sexta-feira, 8 de abril de 2011

A grande noite europeia

Sim, ontem foi uma grande noite europeia porque estavam frente a frente dois nomes grandes do panorama futebolístico europeu - ambos campeões europeus e várias vezes campeões no seu país - porque o estádio estava cheio a fazer lembrar outras grandes noites europeias nos idos anos 70 ou 80 e porque o Benfica jogou de facto ao seu melhor nível, dando um passo de gigante para voltar a uma meia final europeia 17 anos depois de lá ter estado pela última vez. 

Vou começar pelo público. Depois de termos estado 40 000  nas bancadas contra FCPorto - e desses 5000 eram adeptos azuis - e depois da desilusão que foi para muitos dos adeptos benfiquistas esse resultado, entrar no estádio da luz nesta quinta feira e ver as bancadas com mais de 60 000 adeptos não deixa de ser um sinal de grandiosidade que não pode passar despercebido.

Saber que o campeão em título em plena fase de euforia dessa conquista,  mete 38 000 pessoas num jogo de quartos de final da Liga Europa, apenas quatro dias depois de terem estado centenas de milhares nas ruas do Porto e nós em plena depressao "pós apagão" esgotamos a lotação, é uma  demonstração clara de dinamismo e de grandiosidade.

Sem polémicas, gostei de ver o nosso estádio cheio, mesmo que tenha havido promoções - que as há em todos os negócios - e as minhas principais palavras são para o público, são para a direcção de marketing que conseguiu motivar pessoas a estarem numa fila, mais de uma hora para comprar ou trocar bilhete e para toda a campanha associada de "motivação" e de  foco no que "realmente importa" nesta época. 

Como no melhor pano cai a nódoa, continuo sem entender os assobios deste mesmo público fantástico a Roberto e a contestação completa que fazem ao nosso guarda redes. Eu sei que a inteligência é algo que não abunda em todo o nosso Portugal - aliás os numeros deste país assim o provam - mas há algo que nem sequer chega ao nível da inteligência, mas sim do bom senso. 

Então, mas a sete jogos do final da temporada, a ganhar 3-1 ao PSV e depois da noite infeliz de Roberto contra FCPorto - que Villas Boas não aceita reconhecer como parte fundamental do seu "domínio avassalador" no estádio da luz - as pessoas assobiam o Roberto, as pessoas dizem mal do Roberto, as pessoas dizem mal do Jesus porque mete o Roberto a jogar?

Então mas alguém duvida que em Abril e nas meias finais da Taça de Portugal, onde estamos a ganhar 2-0 a meio da eliminatória, estando na final da Taça da Liga e com um pé nas meias finais da Liga Europa o senhor Jesus vai mudar de opinião em relação aos guarda redes?  Nós sabemos quem joga o campeonato, a Liga Europa, a Taça da Liga e a Taça de Portugal há muito tempo e estar a tentar arranjar aqui um caso é algo ridículo.

Se todos sabemos a resposta, pergunto porque ainda se perde um segundo a assobiar ou a criticar Roberto? Só interessa aos nossos adversários que isso aconteça e muito bem esteve Javi Garcia a proteger o seu conterrâneo, dizendo "que se não fossem as defesas de Roberto em Paris, provavelmente nem estaríamos aqui nos quartos de final da Liga Europa". 

Acho realmente pouco digno esta atitude contra Roberto, contra Jesus em colocá-lo a jogar e contra o mundo em geral da maioria dos adeptos do Benfica cada vez que se fala do nome do guarda redes espanhol. O que deviam focar é no que estamos a conseguir este ano - lutar por títulos, criar  uma grande equipa potenciando jovens, preparando o futuro e valorizando activos. 

Está tudo a correr tão bem que esta mania de arranjar problemas onde eles não existem, enerva-me.

Lá estarei em Eindhoven à espera de dificuldades, mas com a certeza que o Benfica saberá encontrar as soluções necessárias para não deixar fugir esta hipótese de estar nas meias finais da Liga Europa. 

Entretanto há mais um jogo em que temos que encher o estádio - faltam menos de duas semanas para a segunda mão da Taça de Portugal a 20 de Abril  contra FCPorto - e com um pouco de sorte, menos de um mês para jogarmos a segunda mão da meia final da Liga Europa contra Braga ou Dinamo de Kiev. 

São apenas dois jogos para nos despedirmos da equipa - o campeonato "é para irmos aos treinos" - e eu gostava muito que o ambiente contra PSV se pudesse repetir contra FCPorto e se passarmos os quartos de final, nessa importante segunda mão das meias finais da Liga Europa. 

Falta fazer mais um esforço por parte da equipa e por parte dos adepos, para no fim fecharmos as contas do ano e então sim ver quem teve uma grande época, quem teve uma má época ou quem teve uma época "assim-assim".

Força Roberto e Força Benfica

1 comentário:

Jotas disse...

Uma grande noite europeia, de sonho aquela a que se assistiu na Luz, com estádio cheio,uma exibição fantástica, golos e um público vibrante, curioso ler que o próprio treinador holandês, referiu que sentiu os seus jogadores assustados com tamanho ambiente, apenas falhou uma goleada histórica, tantas e tantas foram as oportunidades de golo desperdiçadas.
Enfim, foi lindo, à Benfica, é que só este clube para encher o estádio depois da derrota de Domingo, Parabéns a todos os benfiquistas.