quinta-feira, 14 de abril de 2011

Rumo à Meia Final

Estou a poucas horas de levantar voo rumo a Eindhoven. Não tenho estado em Lisboa e por isso não posso seguir com os adeptos benfiquistas que a esta hora tambem se prepararão para a viagem, mas sei que Eindhoven será nossa nas próximas horas e durante este importante dia.  Sei que viajaremos de vários pontos da Europa com um objectivo claro - passar às meias finas da Liga Europa.

Hoje não há tempo para grandes conversas ou grandes teorias. Hoje só temos que apoiar e sentir que nada está ganho. Aliás se alguma coisa tivesse já ganha, não viajaria para estar perto da equipa. Faço-o com a convicção clara que antes do sonho de ser campeão europeu, provavelmente teremos hipótese de provar o sonho de ganhar esta Liga Europa já este ano. Para que isso aconteça, hoje jogamos em dois campos. 

Jogamos em Eindhoven onde estaremos todos os benfiquistas in loco ou através de TV, da internet ou do rádio e estaremos com ouvidos seguramente em Braga.  Sei que jogar as meias finais da Liga Europa contra Braga poderia ser um argumento de sonho e é isso que queremos sentir esta noite. 

Antes há que eliminar o PSV Eindhoven e sermos inteligentes no jogo. Há muito para ganhar este ano e este jogo/eliminatória é um passo importante nesse caminho. Precisamos de concentração e responsabilidade a 100%.

Há muitos, muitos anos, vi como todos os benfiquistas o Veloso falhar o penalti em Estugarda contra esta equipa do PSV e nesse falhanço senti coisas muito fortes que ainda hoje sinto quando penso no sonho de ver o Benfica campeão europeu. Sei que não morrerei sem ver o  meu Benfica campeão europeu e sei que hoje não pensarei nisso, mas sim na hipótese de chegar a uma meia final europeia ao fim de 17 anos. Vou a Eindhoven com o desejo de estar no sítio certo para viver esse bonito e importante momento da nossa história. 

Há exactamente quatro anos vi numa televisão num hotel em Madrid uma eliminação do Benfica aos pés do Espanhol de Barcelona, nesta mesma Liga Europa - ou o seu equivalente - depois de ter visto uma semanas antes em Barcelona a nossa equipa perder por 3-2. Nesse dia senti que tinha que dar uma volta à minha vida e a derrota do Benfica ajudou-me a contextualizar e a relativizar as coisas. O Benfica sempre foi bom conselheiro e hoje passados quatro anos sei que partirei desta mesma cidade com um espírito pessoal renovado, com uma página importante encerrada, com a certeza que a Liga Europa pode ser nossa e que podemos estar em Dublin dentro de um mês. Tenho essa convicção e esperança. Sei que o timing é agora. Não digo que é "agora ou nunca", mas sei que agora é o tempo certo. Espero que os nossos jogadores pensem o mesmo que eu e que sintam que ainda estamos a um mês de fazer História.

Sem sonhos e sem falsas esperanças, hoje saio rumo a Eindhoven com essa esperança que se comece a escrever definitivamente a época 2010/2011 e que esta vá ainda a tempo de ser pintada a ouro. 
 
Vai tudo correr bem logo a noite.

 Força Benfica

6 comentários:

Jotas disse...

Encarado o jogo com a seriedade devida, não me passa pela cabeça, outro cenário que não o carimbo pra as 1/2 finais, qualquer outro cenário seria uma catástrofe.

Velha Guarda disse...

Claro que hoje vamos "matar o borrego".
Saudações Benfiquistas.

Anónimo disse...

braga nas meias???
vocês parecem que se esquecem do que se passa em braga sempre que o benfica lá vai

luis

Águia Preocupada disse...

O Braguinha não vai chiar... Agora é a UEFA a mandar e dessa tem medo! Agora não é o SISTEMA a funcionar!
E o Benfica só tem a ganhar se, ao primeiro sinal de violência, tomar a atitude que deve tomar... para UEFA ver o que se passa em Portugal! É uma oportunidade de ouro!

iBenfiquista disse...

Também não estou nada optimista em relação aos próximos jogos, não só relativamente à atitude dos jogadores e do treinador que, penso, tomam demasiados riscos e são demasiado otpimistas, mas acima de tudo pela lesão do Salvio, um dos jogadores mais preponderantes na equipa e que tem marcado golos decisivos. Sem ele, não temos ninguém à altura que o substitua. Está é uma verdade incontornável. Ele e o Maxi faziam uma dupla perfeita que canalizavam muito jogo e ganharam muitos jogos. Agora não sei. Não estou mesmo nada optimista.

O Porto joga com a mesma táctica do PSV e se jogarmos do mesmo modo que fizemos neste jogo, perdemos o jogo e a eliminatória. Se o Porto se apanha a ganhar por 2-0, acreditem que não irá acontecer como ontem, nunca mais conseguimos marcar. Esta é que é essa.

Além disso, ao vermos o optimismo desmedido de muitos benfiquistas que já começam a olhar para a final de Dublin como uma obrigação e um facto, deixa-me ainda mais preocupado e apreensivo. O Braga, que não tem nada a perder, apesar de ter tido muita sorte até agora, e mesmo por isso algum mérito tem de ter, pode ser uma surpresa muito desagradável. E não é a desculpa dos árbitros que me faz mudar de opinião. Também há árbitros maus na Europa, e uma expulsão ou um penalty mal assinalado, pode resolver um jogo e uma eliminatória.

Penso que temos de ter muita humildade, não levantar muito as expectativas e ir vendo jogo a jogo. Penso ser esta a atitude mais inteligente, e peço daqui a todos os benfiquistas que apoiem a equipa e ao mesmo tempo não exijam nada. Fiquem apenas satisfeitos com aquilo que se conseguir. Que já é muito.

Anónimo disse...

VOTE NO GLORIOSO EM:

http://www.montemor-evora-arraiolos.blogspot.com/

PEÇO O FAVOR DE DIVULGAREM SFF.OBRIGADO