quinta-feira, 20 de dezembro de 2018

Não há mal que sempre dure

Falta exactamente um mês para o Benfica decidir o seu futuro em três competições nacionais.

Nos próximos 30 dias, o Benfica joga este domingo com o Braga para Liga, vai a Aves  tentar o apuramento para a “final four” da Taça da Liga, vai a Portimão , recebe o Rio Ave, vai aos Açores jogar com o Santa Clara  e vai a Guimarães - tudo para a Liga. 


Em muito pouco tempo -  com Natal e ano novo pelo meio - o Benfica joga 4 jogos fora e 2 em casa, sendo que os jogos em casa são contra o terceiro e sexto classificados da Liga.


Os jogos fora são contra o quinto classificado e as sempre complicadas deslocações a Algarve e Açores.


A célebre "retoma" só existe se nos próximos 30 dias o Benfica somar 6 vitórias,  não porque nos garante qualquer título mas porque garante-nos a "final four" da Taça da Liga e garante-nos uma luta séria pelo título nacional, além da luta pelos quartos da Taça de Portugal e a luta por alguns pontos para o ranking da Liga Europa onde estamos nos quartos e 1/16 avos respectivamente.


Até podemos ter essas 6 vitórias e manter a mesma distância de 4 pontos para FCPorto na Liga, mas nesse dia 19 de Janeiro sentiremos que estamos prontos para a luta.
Na cabeça de muitos benfiquistas estes próximos 30 dias serão o descalabro final de Rui Vitória e já estarão a contar os dias para o regresso do seu maior Amor do mundo - Jorge Jesus.


A esses desejo-lhes tudo de mal para as suas intenções e que todas as suas ambições caiam por terra - as nossas derrotas e a volta de Jorge Jesus.


Mesmo assim e com o que jogamos é uma possibilidade que tanto uma coisa como outra possa acontecer. 


Aos que continuam a sonhar com as derrotas do Benfica para poderem dizer ainda "pior" de Rui Vitória e o seu despedimento, desejo-lhes obviamente tudo de mal nas suas ambições, mesmo que o seu desejo de Natal seja um treinador novo quer não Jorge Jesus.


Mesmo assim e com o que jogamos é uma possibilidade que isso possa acontecer. 


Para aqueles que continuarão a torcer pelo Benfica e a torcer pelas vitórias do Benfica, mas com más exibições para poderem continuar a dizer mal de Rui Vitória, desejo lhes igualmente tudo de mal nas suas ambições e que o Benfica consiga ganhar de forma mais categórica.


Mesmo assim e com o que jogamos é uma possibilidade forte de acontecer. 


Para aqueles que querem que o Benfica ganhe  estes jogos, suba de produção futebolística e entre na luta pelos títulos - como eu - desejo lhes que tenham a melhor das sortes e que o Benfica lhes dê o que desejam.


Tendo em conta o que jogamos esta é a opção menos provável, mas a que me forço a eleger!


Nesta altura não deveria haver lugar a divisões, mas sim a total união. 

 
Infelizmente isso é algo impossível no dia a dia deste Benfica. 


Até 19 de Janeiro, decidimos se estamos na luta pelos títulos ou se estamos já fora deles, com ou sem Rui Vitória, com ou sem Jorge Jesus...


Depois de 19 de Janeiro até 21 de Fevereiro de 2019 decidiremos a eventual "final four" “ da Taça da Liga, definiremos os 1/16 avos da Liga Europa  e continuaremos a luta por Taça de Portugal e Liga, mas é nestes primeiros 30 dias que se pode psicologicamente definir se a nossa equipa tem mesmo estofo de campeão.


Eu que tenho de apoiar Rui Vitória a 100% admito que não gostei do trabalho do nosso treinador no Funchal e não vi nada de Montalegre - pelos vistos felizmente... 


Mas eu não tenho que perceber nada do que Vitória faz para que o Benfica ganhe.


Depois do episódio de há umas semanas que Luis Filipe Vieira protagonizou e sabendo que até Junho, à partida este será o nosso treinador, eu só posso desejar que tudo melhore e depois em Junho com ou sem títulos, se decida a vida de Rui Vitória. 


Eu tenho que apoiar e acreditar numa equipa que tem potencial para fazer muito mais do que tem feito!


Eu tenho de acreditar que Salvio vai voltar mais forte.

Tenho de acreditar que Corchia ou Ebuehi serão alternativas a um André Almeida que  não pode jogar todos os jogos até Maio.


Tenho de acreditar que Seferovic fará mesmo esquecer Raul.


Tenho mesmo de acreditar que Krovinovic vai entrar em grande forma já no início de 2019.


Tenho de acreditar que Pizzi, Gabriel e Gedson vão jogar o dobro.


Tenho de acreditar que Grimaldo irá defender tão bem quanto ataca!


Tenho de acreditar que João Félix será o craque que já mostrou ser e que se adapte rapidamente a este futebol mais exigente.


Tenho de acreditar que Conti e Lema  entrarão em 2019 quando forem chamados já com a adaptação que Rui Vitória falou esta semana, totalmente feita.


Tenho de acreditar que Rui Vitória está a trabalhar o dobro e a preparar a equipa para "novo ano, vida nova", porque 2018 tem sido penoso... 


Rui Vitória tem de trabalhar o dobro ! Rui Vitória tem de trabalhar o triplo! Rui Vitória tem de mudar tudo nestas exibições deploráveis mesmo que "não se sofram golos".


Só as nossas vitórias e possíveis deslizes dos adversários podem manter a nossa esperança viva e é apenas isso que nos resta. Ter esperança...

Ontem no final do jogo com o Montalegre um amigo mandava me uma mensagem a dizer :


- Não há mal que sempre dure
 

E além da esperança que é sempre a última a morrer resta-nos acreditar nos provérbios para nos agarrarmos a algo.

Ao contrário do que as pessoas querem - grandes exibições e goleadas - eu  ficarei contente com outro 1-0 já no domingo contra SCBraga!

A célebre "retoma" só existe com 6 vitórias nos próximos 6 jogos!


Força Benfica

4 comentários:

Anónimo disse...

Eu acredito nas próximas 6 vitórias e acredito ainda mais, que iremos passar para frente do campeonato.
Os dragartos não jogam nada, só ganham com ajudas escandalosas dos árbitros e isso não poderá continuar porque estão a prejudicar não apenas o Benfica mas as equipas contra quem jogam. E isso é roubo e atropelo do fair play desportivo e financeiro desses clubes e da competição. Algo que continuam a fazer há muitos anos.
Como esses roubos são feitos já toda a gente percebeu. Com muito dinheiro!

paulojcduarte disse...

Como diria um célebre treinador que eu não quero voltar a ver no glorioso, meio a zero chega.

Tenho RV em conta como um bom treinador, superior ao seu antecessor em muitas coisas, talvez inferior noutras.

Mas também entendo que há algo que me ultrapassa e não é só as arbirtagens manhosas e os arraiais de porrada a que estamos sujeitos semana sim semana sim.

E houve ali algumas situações mal geridas, especialmente a passagem para a reforma de um jogador que tinha sido fundamental nos últimos anos do glorioso, a situação do Jonas, Júlio César... e não estou a culpar a equipa técnica

J.P. Gonçalves disse...

Já nada disto pega.
Já não há nada a fazer em relação ao trabalho de Rui Vitória no Benfica.
A esperança de que com ele as coisas melhorem já está esgotada há muito tempo.
O que se tem visto nos últimos jogos, mesmo só com vitórias pós-Bayern, não é compatível com a dimensão do Benfica. Os jogos passam e as melhorias são nulas. Estagnou, não passa disto.
Adiar a saída de Rui Vitória é prejudicar o Benfica. A culpa não será só dele, estará mais acima, mas talvez com outra equipa técnica haja um volte face nesta situação, como aconteceu no Sporting.
Desculpar estas exibições miseráveis com factos externos ao Benfica, já não pega de modo nenhum.
Tudo tem o seu tempo e o tempo de Vitória no Benfica está mais que esgotado.


moreira disse...

.....e eu tenho de acreditar que há "pai natal", desculpem mas não acredito, os Benfiquistas têm de mostrar o seu desagrado pela forma como o Glorioso está a ser liderado. O Futebol é a mola real do Clube, o resto pode esperar........