quinta-feira, 21 de abril de 2011

Duro Golpe - Parte 2

Quando se pensava que os golpes duros tinham terminado nesta época, eis que o FCPorto nos dá mais uma facada em pleno coração encarnado. 

Já em Eindhoven aconteceu o mesmo e já sabiamos que ao primeiro golo que sofressemos hoje, era o descalabro. 

A nossa equipa nao tem "Plano B",  nem estabilidade emocional para aguentar uma estocada destas, apesar de se dar bem quando se apanha a ganhar.
 
Temos que dar os Parabéns aos vencedores e esperar que ainda tenhamos mais um jogo esta época contra FCPorto - seria sinal de que a final da Liga Europa teria o Benfica a jogá-la - e preparar-nos para o pior.

 "Preparar-nos para o pior" é o primeiro passo a dar para ganhar o jogo e é isso que temos que fazer...

Não vale a pena entrar em detalhes mas depois do jogo em Eindhoven tive oportunidade de falar por alguns minutos com um dos nossos jogadores e ele dizia-me que depois do primeiro golo do PSV "ficaram paralisados e em estado de choque."

E eu perguntei-me "mas como se pode ficar em estado de choque estando a ganhar 4-2, numa eliminatória da Liga Europa?"

A resposta é óbvia... 

"Não preparando a eventualidade dessa realidade." E esse continua a ser o problema do Benfica. Não prepara as eventualidades, apenas preparando os cenários mais "cor de rosa". Quando a dura realidade aparece a equipa bloqueia e paralisa. É um facto que sem Di Maria e sem Ramires, sem Salvio e sem Gaitan, temos outro Benfica, mas os que estavam em campo deviam ter experiencia suficiente para ter a manha para aguentar aqueles minutos depois do primeiro golo do FCPorto, ou em ultima instância depois do segundo golo.

Eu tinha alertado para este problema e hoje infelizmente repetiu-se, como qualquer argumento pré-definido. 

Não há problema. Fomos eliminados da Taça de Portugal de forma totalmente justa e depois de quatro derrotas em cinco jogos contra FCPorto, pode ser que no sexto encontro, quem se "ria por último, consiga rir melhor". 

Hoje, não há sorrisos entre as hostes encarnadas apesar de haver "mais Amor e mais Paixão" pelo Benfica. 

Cada vez um "Amor e uma Paixão" maiores porque o Benfica é muito mais que "Jorge Jesus" ou que os "elementos do nosso plantel e da nossa direcção". Eu consigo sorrir e sei que o futuro nos reserva noites mais felizes. Gostamos do Benfica nas vitórias mas é nas derrotas que mais perto estamos da essência de ser benfiquista e da esperança de nos levantarmos para novas conquistas. 

Sábado lá estaremos em Coimbra e na quinta feira lá estaremos no Estádio da Luz para ajudar com humildade e com o apoio indispensável o nosso clube do Coração...

Esperança, meus caros...

Viva o Benfica

Força Benfica

Sem comentários: