quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

O Jogo do Ano

Há jogos que marcam as épocas e este é um deles. Não ganhamos nada hoje, mas podemos perder muito, caso a equipa do Benfica não consiga um resultado positivo no Estádio do Dragão.

O facto de termos perdido 5-0 na última deslocação ao Porto e o facto de não conseguirmos uma vitória contra este rival desde a final da Taça da Liga há quase um ano, são sinais claros das dificuldades que obviamente vamos ter. 

Esta eliminatória joga-se a duas mãos e nesse aspecto o empate ou a derrota pela margem mínima, são resultados que podem ser corrigidos depois em Lisboa e que nos podem dar a passagem à final da Taça de Portugal. Esta é uma maneira de ver este jogo mais calculista, mais técnica e mais realista. 

Em relação ao que se joga da época e em relação ao que se joga no futuro desta mesma época, o Benfica deveria encarar este jogo como de uma final se tratasse. Ganhar no Porto hoje, seria o tónico necessário para encarar o resto da época com outra atitude, com outro sorriso e com outra dinâmica colectiva da equipa e de adeptos. 

Não é um jogo apenas. Este é o "jogo do ano" e o que se passar hoje aí marcará definitivamente a nossa época. O Benfica ainda não empatou este ano. Todos os nossos jogos até hoje tiveram dois resultados que se resumem a vitória ou derrota. Hoje, há quem defenda que o empate era um resultado fantástico e a verdade é que não há qualquer jogo a duas mãos onde o empate não sirva os interesses da equipa que depois recebe em casa na segunda mão o adversário da eliminatória. 

A verdade é que esse empate hoje pode valer ouro, mas a vitória era o sinal inequívoco que necessitamos para continuar o novo rumo traçado depois dos 5-0 no Dragão. 

Palavras finais para Sidnei. Penso que será o jogo da vida dele, porque não é fácil jogar esta partida, depois dele tambem ter estado no centro da defesa nesse fatídico último jogo no Estádio do Dragão. Uma boa performance de Sidnei hoje não é só a garantia da possibilidade de ter as nossas redes invioláveis, mas jogar o futuro dum jogador que ainda não passou duma promessa cara. Acredito que tudo pode correr bem e é o que desejo, mas antevejo um jogo de dificuldade extrema para este jovem que a partir de hoje terá nova vida no clube. 

Boa sorte para ele e boa sorte para todos nós. Há dias em que precisamos de sorte e hoje será seguramente um deles. 

Se tivermos que perder este jogo pela margem mínima, ganhando os próximos 13 encontros para campeonato, Taça de Portugal e Taça da Liga e se esse fosse o preço a pagar para essas vitórias, eu assinaria já o papel que me garantisse tal semelhante score ao que construímos depois dessa última derrocada no Dragão. Como tal não é possivel de prever, quero a nossa vitória. Só isso... Quero ganhar ao FCPorto hoje e é com esse espirito que estarei no Estádio do Dragão, apesar de saber que os poucos portistas que por aqui passam, riem á gargalhada quando lêem essa "remota" possibilidade para quem tem um score de 10-1 nos últimos três jogos contra Benfica.

Vejo que o "peito dos portista anda inchado" e confiante, ao passo que o "peito encarnado" anda sereno e apreensivo. Pela primeira vez, sinto os adeptos portistas a pedirem muitas vezes um novo 5-0 e a dizer aos microfones de tvs e rádios que a goleada é o desejo mais solicitado. 

Admiro-lhes a confiança. 

Força Benfica

Sem comentários: