesma jogada"


Ele tem razão quando escreve "O que ninguém diz", porque ninguem diz uma alarvidade destas.

Ninguém que tenha um mínimo de decência, um mínimo de inteligência e um mínimo de responsabilidade que advém de escrever no maior jornal nacional pode sequer pensar nisto, quanto mais escrevê-lo.

Fábio Coentrão é o melhor jogador a jogar em Portugal. É neste momento um dos melhores jogadores do mundo na sua posição e tem 6 cartões amarelos no campeonato sendo que dois deles são duplo amarelo e consequente vermelho em apenas 16 jogos. Na Taça de Portugal em 4 jogos efectuados, tem 5 cartões amarelos sendo que um deles é duplo amarelo e consequente vermelho.  Na Champions League onde efectuou 6 jogos e onde nenhum árbitro português apitou algum jogo do nosso Benfica, o Fábio não tem nenhum cartão amarelo nessa competição europeia.

Mesmo sabendo que é o melhor jogador português a jogar em Portugal, mesmo sabendo que no ultimo minuto do jogo contra Argentina teve um lance infeliz que prejudicou toda a selecção, mesmo tendo visto que Fábio foi mal expulso contra o seu FCPorto há uma semana e mesmo sabendo deste score inacreditável de vermelhos e amarelos de Fábio em território nacional, este mentecapto de nome Rui Moreira tem a coragem de escrever uma coisa destas. Inacreditável a coragem desta gente. A sério...

Que eu saiba a única pessoa que cometeu dois penalties numa só jogada foi Àlvaro Pereira na terceira jornada do campeonato que opôs FCPorto contra Rio Ave e mesmo assim o árbitro "português" que apitou esse jogo conseguiu não ver ou marcar esse penalti. Este  senhor sabendo disso e em vez de estar caladinho, consegue escrever esta frase num texto com título - "O que ninguem diz".

Mas como este "pateta" não diz duas coisas seguidas com o minimo de nexo ainda falou de "Jesus e os seus mind games" - título doutra coluna sua no jornal "A Bola". Diz este palhaço que:

"Em Setubal, depois da vitória suada Jorge Jesus apressou-se a constatar que o seu Benfica, é nesta altura, a melhor equipa nacional. Ora, sendo certo que está em muito melhor forma do que no ínicio de época, e sendo certo que mereceu vencer o FCPorto no Dragão, o Benfica deste ano não é invencível. Aliás quem viu o jogo de Setúbal atestará que, em muitos momentos, o Vitória foi melhor equipa em campo. E, se as regras não fossem diferentes para s benfiquistas, Salvio teria sido expulso por conduta violenta logo aos 24 minutos, o que certamente alteraria o curso do jogo. Resta saber se tanta conversa, e esses tradicionais handicaps, chegarão para alcançar o FCPorto."

Meu caro palerma Rui Moreira, se as regras fossem iguais para o Benfica e para o FCPorto o golo de Javi Garcia tinha sido regular e teríamos ganho 3-0 num campo dificílimo. Se você tivesse um mínimo de nível mais se preocuparia com a péssima exibição de FCPorto contra Rio Ave e na vitória suadíssima da sua equipa esta semana. E mais lhe digo que "tanta conversa" de Jesus não chegará para alcançar o FCPorto, porque todos sabemos que a melhor equipa em Portugal é hoje o Benfica, mas também sabemos que isso não chegará pelas razões óbvias que o parvo do Rui Moreira não quer ver.

"Deus lhe perdoe, que eles não sabem o que dizem"

Este futebolzinho e estes comentários pouco sérios são absolutamente ridiculos. Ainda por cima há quem diga que este senhor é intelectualmente superior. Sem mais comentários!

Este fim de semana joga-se uma jornada decisiva por duas razões. A primeira tem a ver com o adversário do Benfica. Manuel Machado já provou que gosta de fazer supresas e este ano ganhou em Alvalade por 3-2 e não foram 4-2 porque o árbitro conseguiu anular um golo do mais limpo que se viu no nosso campeonato, só equiparado ao anulado a Javi Garcia contra o Setubal na passada semana.

Depois empatou em casa contra o "Super FCPorto" no tal jogo em que Villas Boas afinal queixou-se de algo, mas que depois já não se queixou de nada, e ganhou ao Benfica ajudado por um Olegário que por consequência ajudou o Vitória, mas que não era o Vitória quem Olegário queria ajudar.

A juntar a esta perfomance contra grandes - em casa e fora - todos sabemos a animosidade que envolve Jorge Jesus e Manuel Machado. Vai ser um jogo dificilimo e qualquer descuido deita "matematicamente" a perder todo o trabalho de jornadas e jornadas a vencer. Muito, muito cuidado com tudo o que se possa passar no Estádio da Luz nesta tarde do próximo domingo.

Em Braga, Domingos vai encontrar a equipa que lhe ganhou no Dragão porque o árbitro não viu um penalti claro contra FCPorto nos ultimos minutos do jogo. Nós não sabemos se o penalti ia ser marcado ou se ia ser repetido até o jogador do Braga o falhar como no jogo contra Setubal, mas sabemos que nestes jogos entre FCPorto e Braga é caso único no mundo que presidentes, técnicos e directores desportivos das duas equipas puxam para o mesmo lado. Pinto da Costa e António Salvador, Fernando Couto e Reinaldo Teles, Domingos e André Villas Boas tem uma coisa em comum. Todos querem que o FCPorto ganhe. Sendo assim, é sempre compreensível que o resultado final seja aquele que todos querem ver acontecer.

Eu digo que este fim de semana pode ser decisivo porque o Benfica pode retirar o pé do acelerador no campeonato e focar no resto que nos falta ganhar - as taças e alguns jogos da Liga Europa - mas isso falar-se-á nas próximas semanas.

Entretanto soubemos que o Benfica ficou mais uma vez perto dos 100 milhões de receitas na época transacta, sendo o clube que mais factura fora dos grandes campeonatos europeus. Tambem se sabe que com os 25 milhões de euros que deveríamos receber de direitos televisivos - mesmo assim 7 vezes menos do que ganha Barcelona por exemplo - ficaríamos no 17º lugar atrás de Shalke e á frente de Atlético de Madrid.

Este número é inacreditável e fruto dum trabalho fantástico da nossa direcção. Parabéns a quem tem o mérito de gerar receitas "extraordinárias" num mercado pequeno e em crise. Muito bom score e que só tenho pena que não tenha tido eco na carreira da champions league deste ano. Domingos Soares Olveira merecia essa receita extraordinária da champions nesta época, mas ainda pode aspirar a umas receitas simpáticas de bilheteira, depois dum inicio compicado neste particular.

Para terminar com este assunto, desejo que estes próximos jogos contra Guimarães e contra Estugarda possam ter mais gente no estádio, apesar do jogo de quinta feira 17 de Fevereiro ser às 18h e ser um convite a não se ir ao Estádio, porque as pessoas trabalham, obviamente...

Do outro lado, penso que o horário das 18h15m de domingo poderá funcionar ao contrário e trazer muitos milhares de pessoas ao nosso estádio da Luz. Todos seremos poucos, para ganhar ao Vitória de Guimarães e para "pressionar" o FCPorto em Braga.

Força Benfica



3 comentários:

Jotas disse...

Este fim de semana, só será em minha opinião decisivo, à semelhança de todos os outros, caso o Benfica ceda terreno, caso contrário, o jogo que poderá marcar a viragem e lançar a dúvida no Porto, é o clássico na Luz.

Anónimo disse...

nao leio isso,alias deime por feliz quando abandonou o trio de ataque,um programa que gosto de ver porque gosto de ouvir o spv mas realmente ele para dizer essas coisas e porque esta farto de saber que os adeptos do clube dele sao autenticos pacovios e la na ideia dele pensa que os outros tambem sao,tenho pena que ainda exista muito benfiquista que leia esses jornais,e que vejam alguns dos programas deste nosso pais"eu vejo mas apercebome das coisas e muitos nao",eu lembrome quando foi o benfica nacional,tudo saiu a rua em dia de eleicoes presidenciais com capas de jornais a dizer "jogo termina a estalada" o rui santos veio logo pedir castigos,e dizer que o arbitro devia ter escrito aquilo que viu e que ninguem sabe ao certo se aconteceu,mas aquando do jogo do dragao NINGUEM,ninguem falou das varias agressoes do belushi ao longo desse jogo" e essas nao deixam duvidas a ninguem"nao so isso como ainda falou sim de uma cotovelada do cardozo,ja a muito tempo que nao me sentia tao indignado perante uma cs que cada vez da mais provas da grande merda que e.e nao foi so ai,foi a mesma coisa no dia seguinte,no prolongamento,e no trio de ataque,mal sequer se falou desse jogo que o benfica venceu,quando foi o jesus foi tema para 2 programas inteiros,quando foi 5 0 no dragao tambem..mas pronto.e este o pais que temos

Anónimo disse...

Pois é, liberdade de pensamento é algo que a carneirada nao aprecia.
Pensam que os outros sao parvos: o Fabio foi mal expulso, pois, alem de nao ter levado cartao pelos festejos como recentemente um jogador do porto levou,fez duas faltas evidentes quando perdeu a bola e o adversario iniciava um jogada atacante, que no passado ja custaram golos ao Benfica. Mas pronto o que importa para a carneirada é o que a cs diz. Ja agora ia eu a caminho do estadio do braga e ligo o radio do carro. E lá está ela, a cs(Antena 1) histerica. Tinha sido o 3º golo do benfica e ouvi o grito mais longo de golo de um relato de futebol.
A carneirada nao tem vergonha, logo no ano a seguir ao campeonato,que venceram da forma como venceram, a carneirada vem armada em virgens imaculadas.

Afinal ainda tinha esperança que o benfica iria ganhar o campeonato, a conversa que o campeonato ja tava atribuido afinal era uma treta. Para a proximo post vira falar de como o treinador do porto é o maior parvo na face da terra. E quando o Porto ganhar o campeonato, nao dara nenhum credito à vitoria do Porto sejam 20 ou 1000 ponto os pontos de avanco.