domingo, 12 de setembro de 2010

Revolução na verdade desportiva

Afinal o Benfica está vivo. Temos lido e visto toda a blogosfera unida a criticar a arbitragem, a mostrar uma mensagem de união para os nossos jogadores e a debatermos todos o que devemos fazer para não pacturar com este sistema instalado.

Vimos em todos os locais as mais variadas ideias e independentemente de concordar ou discordar de umas ou outras não existem dúvidas em como  o nosso clube está vivo e activo.

Estou nos Estados Unidos neste momento e estava à pouco a ver um jogo de futebol americano na TV. Os New York Giants marcam um "aparente" touchdown mas a verdade é que o joelho do rapazinho que fez esse suposto touchdown tinha batido no chão, centímetros antes da bola tocar na relva. O vídeo foi repetido e repetido nos ecrans do estádio e nas televisões espalhadas pelas casas dos americanos até que os árbitros decidiram colocar verdade desportiva a funcionar anulando o tal pretenso touchdown. Quem estava no estádio aceitou a decisão e aqui, neste desporto, não existe essa expressão de desconfiança como temos nos estádios a ver o "nosso futebol". 

Eu não quero mudar o futebol em Portugal, mas já que se fala de revolução, de pancadaria, de sangue e de medidas extremas, então porque não o Benfica fazer a sua própria revolução pela verdade desportiva, sem sangue, sem pancadaria mas de forma revolucionária?

Imaginemos que no domingo o árbitro tira um fora de jogo mal assinalado a Saviola, ou que Cardozo marca um golo a Rui Patricio que o árbitro anula ou que existem dois penalties sobre Aimar ou Carlos Martins e o árbitro resolve não marcar. Então e se segundos depois dessas situações acontecerem no terreno o Benfica colocasse "Live" nos nossos projectores do estádio as repetições em tempo real... 

Provavelmente teríamos o estádio a arder e o árbitro a ferver, vendo as imagens dos seus próprios erros em tempo real. 

Pois sse querem ser revolucionários e se querem  realmente mostrar a nossa força, pois façamos isso em todos os nossos jogos em casa. Pagamos multa? Seremos irradiados do futebol? Acabaremos na segunda divisão como o FCPorto acabou depois do apito dourado? Nao brinquem comigo...

Eu sou a favor das legalidades mas não me importaria de contribuir para a verdade desportiva com uma ideia revolucionária e ilegal. O que sentiria o árbitro do jogo contra a Académica quando depois de Javi Garcia ter caído, ver em tempo real que tinha acabado de cometer um erro incrivel?

Quem viria punir-nos? O senhor Fernando Gomes? O presidente da Liga que há 20 anos anda a ajudar a roubar equipa várias a favor do FCPorto agora vem-me dizer que em minha casa não posso colocar em tempo real as imagens dos roubos contra o Benfica? Nao brinque comigo senhor presidente... Multas? Venham as multas, mas seria uma maneira de podermos dizer que com o Benfica não se brinca, como disse o nosso presidente esta semana.

Eu lembrei me disto a ver o jogo aqui da NFL, mas sei que nesta blogosfera e em todos os pontos do nosso país, existem benfiquistas indignados e com ideias tão ou mais radicais que esta. O que é importante agora dizer é que já passaram alguns dias e nós não vamos dormir sobre este assunto, nem vamos deixar que o que aconteceu em Guimarães aconteça em nossa casa, pelo menos. 

Claro que tanto eu como qualquer pessoa decente e inteligente sabe que o Benfica não colocaria as imagens das repetições "Live" nos ecrans porque isso é proibido, mas temos que começar a pensar em contrariar a tendência de alguma maneira. No jogo contra Vitória de Guimarães há uma imagem de Jesus a dizer ao quarto árbitro que já nos tinham sido roubados dois penalties e isso é visível na televisão. O que é que isso mudou no desenrolar do jogo? Nada...

O que é que mudaria ao mostrar os erros dos árbitros nos nossos ecrans em tempo real? Nada, mas ao menos todos saberíamos que estamos a ser roubados sem precisar das sms a avisar-nos do que todos sabemos segundos depois. 

Sem sangue e sem casos de policia teremos que começar a pressionar e mostrar que não haverá problema em perder jogos e dar os parabens ao FCPorto por serem campeões, mas a verdade é que neste momento o FCPorto deveria ter menos quatro pontos - dois na Naval e dois no Rio Ave - e o Benfica poderia ter mais seis pontos se a minutos do fim marcássemos o penalti que Javi Garcia sofreu contra Académica e se tivessemos marcado os penalties e golos que os foras de jogo de Guimarães nos dariam. Isso poderia dar-nos nove pontos neste momento e o FCPorto teria oito. Se querem verdade desportiva - coisa que os portistas nunca desejam e por isso não aceitam as novas tecnologias no futebol - teremos que começar a lutar por ela, nem que seja só em nossa casa. 

Perdemos com o Nacional com mérito da outra equipa? Parabens. Sofremos dois golos do Guimarães por mérito da outra equipa? Parabens. Não tenho nenhum problema em assumir derrotas ou empates quando são justos. Mas neste momento não há justiça neste campeonato e é por isso que devemos tomar medidas mais inteligentes. 

Como disse ontem e hoje e direi amanhã seguramente, só com disciplina, organização e união conseguiremos dar volta a esta crise. Poderemos não voltar a ser campeões este ano, mas parece-me que estamos mais vivos que nunca e isso é um manacial que não se pode desperdiçar. E por falar em estarmos mais vivos que nunca e sabendo que o próximo jogo é contra Sporting, que ninguem duvide que esse clube foi beneficiado na Figueira da Foz e ontem em casa com um golo anulado ao Olhanense que ninguém soube porque foi anulado. Os amiguinhos do FCPorto tam tanta culpa neste cartório e é bom que não se armem em prejudicadinhos neste escandalo de campeonato só porque ainda estão à frente do Benfica. Todos sabemos que só a partir do momento que o Benfica passa o sporting na classificação é que eles começam a refilar. Equanto o Benfica for décimo e o sporting nono tudo estará decente nessa equipazinha.

Isto são factos e contra factos não há argumentos. Agora, que ninguém duvide que temos que voltar a ganhar, a jogar melhor e como eu digo muitas vezes, serão os jogadores a mostrar no campo a nossa revolta... Só espero que o façam convenientemente já na terça feira contra Hapoel e contra Sporting depois no domingo.

Força Benfica

4 comentários:

Anónimo disse...

http://www.youtube.com/watch?v=GYynrzcfvFI&feature=player_embedded

Divulguem por todos os vossos contactos (um resumo da roubalheira do Olarápio)

Jorge disse...

Boas! bem eu ja a alguns anos pensava nesta ideia em o futebol poder se aplicar esta funçao. e penso ate que ja se colocou a hipotese de proceder com esta ideia mas como isso iria prejudicar os esquemas, possiveis intereces obscuros e corruptos, nao foi aprovado. no entanto o 4º arbitro tem acesso a uma televisor e aí pode ver e concluir a abordagem dos lançes mas so que nao tem voz activa na decisao como todos nos sabemos. A ideia ja existe mas nao vai de acordo com os interesses dos senhores do futebol. Agora ser o benfica contra as regras meter as repetiçoes no ar isso sim iria por em sentido a equipa de arbitragem.
atravez da cadeia de televisao a qual coloca linha amarela ou nao no fora de jogo caso coloque por vezes nao é devidamente colocada isto é colocam a linha de forma a benificiar ou prejudicar e isso pode ver se nas distancias entre a linha amarela e as linhas do campo. Eu sou contra a ideia de chips na bola e raios layser e essa treta mas a favor de colocar camaras perto da barra das balizas e da realizaçao de repetiçoes das jogadas.

Jorge disse...

Tenho uma duvida so:
no caso de haver um fora de jogo caso o arbitro apite a jogada para ha a repetiçao e depois o que acontece? bola ao solo?! ou deve o arbitro deixar concluir a jogada e so depois ver a repetiçao e validar ou anular a jogada? isto tambem pros penaltis

Anónimo disse...

Esta ideia é para considerar porque pelo menos os 40/50/60 mil Benfiquistas que lá estiverem terão a oportunidade de repudiar estes árbitros corruptos de imediato.
Quando fumava, senti a necessidade de deixar o vício mas sozinho nunca consegui e como a conviação era forte, tornei-me membro de uma cliníca anti tabagista. Se tiver de destacar uma medida que a clinica nos ensinou e que mais me ajudou foi um simples cartão que esteve sempre na minha mesinha de cabeceira que dizia o seguinte: "I CHOSE NOT TO SMOKE" e que era a 1ªa coisa que via quando acordava e a última quando me deitava.
Parece uma estupidez mas a verdade é que já passam mais de 30 anos e ainda hoje quando alguém me oferece um cigarro este cartão vem à memória.
O que o cartão continha era uma forma de oração e todos nós sabemos que a repetição é uma forma muito eficaz de auto sugestão.
Imagine-se o poder de um simples cartão na mesinha de cabeceira de todos os Benfiquistas que dissesse - "HOJE, TUDO FAREI PARA NÃO DAR APOIO AOS INIMIGOS DO MEU CLUBE".
Pensem só o sucesso que teria um Trio de Ataque que não tivesse lá um Benfiquista para ser atacado, para se ver um dragão passar a mão por o pelo de um leão e este a lember-lhe o que vocês melhor entenderem. O que seria um Dia Seguinte mais uma vez com apenas os dois personagens vitalícios a tentarem perfurar os tímpanos do moderador com as suas cordas vocais.
Imagine-se um Prolongamento com um cirurgião a tentar implantar uma bilis num semi cadáver todas as semanas sem a ajuda enfermeira.
Para terminar imagine-se o sucesso que teriam estes 3 programas sem Benfiquistas a engroçar as audiências. Alguém no seu perfeito juizo pensa que estes programas duravam mais de 3 meses?
Este é apenas e só um pequeno exemplo de um boicote.
Saudações Benfiquistas
Tony Salta