segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

O carnaval do Tom Sawyer benfiquista!


Afinal a tradição do carnaval benfiquista ainda é o que era...


Não consigo entender porque as nossas várias equipas que ao longo dos anos jogam na Madeira, entram de forma mole, impávidos e a ver jogar em vez de jogarem com tudo!

Ontem o Benfica não foi o mesmo Benfica dos últimos jogos e espero que tenha sido apenas o efeito "Carnaval" associado á Madeira pois se foi o efeito "chegada de Fevereiro" as nossas preocupações deverão ser muito maiores, pois nos últimos anos as quedas abruptas nesta altura do ano têm sido uma constante.

O Benfica foi incapaz de vencer o Nacional e Pedro Proença que tem "azar" nos jogos do seu Benfica, viu uma vez mais a sua equipa do coração "não ganhar" consigo a apitar.

Ontem celebrou-se uma efeméride interessante entre Pedro Proença e o Benfica pois eram as bodas de prata de jogos do Benfica apitados pelo seu sócio Pedro Proença.

25 jogos que o senhor Proença teve o prazer de apitar ao seu Benfica com o score de 11 vitorias, 8 empates e 6 derrotas para a sua/nossa equipa.

Ontem "dizem que" o senhor árbitro não teve influencia no resultado pois as expulsões apareceram tarde e por isso irrelevantes para influenciar o desfecho do jogo na Madeira.

Ok, concordo!

No entanto o que é aquela expulsão do Matic?

Oh caro consócio, o que é aquela expulsão do Matic?

A serio, colega benfiquista o que é aquela expulsão do Matic?

O miúdo meteu se com a tua namorada? Andou a mandar mensagens à tua amante? Chamou nomes á tua mãe? 

Conta tudo a pessoas como nós, que sofremos pelo Benfica como tu... O que é que o miúdo fez?

Ele é bom rapaz, humilde, trabalhador, parece ser certinho,  vem dum país massacrado pelas guerras e nada fez para justificar vermelho directo, Proença! 

Vermelho directo?

Será que agora os retroactivos para aquela gente podem vir com semanas de atraso? Queres mostrar ao João Ferreira como se faz?

Entao mostra bem, caro consócio!

Mostra bem e não como fizeste ontem!

Mesmo com os retroactivos desejados  pelos azuis, ontem o Carnaval foi traiçoeiro para o FC Porto e por isso a imagem do grande Tom Sawyer no inicio do post faz (para mim) todo o sentido!

Este personagem e o seu amigo Huckleberry Finn são o exemplo que Mark Twain popularizou da "traquinice sem maldade", "inocente/naif", própria da infância/juventude e pródiga no nosso Carnaval.

Entao estavam os portistas ainda a ligar para agradecer o vermelho do Matic ao justiceiro Proença e esqueceram-se de jogar?

Esqueceram-se que para gozar com o Glorioso tinham que ganhar ao Cajuda?

Entao mas esqueceram-se que para ganhar têm de marcar o pénalti da praxe?

O Cosme Machado deu o pénalti do costume e o Jackson estava a pensar em quem? No Matic?

Pois é, por isto é que me lembrei do Tom Sawyer, que é uma das minhas personagens literárias favoritas da infância. 

Depois do apito final do Cosme Machado todos nós quisemos ser Tom Sawyer e escrever "Benfica" no muro do Dragão e correr a sorrir com a traquinice,  pela rua abaixo!

Só porque é Carnaval e ninguém levaria a mal! 

Eu estava  longe da Madeira, num local paradisíaco e a tentar acompanhar o jogo por uma internet minimamente decente - que nao era - e a ver o jogo em frames, frames, frames!

Terrível e ao mesmo tempo fascinante ver o que podemos fazer pela paixão que temos pelo nosso clube.  

No apito final do nosso consócio Pedro Proença vieram-me á cabeça e ao coração aquelas sensações conhecidas que vivi em vários jogos nos  carnavais de sábado á noite, domingo á tarde e até de terça-feira em que mascarado, o Benfica me dava um pequeno desgosto!

Nesses momentos de "pequenos desgostos" e distantes, impotentes, sem sequer ter uma internet rápida para vermos decentemente o jogo, é quando mais amamos o Benfica!

Depois dos 10 minutos de tristeza e apreensão pelo resultado, pensei que isto só acaba no fim do campeonato e motivei-me.

Dei uma volta rápida pela internet e vi dois comentários recorrentes ...

1. Benfica perdeu o campeonato hoje gritavam os mais pessimistas.

2. Jesus e Proença fizeram das suas, gritavam os conspiradores.

A verdade é que depois de ler isto e de discordar com todas as  três teorias -  não perdemos o campeonato ontem obviamente, Jesus não inventou assim tanto e Proença já roubou mais - leio algo que me motivou e muito, do grande visionário Jorge Jesus!

O homem que previu que Celtic poderia ganhar ao Barcelona porque a Malta catalã é muito "pequenininha" sai-se com esta declaração no final do encontro na Madeira :

"Não é um passo atrás na luta pelo título. Perdemos dois pontos, mas o FC Porto ainda tem de jogar em casa frente ao Olhanense. Este resultado não tira confiança naquilo que temos feito, porque continuamos sem conhecer derrotas no campeonato».

É isso mesmo Jesus!

Mas porque é que as pessoas estão já a enterrar o Benfica se outro grande benfiquista de nome Cajuda ainda pode fazer o verdadeiro "volte face carnavalesco" neste fim de semana?

Um abraço grande para dois benfiquistas que pintaram o nome "Benfica" na parede imaginária do Estadio do Dragão - Tom Sawyer em versão "Jorge Jesus"  pelo voto de confiança no Olhanense e o seu amigo Huckleberry Finn hoje travestido de Cajuda.

O terceiro benfiquista em acção foi Pedro Proença mas esse veio mascarado de "Injun Joe"  - ou Joe o Índio!

Oh Pedro, caro consócio, isto é um elogio porque  "Joe o Índio" é um enorme personagem!

 Tal como tu, uma rica prenda que nos saiu na rifa, também ele parece mau nos livros, também ele actua por vingança, mas tal como contigo, não conseguimos entender a razão dessa vingança.

Quem te fez mal no nosso clube, para (quase) sempre que nos apitas, o nosso Glorioso não ganhar?

Vemo-nos no Dragão, meu caro consócio?

Até lá!

Força Benfica

Sem comentários: