sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Os méritos e os avisos na ressaca duma vitória histórica em Leverkusen!

Ontem houve vários méritos na vitória frente ao Bayer Leverkusen. 

1. O primeiro de todos vai para o público benfiquista que de forma absolutamente superior, apoiou, cantou, gritou e provou a quem tem dúvidas que o Benfica é mesmo MUITO GRANDE.

Eu fui ver o Benfica jogar fora nas competições europeias muitas vezes, mas penso que o ambiente que ontem se viveu em Leverkusen - comparado ao que se viveu na mesma cidade aquando do 4-4 de 1994 - prova que o Benfica é ENORME, tem o melhor e mais fiel público do mundo,  bastando apenas que os jogadores lutem, trabalhem e façam por merecer esse apoio, que nós nunca os deixamos sozinhos em nenhum estádio.

Parabéns aos milhares de adeptos que aí estiveram ontem.

2. O segundo mérito da noite vai para Cardozo.

Na transmissão que eu vi em directo com comentários da televisão local onde me encontro, o comentador começou o jogo a dizer que o jogador mais perigoso do Benfica era Cardozo.

Ele dizia isso com base nos números que viu na internet de Cardozo e ao longo do jogo notou-se alguma desilusão pela maneira "distante" com que viu Cardozo abordar o jogo.

Mas como dizia Jesus no final, "Cardozo é isto!"

Cardozo é o maior goleador que os adeptos do Benfica viram em muitas décadas e aparece quando tem de aparecer. 

O toque de classe de Cardozo, prova que se todos trabalharem na defesa, no meio campo e se for bem apoiado "uma ou duas ou três vezes", ele marca um golo. 

É assim que Cardozo funciona!

3. Em terceiro lugar quero destacar o mérito colectivo e a maneira como a equipa se entregou ao frio e neve que se fez sentir em Leverkusen, sem medos, atacando cada bola como se fosse a ultima e mostrando uma entre ajuda notável.

4. Por fim destaco Jorge Jesus pela maneira como tem gerido um plantel que ficou mais curto nesta janela de transferências, mas nem por isso com menos soluções.

Jesus tem feito um extraordinário trabalho nesta época e reconhecer esse trabalho é sinal de inteligência e de boa observação do que ele tem feito.

Parabéns Jorge Jesus!

Dito isto, lembro a todos e especialmente a Jorge Jesus que o ano passado a nossa campanha europeia e nacional tinha sido perfeita até exactamente esta data.

Há exactamente um ano, eu estava em São Petesburgo com a equipa do Benfica e tudo eram rosas...

Perdemos 3-2 mas conseguimos deixar boas indicações para o jogo da segunda mão que ganhámos. 

O problema foi o que aconteceu na Liga, depois desse resultado... 

Derrota em Guimarães, empate em Coimbra e derrota no Estádio da Luz contra FC Porto deitaram tudo a perder em poucas semanas.

Estamos exactamente nesse momento da época, como o estávamos há um ano - meio de Fevereiro!

Agora temos dois jogos em casa contra equipas difíceis - a Académica foi das poucas que nos tirou pontos esta época e o Paços de Ferreira a melhor equipa da Liga tirando Benfica e FC Porto -  um jogo em casa difícil contra este Bayer Leverkusen, um jogo dificílimo em Braga para a Taça da Liga, uma deslocação complicada a Aveiro contra Beira Mar e desejavelmente jogaremos dois jogos contra Dínamo de Kiev ou Bordéus para os oitavos de final da Liga Europa entre os jogos em casa com Gil Vicente e o jogo fora contra Guimarães para a Liga.

Tudo isto exactamente num mês - de 17 de Fevereiro a 17 de Março este pode ser o nosso calendário com 9 jogos muito complicados!

Agora, Jorge Jesus é que tu tens de mostrar que estás aqui para ganhar títulos.

Agora, meu caro Jorge Jesus os meus elogios pela brilhante primeira parte da época valem zero, porque começa a dura segunda parte onde tu costumas baquear e consequentemente fazer baquear os sonhos dos milhões de adeptos benfiquistas.

Hoje, sabemos que quiseste privilegiar o grupo que está unido e forte em prol de contratações de inverno que poderiam desestabilizar esse grupo forte.

Alem disso é uma inteligente manobra de gestão, tendo em conta que não tínhamos os milhões dos oitavos de final da Champions.

Ok, concordo. 

Foi uma opção de risco, mas pensada, reflectida e bem decidida, mas na minha opinião é difícil apostar em quatro competições com um plantel curto, que pelos vistos não conta nem com Aimar - sistematicamente lesionado -  nem com Carlos Martins.

Ontem Jorge Jesus dizia na flash interview acerca de Carlos Martins:

“Diz-me como treinas e dir-te-ei como jogas. Ele está completamente curado de uma lesão desde há um tempo e se eu quisesse já o tinha convocado. Não o fiz por opção. Urreta, por exemplo, mostrou nos treinos que merecia uma oportunidade e eu dei-lha. Primeiro estão os interesses da equipa. Eu nunca ponho os interesses particulares de um jogador à frente dos interesses coletivos”.

Sem André Gomes, que se lesionou ontem, sem Matic e Cardozo que estão castigados, com Carlos Martins desmotivado e com Aimar constantemente lesionado, veremos que equipa entrará contra a Académica, mas acho que só com muito juízo nos cartões, muita sorte nas lesões e muita inteligência técnica, táctica, de gestão humana e de sensibilidades por parte de Jorge Jesus, o Benfica poderá estar a discutir títulos esta época.

Pois bem meu caro Jorge Jesus, dou te nota alta no que tens feito está época mas sei e identifiquei os problemas que no passado nos fizeram perder títulos.

Agora é só ser humilde, aprender com os erros, continuar a fazer esta gestão magnifica de todo o plantel e ter os olhos bem abertos com todos os ataques que vão surgir de todos os lados, nestes próximos três meses.

Se a tudo isso cerrares fileiras, atacando o FC Porto quando deve ser atacado, então temos tudo para ganhar algo esta época.

Para terminar, lembrar que esta vitória ontem foi importante, pois é apenas a segunda que conseguimos em toda a nossa História em território alemão, mas é uma vitória nos dezasseis avos da Liga Europa e nem sequer dá o apuramento para os oitavos.

Encaminha, mas temos que ser fortes e fazer o nosso trabalho bem feito porque esta equipa do Bayer Leverkusen já foi ganhar a Munique e é muito forte em qualquer estádio.

Alem disso, eles jogam amanha sábado às 330pm (hora local) contra o Augsburg - apenas 42 horas depois de terem terminado o jogo contra o Benfica -  e por isso pouparam alguns jogadores que seguramente não pouparão na segunda mão!

Nada está ganho! 

Repito para os mais convencidos...

Nada está ganho!

Só para avisar...

Agora foco na Académica e que o Benfica saiba aproveitar estes próximos três jogos em casa - Académica, Bayer Leverkusen e Paços de Ferreira - para ganhar, encher o estádio e provar que está aqui para lutar por tudo este ano!

Assim desejamos!

Força Benfica

1 comentário:

José Rama disse...

Falta um destaque ao Melgarejo, que foi lá tentar safar e conseguiu. Até tinha colegas mais próximos da baliza mas que não tiveram a mesma atitude.