sábado, 9 de fevereiro de 2013

O Carnaval e o Benfica


Estamos a chegar ao Carnaval e com ele vêm alguns fantasmas adormecidos no meu subconsciente.

Eu não perco tempo no Google a ver que jogos o Benfica perdeu no fim de semana do Carnaval ao longo de várias décadas, mas foram alguns e sei que muitos mais do que seria desejável!

Lembro-me especialmente dos jogos na Madeira que disputamos durante a quadra carnavalesca.

Eu gosto de Carnaval, mas detesto perder no Carnaval. 

Sempre detestamos perder ou empatar em qualquer altura, mas no meio do Carnaval custa ainda mais.

Vem-me à memória que uma vez fomos eliminados da Taça de Portugal na Madeira e obviamente outras vezes aí deixámos pontos fundamentais na luta pelo campeonato. 


Também me lembro de ter ido a Alvalade ganhar 4-1 em pleno sábado de Carnaval, mas isso não foi na Madeira. 

Este ano a luta está taco a taco mas se tivéssemos que fazer apostas, o favoritismo pende obviamente para o lado do Dragão e também por isso, este Carnaval na Madeira tem mesmo de ser alegre para nós.

O FC Porto fez uma primeira volta igual á nossa, mas leva vantagem porque já empatou na Luz.

Contratou cirurgicamente Izmailov e Liedson - como no ano passado contratou Lucho nesta janela do mercado de inverno - recuperou James que teve um inicio de 2013 lesionado e (parece que) está fora da Taça da Liga, fora da Taça de Portugal, focando por completo na Liga.

O facto de ter os três últimos jogos difíceis com Nacional da Madeira (fora) com o Benfica (casa) e com Paços de Ferreira (fora) permite lhe gerir o calendário melhor.

Como já escrevi antes, alem deste três jogos finais, o FCPorto só pode perder pontos em Alvalade - não acredito - ou contra Braga no Dragão.

Despachou o Guimarães com chapa 4 e vai de vento em popa lançado para o título, segundo os analistas.

O Benfica vai forte mas tem várias paragens no caminho que vão distrair do essencial e tem um plantel forte mas que deveria ter sido retocado neste Janeiro e não foi!

Agora há que vencer o "meu" fantasma do Carnaval do Benfica na Madeira!

A juntar a isto temos uma equipa do Nacional que quer voltar a ganhar e um treinador que quer ganhar a Jesus, mais que qualquer outro da Liga.

Entretanto, Manuel José diz "que se Jackson se lesionar, o Benfica poderá ter hipótese de ser campeão."É uma opinião como qualquer outra, mas eu discordo.

O Benfica pode ser campeão, mesmo sem Jackson lesionado.

O que eu acho é que a dificuldade de vencer esta Liga não tem directamente a ver com Jackson jogar ou Jackson não jogar!

Parece me que o calendário, a conjuntura, o plantel e o espírito portista parecem ser razões mais fortes para apostar no favoritismo azul.

Eles vão passear até ao dia 19 de Fevereiro - dia em que recebem o Málaga - depois passeiam até dia 3 de Março - dia em que vão jogar com os amigos de Alvalade - depois passeiam até voltar a jogar com Málaga a 13 de Março e fecham a 17 de Março com um jogo no Funchal, contra Marítimo, mesmo antes da pausa de selecções.

Fazem quatro jogos com grau de dificuldade média-alta num espaço de 5 semanas.

É isto que me preocupa e não o Jackson jogar ou não jogar.

Neste espaço de tempo o Benfica se passar com Bayer Leverkusen terá jogos a dobrar todas as semanas entre Liga, Liga Europa e Taça da Liga (em Braga) e isso pode ser o fim da fortaleza encarnada.

Além disso, preocupa-me o que me preocupa sempre quando o Benfica está a ir bem na Liga...

Este ano os portistas escandalizaram-se com as nomeações dos árbitros que nos têm apitado.


Parece me incrível esse espanto...

Estranhavam eles as "não nomeações" para jogos do Benfica de Xistra,  Proença, Olegário Benquerença ou Jorge Sousa, para não falar de Artur Soares Dias, que apitou logo o jogo inicial contra SC Braga.

A verdade é que o Benfica tem tido nomeações normais tendo em conta que qualquer árbitro que não faça parte do "grupo de amigos do FC Porto" é sempre melhor árbitro e mais isento que estes quatro que nomeei antes.

Mesmo assim as "não nomeações destes árbitros" são consideradas por todos afectos ao FC Porto como um "domínio do Benfica" da comissão de arbitragem da Liga.

Vejam bem a ironia...

O facto da Liga não nomear 4 ou 5 árbitros que sistematicamente roubam o Benfica é para os portistas sinal de "escândalo", sinal de que "o Benfica anda a ser levado ao colo" ou que "o nosso clube domina a comissão de arbitragem".

A verdade é que Artur  Soares Dias já nos tirou dois pontos quando anulou um golo limpo contra SC Braga na primeira jornada,  Xistra tirou-nos dois pontos contra Académica em Coimbra, Jorge Sousa já nos apitou este ano - mais recentemente para a Taça de Portugal - tendo o Benfica ganho bem e agora eis que finalmente chega Pedro Proença.

Não nomearam Pedro Proença para um jogo do Benfica em casa - vai haver um Benfica Académica ou Benfica Paços de Ferreira para Liga brevemente - mas nomearam-no para apitar o Nacional - Benfica na Madeira em plena quadra carnavalesca.

Eu não temo nada porque o Benfica está forte e recomenda-se mas este meu receio do amolecimento benfiquista comum em jogos na Madeira aquando da quadra carnavalesca, não me deixa totalmente optimista!


Alem de que o score de 11 vitórias, 7 empates e 6 derrotas em jogos que Pedro Proença apita, não nos pode deixar descansados...

Pedro Proença não pode roubar o Benfica agora, sob pena de estragar a estratégia portista de jogar este "ás de trunfo" no Porto-Benfica de 12 de Maio.

Ou terá essa coragem mostrando uma vez mais que tudo se faz á descarada?

Não acredito ...

Força Benfica


Sem comentários: