quinta-feira, 21 de abril de 2011

Viva o Benfica!

Passaram 14 horas sobre a derrota em casa contra FCPorto e leio, oiço e vejo várias pessoas a opinar sobre o que se passou ontem e a maioria pede ao Benfica que safe a época com a Liga Europa e com a Taça da Liga. 

Eu penso que independentemente dos problemas que temos na equipa e no plantel, acho inacreditável que alguém peça a Liga Europa como "algo adquirido" ou "algo a que temos que estar destinados", quando em poucas semanas perdemos em Braga,  empatamos em casa contra Portimonense, perdemos em casa duas vezes contra FCPorto e perdemos na Figueira da Foz contra a Naval.

Eu disse e repeti ínumeras vezes que o dominio do futebol nacional é e será o principal objectivo do Benfica nesta década e o que neste momento se vê e se constata é que o Benfica não domina absolutamente nada deste futebol que continua dominado pelo FCPorto.

O FCPorto é campeão, ganhará seguramente a Taça de Portugal e deixou cair a Taça da Liga por distracção. Começa a próxima época uma vez mais com a possível conquista da Super Taça contra Guimarães e isso bastará para ultrapassar o Benfica em numero de títulos conquistados.

O dominio do FCPorto internamente é claro e penso que no dia em que todos devíamos encarar isso como facto indesmentível, estamos a criar mais pressão onde ela não pode existir.

Neste momento o Benfica vai tremer em todos os jogos que faltam jogar e a eliminatória contra SCBraga vai ser um inferno até ao ultimo minuto em Braga. 

Este Braga, feito de uma força similar à do FCPorto, vai acreditar até ao ultimo minuto que pode passar a eliminatória. Mesmo que o Benfica ganhe 2-0 em casa - melhor resultado possivel numa competição europeia a duas mãos - todos vão acreditar que tudo é possivel em Braga e os nossos jogadores vão ter medo de tudo o que possa ser um ataque perto da nossa área. 

Isto resolve-se com humildade, com entreajuda, com confiança, com liderança. O Benfica tem jogadores que podem liderar - Luisão, Aimar, Javi Garcia, Coentrão - e terão que ser esses a liderar a equipa no que falta jogar este ano. 

Perdoem-me a sinceridade mas não é Jorge Jesus que vai liderar nada e não será Jesus que vai dar volta a esta equipa. Terão que ser os jogadores a querer ganhar o que falta e a ter humildade para reconhecer que este ano, não estivemos bem desde o ínicio da época, mas que ainda se pode safar algo...

Existem coisas para ganhar, mas realisticamente só a Taça da Liga pode ser exigida a esta equipa e desde que o Paços de Ferreira não marque primeiro. Tudo o resto é sonhar demasiado alto porque Braga, FCPorto e Villarreal hoje mostram argumentos futebolísticos superiores aos nossos, mostram níveis de motivação mais elevados e mostram muito mais capacidade mental que a nossa pobre equipa absolutamente desgastada e a pedir férias desde já.

 A vergonha da humilhação do FCPorto ontem é forte demais e só pessoas com alta capacidade de reacção podem vir de cabeça erguida e aparecer hoje com força para dar a volta a esta situação. 

Digo e repito que precisamos de mais portugueses que sintam o Benfica e que não permitam que isto possa acontecer, mas a nossa direcção parece que não entende as regras básicas de gestão dum clube como o Benfica.  A foto que acompanha este post e que retirei dum blog vizinho mostra que Sheu, Coentrão e Carlos Martins sabem o que significa esta derrota e o que significa a dor de perder assim uma meia final da Taça de Portugal contra o maior rival, em pleno Estádio da Luz.

Agora é dar estabilidade, não pressionar, nem exigir nada a esta equipa. Deixar o plantel ter calma, porque a eliminatória contra o Braga será dificil, dificil e dificil. Eu disse que era um "argumento de sonho" e sei onde, como, quando e em que contexto o escrevi. Hoje, noutro contexto, vendo estas fragilidades mentais e de atitude neste Benfica, só ultrapassamos o Braga com sorte, muita capacidade de sofrimento e paz entre adeptos e equipa. 

"Paz entre adeptos e equipa", sem pressionar, sem assobiar e entendendo que tudo o que se passar em campo é fruto da cabeça e do momento psicológico que nós conseguirmos criar à volta dos jogadores. Já bastará os media e os do costume a rebentar com este Benfica e neste momento deixem lá os assobios e no outtro lado da euforia dramática frases "de que é obrigatório ganhar isto ou aquilo". 

Agora é prepararmo-nos para o pior, não pressionar a equipa e apoiar descomplexadamente. Ainda podemos ser felizes, mas para sermos felizes temos que ser humildes, trabalhadores, saber sofrer e entender que podemos realmente fazer uma época em branco. Se nos "armamos em bons" no que falta jogar da época, perdemos tudo. Tudo, sim. Tudo...

Se soubermos ser trabalhadores e orgulhosos do Benfica - mesmo que os estrangeiros do plantel no dia a seguir às derrotas não saibam o que é a dor de perder no Benfica - podemos ainda ganhar algo. 

Até dia 18 de Maio temos três ou quatro finais. Uma em Coimbra contra Paços de Ferreira, uma em casa contra Braga, uma fora contra Braga e hipoteticamente uma em Dublin contra FCPorto ou Villarreal. Se tudo correr conforme tem corrido a época, podemos realisticamente não ganhar nada. Se conseguirmos escrever a história de maneira diferente, podemos sair felizes e satisfeitos em Sermos Benfica. 

Com confiança e calma, podemos começar a resolver... O resto virá como consequência dessa estabilidade.

Força Benfica 

5 comentários:

Manuel disse...

Totalmente de acordo. Mas falta referir um jogador que nos tem feito muita falta: o Ruben Amorim. Tem dado consistência ao lado direito. Sem o Gaitan e o Salvio, as verdadeiras gazuas, e sem o Rubem é difícil encontrar substitutos para eles. Nesse aspecto temos tido muito azar. Mas não podemos branquear tudo o que aconteceu no jogo.

O JJ preparava-se precisamente para fazer uma substituição quando aconteceu o 2º golo, que não devia ter acontecido, pois é um flagrante off-side. Eu tinha avisado que o segredo do jogo era o fiscal, Luis Tavares, um andrade de Portalegre, o tal que não viu o golo do Petit 1 metro dentro da baliza. Na altura certa, estes corruptos aparecem.

Vamos todos dar a mão, com muita humildade, jogo a jogo, porque ainda há muito a conquistar este ano. E pode ser que o último a rir, ria melhor. Embora eles vão tentar tudo para impedir que cheguemos a Dublin, por razões óbvias.

Helder disse...

Está na altura de arregaçar as mangas e TRABALHAR para a vitória.
QUEREMOS GANHAR NO SÁBADO!
Só depois pensar no resto.
O JJ é orgulhoso mas acredito que ele e os jogadores vão acreditar no trabalho e no empenho para ganhar.
E com o nosso apoio a força é maior!
VAMOS GANHAR TRABALHANDO PARA ISSO!!!

ad.eternum SLB disse...

http://adeternumslb1904.blogspot.com/2011/04/day-after.html


Saudações Benfiquistas

Anónimo disse...

TENTATIVA DE ASSASINATO ao presidente do SPORT LISBOA E BENFICA Luis Filipe VIEIRA ...

Aquilo não foram umas pedrinhas, e pela primeira vez vou falar nisso e quero explicar eram volumes com mais de 50 quilos e não foi só um, foram quatro ou cinco seguidos, por isso, foi uma situação premeditada. Esses volumes não se conseguiam colocar em cinco minutos no viaduto, alguém os colocou horas antes e também de certeza que aquele viaduto devia ter policiamento. É preciso averiguar quem é que não colocou lá policiamento e quem está conivente com esta situação. Parece que no Norte existe um determinado tipo de Polícia e no Sul existe outro tipo de Polícia.”

ad.eternum SLB disse...

http://adeternumslb1904.blogspot.com/2011/04/benfiquistasuni-vos.html

Saudações Benfiquistas