quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Cantamos os Parabéns com sensações agridoces...

Hoje o Benfica faz 109 anos e por isso estamos todos de Parabéns.  

Todos os sócios, simpatizantes, atletas, directores, treinadores e pessoas que diariamente trabalham para fazer um Benfica mais forte em várias áreas - Parabéns!

Hoje deveria abrir o nosso museu, mas pelo que percebi, atrasos de ultima hora impediram abrir com pompa e circunstância numa data simbólica esse importante local que homenageará a nossa História. 

Não temos pressa, por isso pode abrir durante o ano e nunca virá tarde. 

Um dos títulos que não estará no museu Cosme Damião será seguramente a Taça da Liga deste ano.

E não estará porque Jesus não a quis ganhar e eu até posso entender as suas razões como "gestor" de recursos humanos e físicos, mas não entendo obviamente como adepto.

Jesus pensou que talvez não fosse bom jogar uma final com FC Porto a 14 de Abril, pois se a perdesse fragilizaria algo para o que falta da época... 

Jesus viu o calendário e achou que se passar o Bordéus - aceitável e desejável prognóstico - teria de jogar na quinta feira 11 de Abril para Liga Europa, depois no domingo 14 de Abril com o FC Porto na final da Taça da Liga - jogo com enorme carga física e psicológica - depois jogar a segunda mão da meia final da Taça de Portugal contra Paços de Ferreira na quarta 17 de Abril, antes de receber o Sporting a 21 de Abril para Liga.

Jesus achou tudo isto e retirou da equipa Matic, Salvio, Lima, André Gomes, Maxi Pereira, Garay, mas não contente, colocou Cardozo apenas 45 minutos, Enzo Peres meia parte, Ola John durante 10 minutos, deixando Roderick, Rodrigo e Carlos Martins todo o tempo em campo bem como Urreta durante 80 minutos. 

Não vou comentar se foi ou não foi bem decidido por Jesus, porque a verdade é que poderíamos ter ganho, como poderíamos ter perdido. Empatámos 0-0, ainda nos foi roubado um pénalti claro sobre Gaitan já nos momentos finais, mas o que me perturbou bastante foi a opção de Roderick para marcar o penalti.

Se o tivesse marcado diria o mesmo, e não foi só por ele que se perdeu na lotaria das grandes penalidades. Gaitan falhou, Luisão também falhou e são jogadores experientes, mas a opção de colocar este jovem jogador do Benfica a marcar depois de intensos 90 minutos, diz nos muito da vontade de Jesus ganhar ou não ganhar esta Taça da Liga e isso entristeceu-me.

A Taça da Liga é uma Taça com 5 jogos. 

Três jogos num grupo mais meia final e final.

Não é uma Super Taça jogada em Agosto com apenas um jogo.

Acho que a Taça da Liga é desportivamente mais importante, financeiramente mais apetecível e no momento da derrota, admito que tem obviamente mais importância que qualquer Super Taça.

Nunca entendi este desvalorizar da Taça da Liga por parte de adeptos de vários clubes, porque a verdade é que é importante e difícil de ganhar. 

O Benfica ganhou 4 títulos e desses que ganhou teve uma final contra Sporting - em que Quim também foi herói - outra contra FC Porto, teve meias finais contra FC Porto e Sporting, para não falar desta agora contra SC Braga. 

O Benfica sempre soube prestigiar a competição e por isso mesmo muito me entristeceu a atitude de Jesus fazendo aquilo que muitos têm feito no passado...

Na guerra de títulos com o FC Porto abdicar desta Taça também me parece uma má decisão e obviamente aumenta a pressão sobre o "ter que ganhar" a Liga esta ano, que na prática já existia.

Leonor Pinhão pergunta hoje "se o primeiro a sair da Taça da Liga tem mais hipóteses de ser campeão", e para mim não tem nada a ver uma coisa com a outra, mas é uma boa pergunta que só saberemos responder no fim da época.

Até lá, teremos que ir ganhando os jogos da Liga e em Aveiro será a próxima paragem.

Lá estaremos para ganhar, pois no sábado o FC Porto com maior ou menor dificuldade conseguirá os três pontos, frente a um Sporting que tentará dificultar, mas devem-lhe faltar argumentos. 

Força Benfica

Sem comentários: