sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Força Benfica

Não é a primeira vez que isto nos acontece, nem será a ultima. Escrevi aqui há umas horas que não trazer três pontos de Guimarães seria o final do campeonato para o Benfica. Assim foi... O Benfica está fora do título porque nao acredito que faça 23 vitórias nos próximos 26 jogos e porque acho que o Benfica este ano terá que ser muito, muito superior a todos os outros para poder voltar a ser campeão.

Peço aos bloggers e à inteligentsia benfiquista que tenham um pouco de cuidado nas palavras, porque a hora não é de rolarem cabeças. Não vale a pena voltarmos a falar da eleição de Fernando Gomes e do nosso apoio à mesma ou das palavras do próprio Fernando Gomes, verdadeiras ou não,  acerca das nossas reais possibilidades de sermos campeões -  "o Benfica não será campeão enquanto eu for presidente da Liga" - este ano ou nos próximos. 

O Benfica hoje está fora da luta pelo título e só voltará a estar na luta pelo título com muitas vitórias. Que eu saiba a única maneira de termos vitórias é com os jogadores que estão no plantel. Eles são 27 jogadores e serão eles que tem de dar a resposta cabal no campo. Nao chorem as arbitragens que são escandalosas e serão escandalosas, mas só haverá uma maneira de as calar, marcando muito mais golos que os adversários. São dois penalties e um golo anulado a Cardozo por fora de jogo, quando na primeira parte o golo do Vitória resulta duma situação semelhante à do Cardozo... Em caso de dúvida deve-se deixar seguir o lance do ataque e o fiscal de linha fez bem a leitura no ataque do Guimarães e fez mal a leitura no caso do Benfica. Um clássico...
Temos que estar preparados para isso, mas não devemos inventar desculpas para os golos que falhámos, para os erros defensivos que tivemos e para a atitude geral que está a léguas do que foi a atitude do ano passado, apesar de ter gostado muito dalguns momentos do Benfica hoje.

Só os nossos jogadores, os nossos técnicos e a nossa estrutura que acompanha o futebol deve saber recuperar desta mega crise. Sim é uma crise e as vitórias são importantes e fundamentais. Temos que começar a ganhar para o campeonato pelo prestígio que temos e pelo escudo de campeão que levamos no braço, temos que ganhar na liga dos campeões, temos que ganhar na Taça de Portugal e na Taça da Liga quando estas competições chegarem.

Não há nada mais a fazer, nem a chorar. Os adeptos tem de saber calar a raiva dos roubos porque estes roubos sempre existiram e vão existir. O ano passado o nosso domínio era tão avassalador e "eles" ainda inventaram um escandalo de tuneis para tentar minimizar a nossa vitória...

Ninguém teve a coragem do ano passado dizer alto e bom som:

"Mas afinal o Benfica foi beneficiado onde?? No Túnel de Braga levámos pancada de toda a gente, no túnel da Luz contra FCPorto levaram outros pancada dos portistas e ainda andámos e andamos a levar com essa mentira repetida vezes sem conta. No Olhanense expulsam-nos Di Maria e amarelam metade para não jogar contra FCPorto e mesmo assim perdem esse jogo, contra Braga o Luisão faz o 1-1 e anulam-nos um golo limpo..."

Agora está o Pinto da Costa a rir-se e a trocar mensagens com o seu amiguinho Fernando Gomes dizendo "bem feito" e nós aos gritos com a nossa equipa. Temos que nos unir e sem violência - verbal ou fisica - seguir o nosso caminho.

David Luiz, Jorge Jesus e Rui Costa disseram o que tinham de dizer mas estavam a falar para os nossos adeptos. Falaram para nos confortar. "Quem não se sente, não é filho de boa gente" e foi positivo as palavras finais de cada um, mas o mal está feito e nem se admirem que daqui a umas semanas quando a vantagem do FCPorto for de 12 ou mais pontos, comecemos a ser beneficiados. Esta cartitlha tem 30 anos e agora é tarde. 

Com o calendário a meter o Benfica no Nacional, no Guimaraes e a receber o Sporting  até à quinta jornada estava criado o cenário ideal para rebentar com o Benfica em menos de um mês, como fizeram anos e anos a fio... Quando estamos todos na praia e mais distraídos estao os árbitros a beneficiar o FCPorto  - pelo menos o penalti que lhes dá a vitória na Naval e o penalti que nao marcam a favor do Rio Ave - e a prejudicar o Benfica. Falámos tarde e o Luis Filipe Vieira pensava que ir à Sic ser entrevistado por um jornalista completamente viciado ajudaria em algo? Não ajudou em nada. Foi pior, porque assim eles sabiam que era agora ou nunca. E foi mesmo agora, porque estar a 9 pontos hoje mata tudo e todos, ainda por mais sabendo como é a nossa massa adepta.

Deveríamos ter sabido acautelar tudo isto antes e deveríamos ter ganho pontos onde os perdemos. Como? Marcando mais e sofrendo menos, porque só assim se consegue dar a volta aos árbitros. Depende da nossa equipa e da nossa massa associativa dar a volta a isto. Temos que estar com a equipa e não dizer mal, gritar ou chorar os erros dos árbitros. Amanhã o FCPorto dá mais uns quantos ao cliente do costume - Domingos, Fernando Couto e o António Salvador amanhã devem torcer pela vitória do FCporto - e a fantochada continua. 

Temos que reagir. Nada há mais a fazer.  Ha que ganhar e ganhar, com a certeza que este ano o título será uma miragem e será menos miragem, quanto mais vitórias conseguirmos alcançar - "Verdade de La Palisse" mas é mesmo assim.

Hoje é um dia triste. Muito triste para o Benfica e alegre para todos os sportinguistas e portistas. Pode ser que quando menos esperarem o Benfica está a lutar com eles pelos lugares cimeiros da classificação. Agora, teremos que lutar pelos mais atrasados e ir ganhando os jogos para sairmos do lugar compremetedor em que ficaremos no fim desta jornada.

Pedimos vitórias nos jogos todos até recebermos o Sporting. Pois agora só há que pedir o apoio e vitória na Champions League e o mesmo uns dias depois contra o Sporting para safar a honra. Já nem digo os pontos, mas para safar a honra. 

Pinto da Costa mostra com este aranque de campeonato a frase sábia - "Se não nos matam, tornam-nos mais fortes". Como um jogo de Risco, o Benfica apostou tudo em matar todo o sistema com o  caso apito dourado.Como não conseguiu derrubar ou julgar ninguem, mesmo estando todas as escutas no YouTube, o sistema venceu e agora volta com toda a pujança a mostrar como se manda no futebol nacional. 

Antes das eleições da Liga e falando com alguém muito importante do nosso futebol, discutíamos a razão do apoio a Fernando Gomes, concluindo que eles prepararam tudo muito bem preparado e que o Benfica não teve tempo nem candidato para contra atacar essa proposta azul. Apoiar Fernando Gomes e minimizar os danos seria a unica estratégia possivel. Apoiar Fernando Gomes, negociando alguns lugares seria a única saída e foi isso que se fez. Agora é facil criticar o Benfica ou Luis Filipe Vieira ou Domingos Soares Oliveira por terem apoiado Fernando Gomes, mas a verdade é que nao havia alternativa. Hoje não é dia para falar disso e tenho lido e relido muitas pessoas a apontarem o dedo a nossa direccção por ter apoiado esta candidatura. Eu fui contra desde o primeiro momento, mas sei entender as razões desse apoio, mesmo sabendo que com ou sem apoio isto - roubalheira completa -  iria acontecer. 

Vamos acalmar minha gente e voltarmos a sentir a paixão pelo Benfica. Estou a muitas muitas horas de distancia de Lisboa e sinto a Paixão pelo Benfica mais viva que nunca. O que sao 9 pontos na nossa Paixão Benfiquista? Nada... Representam zero... 

Temos que nos preparar para uma travessia solitária na recuperação da tabela classificativa e jogando o que ainda podemos ganhar - Taças da Liga e Taça de Portugal - fazendo uma Champions League digna e esperando que os meandros do polvo azul não cheguem à UEFA.

Devemos responder pela unica maneira que temos de responder, enchendo o estádio contra Hapoel Telavive e contra o Sporting. Nós não podemos fazer mais nada e eu mesmo nao podendo de todo estar lá na terça feira, sei que no domingo voltarei para mostrar o meu apoio ao Benfica  na bancada.

Força Benfica

3 comentários:

Jotas disse...

Os corruptos ergueram-se perante a impunidade e minaram de novo o futebol português e é por essas e por outras, que a credibilidade externa do nosso futebol é zero.
Sinceramente não tenho mais a dizer perante esta vergonha, deixo aqui apenas este excerto do meu post, para se ter a ideia dos erros: assistiu-se a duas grandes penalidade evidentes sonegadas ao Benfica, uma sobre Aimar ainda na 1ª parte, com o resultado em 1 a 1, em que Ricardo chuta violentamente nos gémeos de Aimar e com é óbvio, levando a perna do argentino à frente, acaba também por acertar na bola, mesmo nas barbas de Benquerença, o tal que não viu um golo do Benfica contra o Porto, tendo esta personagem, assinalado canto, para não marcar penalti, outra na 2ª parte, logo no princípio e com o mesmo resultado, em que Saviola é rasteirado por João Alves e Benquerença, em cima do lance, portanto viu o que todo o estádio viu e mandou seguir.
Aliado a estes penaltis, ainda na 1ª parte, com uma igualdade no marcador, Saviola isola-se, com a bola controlada, cara a cara com Nilson e Cardozo, idem aspas e o senhor auxiliar de Benquerença, levanta a bandeira e anula os lances.
Não satisfeito e também com o resultado numa igualdade, Alex, faz uma entrada a matar sobre Fábio Coentrão, que seria na pior das hipóteses amarelo, curiosamente o segundo e nada de nada, o homem do apito pura e simplesmente mandou seguir o jogo e na interrupção da partida mostrou amarelo a um jogador do Benfica, incrédulo com a promiscuidade deste árbitro, aliado a isso o facto de apesar de ter feito quase metade das faltas do Guimarães, o Benfica ter visto SETE!!!, repito SETE!!!, cartões amarelos, quase ao ritmo de um amarelo por cada falta.
Perante tudo isto eu pergunto, quantos erros de arbitragem prejudicaram o Guimarães? Qual seria a equipa que conseguiria manter a serenidade e conseguir exibir-se a bom nível, com os seus índices de ansiedade e de controlo emocional normais?

Jotas disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

A FPF e a Liga são as entidades nacionais que controlam o futebol e estes dois orgãos são eleitos pelos clubes directa ou indirectamente.
A liga está completamente controlada pelo sistema e a FPF sempre esteve e mesmo que haja mudanças só poderão ser para pior.
Que alternativas restam aos Benfiquistas para acabar com toda esta corupção?
Sinceramente só vejo duas:
A 1ªé à base da porrada que apesar de estarmos em maioria quanto a mim não é solução nenhuma.
A 2ª é através do estrangulamento financeiro dos clubes (a maioria já falidos) boicotando todos os jogos que o Benfica joga fora e enchendo o nosso estádio sempre que o Benfica joga em casa.
Seria bonito marcar sempre mais golos que os nossos adversários mesmo contra argitragens vergonhosas, mas tal nem sempre é possivel. Mais este tipo de rabitragens são altamente desmotivantes para os nossos atletas e estes podem ser os melhores mas não podemoa exigir que sejam super herois em todos os jogos. A direcção e os jogadores só por si não podem combater este cancro e se não fizermos o que temos de fazer o nosso grande clube não tem futuro.