terça-feira, 25 de março de 2014

Chegamos ao Top 10 de clubes mundiais em semana decisiva internamente

1. Aí estamos nós na semana decisiva para as duas competições nacionais mais importantes.

Começando pelo jogo no Dragão amanhã, a vitória, empate ou derrota podem não significar nada pois o que vai realmente significar algo é o acesso á final do Jamor e isso só  no dia 16 de Abril vai poder ser confirmado.

O jogo amanhã é muito importante  também porque é o primeiro duma série que pode ter até seis encontros entre Benfica e FCPorto, em apenas sete semanas.

A hegemonia do futebol nacional joga-se nestes jogos porque se ganharmos estas eliminatórias de Taça de Portugal, Taça da Liga e eventualmente na Liga Europa, o Benfica dá a machadada final nesta equipa e até no clube FC Porto.

Se o Sporting tem ajudado a fazer estragos numa politica de confrontação e de não dar tréguas num tabuleiro mais politico contra o FC Porto, o Benfica tem a palavra para poder esmagá-los no terreno de jogo.

O problema é que como em todos os jogos entre grandes equipas que se defrontam repetidamente num curto espaço de tempo, nem sempre ganha o mesmo.

Ou seja, é provável que nestas duas Taças (que podem ser três) o Benfica ganhe uns jogos e outros sejam ganhos pelo FC Porto e amanhã é um desses jogos que o FC Porto pode eventualmente ganhar porque é em sua casa, porque vem dum jogo onde Fernando, Danilo e Quaresma descansaram para este importante jogo da Taça e porque o Benfica tem de pensar que no domingo vai ter jogo em Braga na principal competição onde está envolvido.

Se o Benfica conseguir chegar ao Jamor, á final da Taça da Liga e da Liga Europa eliminando o FC Porto em todas essas meias finais, então o nosso Glorioso clube dá um passo de gigante para colocar o FC Porto e a sua estrutura em cacos.

Também sabemos que o contrário deixaria o nosso clube á beira de nova depressão e é nisso que o FC Porto aposta tudo.

Ganhar as Taças em que está envolvido e tentar ainda alcançar o segundo lugar na classificação, são objectivos prioritários do FC Porto.

É nesta dicotomia entre  "o Benfica esmagar o FCPorto no terreno de jogo com a superioridade do seu futebol" e  o "FC Porto salvar a época eliminado o principal adversário das Taças" que se vai viver em suspenso as próximas semanas do nosso futebol.

Agora o Sporting será novamente actor secundário, mas a espreitar as eventuais escorregadelas do líder para poder sonhar. 

Para Pinto da Costa ganhar as taças e chegar ao segundo lugar seria um sonho de época e uma vez mais mostrar a sua força perante os ataques de Benfica e de Sporting. 



2. Em relação ao jogo contra SCBraga a história é outra.

O que se passar em Braga influencia muito o resto do campeonato, e eis que aparece finalmente e a "pedido de várias famílias" o vingador Pedro Proença para meter mais equilíbrio na nossa Liga.

Tantos pediram o Pedro Proença para apitar jogos do Benfica e eis que ele aparece exactamente na deslocação mais difícil do Glorioso...

Não podiam ter colocado o mestre da arbitragem num jogo do Benfica em casa?

Uma nomeação é uma nomeação não?

Parece que não... A ideia da nomeação é "fazer serviço" e como nós dissemos que não queremos Pedro Proença a apitar jogos do Benfica, eles usam o trunfo no ultimo momento que o podem utilizar.

Uma derrota em Braga poderia alimentar a ideia de que afinal os fantasmas de Maio de 2013 estão aí bem vivos, poderia trazer intranquilidade para o grupo, poderia trazer aproximação na tabela classificativa ao Sporting e FC Porto sabendo que o ultimo jogo é no Dragão, poderia voltar a trazer nova contestação a Jorge Jesus que sempre é um alvo fácil de todos os benfiquistas - e eu até falo por mim neste particular  - poderia colocar em causa até os números incriveis do Benfica pois tudo ficaria em aberto...

Sim, poderia, mas não vai acontecer porque este Benfica está preparado para tudo.

A diferença desta época para todas as outras é que mesmo que alguns não aprendam, muitos outros sabem ver o passado como fonte de correcção do presente e do futuro.

Eu não me esqueço do que nos fizeram por encomenda meses depois do primeiro título de Jorge Jesus no inicio da Liga de 2010/2011...

Esses primeiros três jogos que nos colocaram a 9 pontos do FC Porto no ano de Villas Boas não se esquecem facilmente...

Como também não esqueço os 5 pontos que perdemos quando fomos jogar a Coimbra e no jogo contra FC Porto na Luz. 

Em Coimbra roubaram-nos  escandalosamente porque o Benfica não poderia ir receber o FC Porto na frente do Campeonato. Lembram-se do penalti claro sobre Aimar que o árbitro marca falta atacante?

Eu também me lembro desse jogo e também me lembro do terceiro golo do FC Porto no Estádio da Luz que o fiscal de linha não quis ver Maicon em fora de jogo e que ditou o principio do fim da Liga para o Benfica e o principio da vitória na Liga para Vitor Pereira e o seu FC Porto. 

Também não me esqueço que o ano passado Paulo Baptista expulsa Carlos Martins contra o Estoril num lance que poderia merecer amarelo - como poderia merecer uma admoestação verbal -  mas que não sei se o faria num FC Porto vs Estoril a um qualquer Josué ou Mangala da vida a julgar pelo que se viu este fim de semana na cotovelada do defesa portista ao avançado do Belenenses...

Mas espero que este ano aprendemos a gerir as vantagens de forma mais cuidadosa porque se há dois anos tínhamos 5 pontos de avanço em Fevereiro e perdemos o título, se o ano passado tínhamos 4 pontos de avanço e perdemos o título, este ano com 7 pontos de avanço não o podemos, nem vamos perder com ou sem "Pedros Proenças" a ameaçarem nos com as suas manhas conhecidas.

A provocação desta nomeação é forte e vem com aviso ou melhor como ultima arma contra uma equipa que apresenta frescura, bom futebol e parece indestrutível rumo ao título.

Eu não gosto de jogar em Braga porque já lá vi "in loco" grandes derrotas do Benfica, mas tenho esperança que este ano não nos consigam desviar do rumo que apenas vem um ano atrasado...



3. Para o fim deixo o comentário á Imagem que está a ilustrar este post no topo da página.  É impressionante que o Benfica seja hoje o nono clube no ranking mundial de clubes no meio de colossos com orçamentos muito maiores que o nosso.

Estar neste Top 10 é sinal de que afinal há coisas estão a ser bem feitas e temos que dar uma palavra a Jorge Jesus. 

Eu que não gosto dele e que espero pacientemente pelo dia em que que ele deixe de ser o melhor treinador do mundo - todos os meus treinadores são os melhores do mundo e quem eu mais protejo - para ir treinar outro clube, admito que este resultado é possível graças ao investimento continuado por parte da direcção e pela valorização que temos alcançado com o nosso plantel, mas também pelo trabalho de liderança de Jesus e de acumular pontos europeus que depois têm como consequência estes resultados.

Sim é verdade que saímos da Champions League prematuramente - apesar de termos conseguido 10 pontos ao contrário dos 6 pontos que deram a passagem ao Zenit no grupo do FCPorto - mas também é verdade que este acumulado de pontos durante 4 anos é trabalho e mérito de Jorge Jesus e isso eu não o nego.

Também o Real Madrid não ganhou nada na Europa do futebol, nem o PSG, nem o Arsenal, nem o Borussia Dortmund, nem tampouco o Manchester City que até foi eliminado pelo Sporting recentemente e aqui estão neste sólido grupo dos 10 maiores clubes mundiais.

Parabéns Benfica.

Mas antes de se conquistar a Europa temos de conquistar o nosso pequeno território á beira mar plantado e amanhã inicia-se uma fase muito importante neste processo. Aliás toda esta semana pode ser decisiva nessa hegemonia que queremos conquistar.

Força Benfica


Sem comentários: