segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Benfica, Benfica, quem te avisa, teu amigo é!

E é isso mesmo como está escrito no título deste post.

Muitos avisos ficam do jogo de ontem e já vinham de trás.

O primeiro aviso vinha da História recente que falei no ultimo post

O Benfica de Jorge Jesus em Fevereiro/Março aparece mais fraco especialmente se tiver muitos jogos seguidos. 

Lembro que temos jogado em alto ritmo, com muita intensidade de jogos todo este 2013 e agora começa-se a notar uma quebra que se acentuará no próximo mês, com dois jogos por semana - caso se ultrapasse o Leverkusen.

O jogo na Madeira foi mau e o jogo ontem no Estádio da Luz foi mau. 

O jogo de Leverkusen foi bom e o resultado melhor, tendo em conta que se jogava fora, com neve, com frio e não sofrer golos seria o objectivo e se possível marcar.

Objectivo diferente tínhamos ontem.

Fica o aviso para um plantel que não é tão extenso quanto isso e que tem desequilíbrios. 

Não serve de nada falar disso agora, porque o mercado fechou e é com estes que vamos á guerra e eu apoio inequivocamente, mas sem Matic, sem André Gomes, sem Aimar - que não saiu do banco, provando que ninguém conta com ele - com Carlos Martins a recuperar tempo perdido, sobram Enzo Peres e André Almeida. 

Ponto final.

Fica o aviso que mais cedo ou mais tarde vamos mesmo perder pontos, mais cedo ou mais tarde podemos mesmo perder jogos e eventualmente, mais cedo ou mais tarde, podemos até perder títulos.

Podemos, como também podemos ganhá-los se todos considerarem cada jogo como uma final!

Tudo isto concluído em 90 minutos?

Sim, até em menos tempo. 

Ao intervalo tinha a clara noção que no fim íamos todos chorar a perca de pontos.

Feeling, que não foi confirmado porque aconteceu um milagre e aconteceu termos aquela pontinha de sorte que protege os audazes.

Foi isso que aconteceu.

Sorte, num jogo que poderia mesmo ter acabado empatado como a semana passada o FC Porto empatou com o Olhanense. 

Faltou-lhe sorte, porque até teve um pénalti marcado a seu favor bem mais duvidoso que o nosso, mas Jackson falhou e Lima marcou.

Também é nestes pormenores que se fazem campeões e é exactamente nesse item que parte da família benfiquista está a acreditar.

Na estrelinha de campeão.

Eu como sou céptico, espero que para termos a estrelinha de campeão a equipa comece a correr e a criar dificuldades ao adversário, com velocidade, com vontade e com garra desde o primeiro minuto, como o fizemos naquela célebre vitória contra a Naval no golo de Javi Garcia na época do título.

Nesse jogo foi estrelinha de campeão, porque fizemos por marcar, trabalhámos e conseguimos o golo quando muitos já não acreditavam, mas ontem só justificámos o golo na segunda parte, apesar de termos oportunidades durante todo o jogo.

Foi muito muito, muito má a nossa primeira parte, ontem. 

Também servem os avisos para confirmar que esta Liga não é uma Liga justa, pois o tratamento que Benfica e FC Porto têm de todos os adversários é claramente desigual.

É incrível o escândalo que a Académica fez no Estádio da Luz, depois da marcação da grande penalidade.

O penalti é mesmo penalti. 

Gaitan é estupidamente puxado e é estupidamente carregado pelo defesa da Académica.

Entendo a frustração de jogadores e técnicos.

A sério... 

Entendo também a frustração dos adeptos da Académica e entendo a frustração dos adeptos do FC Porto que já esfregavam as mãos aos dois pontos de avanço que iam ter no final desta jornada.

Se acontecesse ao contrário - um penalti a favor do FC Porto no minuto 4 dos descontos no estádio do Dragão - eu ficava triste, chateado, mas culpava o defesa...

Até lhe poderia chamar de "sócio do FC Porto", de "estúpido" até lhe poderia chamar de "portista disfarçado" e até poderia condenar veementemente a razão de puxar um avançado adversário na grande área no ultimo dos últimos minutos, mas não culpava o árbitro ou o sistema, por um erro do defesa.

O que se passou ontem a seguir ao golo do Benfica diz muito do nosso futebol. 

Repito, diz muito do nosso futebol...

A seguir à grande penalidade, todos os jogadores da Académica - ou quase todos - criaram confusão, criaram conflitos, foram abusadores nas palavras e mostraram um desagrado no relvado que não mostrariam no relvado do Dragão se acontecesse exactamente o mesmo que no Estádio da Luz.

Como é possível que um Presidente veja o jogo no Camarote do Piso 1, vendo televisão com repetições e afirme no final do jogo :

"Foi um jogo bem disputado mas que ficou manchado pela habitual prepotência que existe em Portugal. 

Lá tivemos o excelentíssimo senhor penalti. O penalti não existe, é inventado para que as coisas tombassem para um lado. 

Há falta do jogador do Benfica. 

Foi uma arbitragem disfarçadamente tendenciosa na primeira parte e claramente tendenciosa na segunda. 

Quem for isento não pode dizer que é penalti. 

Foi um penalti oportuno, já se adivinhava"


Todos nós temos memória e todos nós temos olhos na cara. 

Eu bem sei que o senhor José Eduardo Simões ainda se lembra do penalti que Aimar sofre em Coimbra há um ano e que o árbitro marca falta atacante de forma absolutamente escandalosa, mas dizer que ontem foi Gaitan que fez falta é duma coragem extrema.

Há uma repetição que se vê claramente o puxão de camisola de Gaitan e o penalti é limpo, claro e inquestionável.

Como a memória não é curta, eu lembro que em Coimbra já fomos roubadíssimos este ano por Xistra e já fomos roubadíssimos o ano passado antes do jogo contra o FC Porto.

Este senhor presidente tem a coragem de falar assim no nosso Estádio, como muitos outros presidentes e depois chegam ao Dragão e comem e calam? 

Jogam com o FC Porto e vêem roubos monumentais e nunca dizem uma palavra? - serve para José Eduardo Simões como para todos os outros em anos e anos de submissão.

Mas que medo do FC Porto é este?

Mas que falta de respeito pelo Benfica tem esta gente?

Os jogadores estão de cabeça quente, querem levar um pontinho para Coimbra e como não podem bater no colega que puxou Gaitan, descarregam no campo toda a sua revolta.

Não entendo porque o fazem só contra o Benfica, mas entendo a sua motivação e desculpo-os pelo ambiente quente de final de jogo no relvado.

Agora, o Presidente dum clube como a Académica chegar ao nosso estádio e dizer o que disse é absurdo.

Mais absurdas são as palavras de Edinho, já de banho tomado, de cabeça mais fresca, provavelmente já tendo vistos a estupidez do seu colega no lance do penalti, dizendo que Jesus lhe disse :

"Não jogam um ca***** e merecem ir para a segunda divisão" 

Primeiro, alguém acredita que o sentimento dos benfiquistas no final do jogo não seria esse?

Mas alguém acha que o Jorge Jesus por citar Lenine o dia antes, teria perdido o vernáculo de futebol que tem no seu ADN há décadas?

Mas alguém acha que o Jorge Jesus não está no direito de dizer o que bem lhe apetece aos jogadores da Académica?

Mas alguém acha que isto é uma frase ofensiva, quando Jesus a baseia em factos reais - a Académica não jogou um ca***** (como provam os 53 ataques do Benfica contra 7 da Académica, como provam os 17 remates do Benfica contra 1 remate da Académica que nem foi á baliza, como provam os 14 cantos contra 3 da Académica, como provam os 67% de posse de bola para Benfica e 33% para Académica) - e na sua preferência pessoal acha que os de Coimbra "merecem ir para a segunda divisão"?

Mas qual é o problema?

O único problema aqui é um tal de Edinho - quem é Edinho? - vir dizer isso no final do jogo, como se isso fosse um grande escândalo. 

Mas nunca lhe chamaram nomes racistas num jogo de futebol? Isso sim, algo grave e motivo de condenação absoluta seja em que estádio for! 

Mas nunca lhe chamaram "filho da p***"antes, no decorrer ou depois dum jogo de futebol? 

Nunca foi jogar contra equipas do norte e especialmente do FC Porto, que dizem 1001 palavrões a tudo o que mexe e agora vem para o Estádio da Luz, qual virgem ofendida, proferir estas palavras ditas por  Jorge Jesus?

Nunca viu o seu treinador Pedro Emanuel dizer asneiras ou palavrões?

E o que disse Edinho a todos os que lá estavam, antes das palavras de Jorge Jesus? 

Alguém me pode dizer o que Edinho disse no relvado ao árbitro, ao árbitro assistente ou aos jogadores e equipa técnica do Benfica? Gostava de saber!

Edinho com estas palavras, só conseguiu que o verdadeiro adepto simpatize mais com Jorge Jesus porque em nenhum momento o ofendeu a ele nem à Académica. 

Diz Jesus que "merecem ir para a segunda divisão" apenas pelo que viu jogar esta Académica fraquinha, fraquinha fraquinha da mesma maneira que disse o contrário publicamente sobre a equipa do Moreirense há umas semanas atrás, pois fez grandes jogos contra o Benfica. 

Mas alguém diz a Edinho que Jesus alem "de ter arcaboiço para ser campeão", porque já o foi no passado, será seguramente no futuro - no Benfica ou no FC Porto - e Edinho pode muito bem nunca o ser...

Para resumir, eu acho que este ano há algo que está realmente a mudar no nosso futebol e essa mudança está a ser mal recebida por vários agentes desde jogadores a dirigentes, passando por adeptos e técnicos.

O Benfica não está a ser tão roubado à descarada como tem sido em tantos outros anos.

Ou seja, está a ser roubado á descarada mas com critérios e com pausas alternadas entre jogos!

Contra SC Braga em casa - no lance do golo de Cardozo - e contra Académica em Coimbra roubaram-nos directamente 4 pontos, mas mesmo assim, isso não é nada quando comparado com o que nos roubaram em cada ano, nos últimos anos. 

Esses míseros quatro pontinhos, mais o vermelho de Matic a semana passada, não chegam para quem se habituou a roubar o Benfica escandalosamente e sistematicamente durante anos.

Ter um árbitro com coragem para apitar no ultimo minuto um penalti que ele viu - e quero acreditar que não viu o penalti da mão do jogador da Académica aos 48 minutos - é algo errado, escandaloso e provocatório para esta gente!

Eu tenho vindo a repetir várias vezes que as nomeações que o Benfica tem tido são imparciais e erros existem em cada jogo a favor do Benfica e contra o Benfica, mas o que todos estes anti benfiquistas queriam, era ver o Benfica ser roubado escandalosamente, sem qualquer vergonha, jogo após jogo.

Pois esperem meus caros, pois o prato forte que vos contentará o ano, ainda está para ser servido.

Eu não tenho nada contra a Académica, mas sei que Domingos, André Villas Boas e Pedro Emanuel do Benfica não são e todos foram treinadores da equipa de Coimbra.

Que tudo isto nos sirva de aviso, também para o que vem aí até final de Liga.

TODOS, TODOS, TODOS os jogos são finais e só com muita atitude poderemos ganhar em casa ou fora.

Está uma guerra montada (como sempre) e só com muita determinação poderemos chegar aos últimos jogos com condições de a vencer.

Entretanto, cá esperamos pelos 8 jogos (desejavelmente) que se seguem até paragem de selecções, com a noção clara que TODOS serão de grau dificuldade máximo, TODOS são extremamente importantes e só os ganharemos se aprendemos com os erros de atitude que fizemos ontem em grande parte do jogo!

Como disse Jesus este sábado citando intelectualmente Lenine:

"A prática é o critério da verdade."

Mesmo com conceitos diferentes daquele que Lenine quis dizer quando escreveu esta frase,  espero que ontem a prática tenha ensinado algo a esta equipa!

Força Benfica




Sem comentários: