quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Estava escrito...

Infelizmente estava escrito que o Benfica não ganharia uma vez mais na Alemanha. Acho incrível que ao longo da nossa história não consigamos trazer uma única vitória da Alemanha, apesar de pensar  que ontem isso pudesse ser possível. 

Eu não quero falar das palavras de Jesus antes do jogo, ou se Saviola deveria ter ficado no relvado, ou se César Peixoto ou David Luiz são os culpados dos golos que sofremos, porque a verdade é que neste momento isso pouco importa. 

O que importa é focar no que falta de campeonato, assumir que o apuramento da champions não está comprometido mas está mais dificil e deixarmos duma vez por todas de sonhar com a final da champions. O sonho comanda a vida, mas há sonhos que não se dizem em voz alta. Será que alguém acha  possivel algum benfiquista iniciar a champions sem sonhar com a final? Há décadas que o fazemos, mas a verdade é que há décadas que não chegamos lá e às vezes é importante guardar os sonhos para nós ou para quem nos é próximo. 

Jesus anda equivocado com uma série de conceitos e seria bom que alguém o lembrasse que foi ele que inventou a expressão "lutar pela final da champions" depois de ter ganho ao Rio Ave em casa no ultimo jogo do campeonato. Foi ele que o ano passado montou e preparou a equipa que levou quatro bolas em Liverpool e foi ele que nos deu o campeonato nacional ao fim de 5 anos. Isto são factos indesmentíveis, mas é importante que ele se lembre que em vez de estar a dizer que a equipa do Benfica melhora semana a semana, pense que em nove jogos oficiais, o Benfica perdeu cinco desses jogos em três competições.   

É apenas com isso que o treinador do Benfica se deve preocupar e deixar de pensar no que fez o ano passado. O Benfica precisa de continuar focado no campeonato, na Taça de Portugal quando essa competição chegar e tentar cumprir os mínimos que é ganhar os dois jogos em casa para a champions e ganhar em Telavive. Não temos neste momento grande margem de manobra em nenhuma das competições em que estamos inseridos e há que começar a analisar porque tudo mudou em poucos meses e corrigir o que ainda vamos a tempo de corrigir. 

Domingo há outro jogo muito importante e depois deste resultado, já sabemos que a assistência poderá ser outra vez abaixo dos 50 000 espectadores o que fica muito aquém do que fizemos de média o ano passado, especialmente contra os grandes do nosso campeonato. 

Há muita tristeza neste resultado europeu, mas temos que olhar para a frente e fazer esta época o melhor possivel. Neste momento e com este score incial de cinco derrotas em nove jogos, tudo o que for melhorar estes resultados e inverter a tendência é bem vinda apesar de achar que a lesão de Cardozo não vem facilitar nada a nossa vida. Não sabemos o tempo de pausa, mas serão seguramente algumas semanas ou mesmo meses. O Benfica até nem faz um mau jogo ontem, como não fez contra Académica ou contra Guimarães mas a verdade é que estamos a perder muitos jogos que não podíamos perder.

Algo se passa neste Benfica e só Jesus o pode solucionar. Sinceramente espero que ele se foque no treino, motivação, desempenho da equipa e enfase nos resultados em vez de se colocar a dar shows de palavras nos media. Quando se ganha, tudo faz sentido, mas quando se perde tantas vezes em tão pouco espaço de tempo temos apenas que nos cingirmos ao que fazemos melhor e todos nós sabemos qual é o forte dele...
Força Benfica

1 comentário:

Anónimo disse...

para a proxima vez que formos a alemanha, seja com quem for vamos ganhar de certeza.

http://santos-sempre-benfica.blogspot.com/