quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Então mas agora assobiamos os nossos?

Vi este jogo sem som, num bar com várias televisões a darem vários jogos da champions league e apenas com som no jogo do Manchester.

Fiquei obviamente muito surpreendido com o gesto do Cardozo  aquando do nosso segundo golo e sem contexto enviei um sms ao colega de bancada a perguntar o que se passava com um simples:

"O Cardozo mandou calar quem?"

Em tempo real recebi esta mensagem esclarecedora:

"(mandou calar) o publico. Inacreditável o comportamento das bestas que estão no estádio, sempre a assobiar o Cardozo..."
Recebo esta mensagem de alguém que é sócio há 36 anos e que já deve ter visto mais jogos de futebol neste, no outro estádio e em muitos outros estádios em vários pontos do mundo por onde acompanha o Benfica do que muitos dos que assobiavam o Cardozo, seguramente. Fiquei estupefacto.
Então, mas num dia de mostrar  união benfiqusta "apenas" aparecem 30 000 heróis no estádio da luz e desses 30 000, grande parte vai lá para assobiar o Cardozo?

Mas está tudo doido? E a resposta do Cardozo aos assobios é marcar o golinho da praxe e fazer o sinal de "pouco barulho", "silêncio", "caladinhos" ou em bom espanhol "porque no te callas?". Então, mas não há mais nada que nos aconteça?

Eu não vou falar muito da atitude do Cardozo que ele  próprio já desculpou fechando assim um "não caso", mas não me posso calar aos adeptos benfiquistas que assobiaram o Cardozo e a quem o meu colega de bancada chamou "bestas" pela primeira vez na vida. Nunca em outra situação ouvi  esse meu colega chamar "bestas" aos adeptos do Benfica, nem os nossos adeptos são "bestas", apesar de terem tido atitudes de "bestinhas" ao assobiar um nosso jogador. 

Há coisas que se aprendem no berço... Podemos e devemos dizer mal dos nossos jogadores ao colega do lado, ao colega da frente ou ao colega de trás num desabafo próprio de futebol, mas assobiar, com coro afinado e organizado um jogador do Benfica? Nunca por nunca. Parece que Carlos Martins apoiou logo Cardozo no estádio, mandando calar os assobios do público e provavelmente lembrando este momento onde Cardozo marca o primeiro golo do jogo contra Rio Ave que nos dá o 32º título da nossa história...

Eu já vi antes assobiarem a equipa ao intervalo e insurgi-me sempre que isso aconteceu no passado, mas assobiar alguém individualmente é mau demais. 

Não vou falar muito do jogo, que acabou por ser positivo no resultado, apesar de não  ter sido famoso na exibição. Não gosto de ver o Jesus a repetir continuadamente desde o Tottenham  que "a equipa vai melhorar daqui a umas semanas", pois parece sempre que está a justificar algo que neste momento não tem que ser justficado.  Mas será que ele ainda vai continuar a dizer que a equipa vai melhorar e esperar  que suba o rendimento dos jogadores que jogaram o mundial, até Dezembro?

Acho que o discurso tem de ser de humildade e de muito cuidado, sem deslumbramento com a vitória em casa contra a pior equipa do nosso grupo da champions, porque se não ganhamos domingo contra Sporting - temos que jogar muito mais do que vi hoje para trazermos os três pontos para nossa miserável classificação -  teremos mais um terramoto, e na próxima semana não haverá árbitros como desculpa ou comunicados. 

Temos que entender que a equipa não está a jogar nem de perto nem de longe o que jogou o ano passado e aceitá-lo naturalmente, com paciência.  Na Liga Europa da época passada tivemos um "jogo de champions" no nosso estádio contra Marselha e nem sei se nesse jogo com a melhor equipa que jogou no nosso estádio tivemos tão pouca posse de bola como hoje. Tivemos 48% contra 52% de Hapoel e isso reflecte o que deixámos jogar o adversário, coisa que o ano passado não deixávamos. 
Como diz Jesus, precisamos de tempo... Pois que se comece a ganhar já no domingo e depois se pense em como se voltará a meter o Benfica com o rolo compressor do ano passado. Desde que se vá ganhando nós vamos esperando e apoiando.

Agora precismos de pontos e as exibições de encher o olho podem esperar. 

Pontinhos, meus caros, pontinhos e foi isso que fizemos ontem com o brilhantismo quanto baste...

Força Benfica

9 comentários:

Anónimo disse...

Realmente foi um desastre o comportamento do Público.Ontem não era dia de assobiar um golo falhado sobre a linha de golo,aliás nunca é.É uma coisa de atrasados mentais,ainda por cima como li aqui e todos sabemos,era hora de mostrar união.Espero que as "Bestas" como lhes chamou o teu amigo,não ousem repetir o disparate contra o Sborting...Gente mal agradecida.

Unknown disse...

Besta é o Cardozo.
É lamentável que os adeptos assobiem elementos da própria equipa, mas é inadmissível que um jogador do Benfica mande calar os sócios.
Irrito-me sempre que vejo os adeptos do meu Clube a assobiar os jogadores do meu Clube. Mas atitude do Cardozo irritou-me muito mais. O Benfica somos nós e os atletas do Clube devem-nos sempre absoluto RESPEITO.
Ainda bem que já pediu desculpas, ainda bem que o JJ não o tirou para não agudizar a situação. Para mim, porém, deveria ser exemplarmente castigado, em nome do Benfica, dos seus Sócios e, talvez se admirem, dos resultados desportivos.
Saudações
PTG

Anónimo disse...

Ser castigado? Ele pediu desculpa, acabou! Get over it!
Estamos aqui a jogar o jogo dos anti-benfiquistas. O Cardozo também não é nenhuma máquina, não tem de engolir tudo.

Além disso, aqueles "adeptos" também assobiaram o Peixoto quando ele entrou. Assobiar um jogador do Benfica só por ele entrar? Isto não é lamentável, caro pedro, é uma VERGONHA.

iBenfiquista disse...

Este "pedro" exige respeito. Mas respeito porquê? Quem é que ele pensa que é para exigir respeito aos jogadores do Benfica? Quem se julga que é? Só por ser adepto e pagar quotas? Acho que o Cardoso fez muito bem!

Então o respeito que os adeptos devem aos jogadores, isso não é muito mais importante? Se eu fosse ao Cardoso não pedia desculpa! Idiotas!

nélito relhálha disse...

jamais assobiarei qualquer jogador do Sport Lisboa e Benfica.
jamais aplaudirei um "jogador" como esse.

Unknown disse...

Ibenfiquista
Este Pedro é o sócio 9000 do Benfica. E tu?
Este Pedro foi atleta e várias vezes campeão nacional pelo Benfica ao longo de quase duas década. E tu?
Até te explicava o porquê de os atletas do Benfica deverem respeito aos sócios do Benfica, mas basta ler o teu comentário para ver que não vale a pena.
Há quem não perceba que os Clubes são infinitamente maiores do que os jogadores e que existem para os seus adeptos e associados e não para as suas estrelas do futebol!
Há quem não perceba que se pode fazer uma equipa sem este ou outro Cardozo qualquer, mas não sem respeito pelo Clube e pelos seus associados. Idiotas!

O Benfica Sou Eu disse...

Meus caros

Agradeço os comentários e as vossas opiniões. É óbvio que o gesto do Cardozo não foi positivo, simpático e inteligente. Foi aliás um gesto infeliz, irreflectido, imaturo e muito, muito a quente.

O que temos que destacar é a maneira como o caso foi tratado em semana quente de Benfica-Sporting e como eu disse é hoje um "não-caso" pela solidariedade da equipa e treinador, pelas desculpas publicas que começaram no próprio relvado no final do jogo, pela maturidade que todos revelaram em "abafar" um caso desvalorizando as atitudes do jogador ou os assobios do publico.

Isto está claro...

O que quis perguntar e provocar no texto que escrevi ontem é que ao contrário do que pensamos, o Benfica é uma massa humana não controlável, emocional, nervosa (como o jogador) e a verdade é que por mais que tentemos falar em calma, união, apoio, a maioria dos adeptos não pensa assim.

Os 30 000 que foram ao estádio são mais benfiqusitas dos que ficam em casa ou como eu que estou a muitos muitos km de distancia. Eles foram porque respoderam à chamada do clube e da direcção. Mas depois, borram a pintura porque a verdade é esta...

Assobiar alguem do Benfica é miserável e depois de telefonicamente saber de mais pormenores, entendi que quem assobiava achava se no direito de o fazer "porque tinha pago bilhete". Isso está certo e errado. Até uma pessoa que não pague bilhete tem o direito de assobiar um nosso jogador, mas nunca o deve fazer, especialmemte nesta altura. É óbvio que os jogadores do Benfica estão sob brasas...

Eu digo no texto que a posse de bola é superior para o Hapoel e isso tem a ver com algum medo e respeito que os joghadores do Benfica sentiram em sofrer um golo e nesse sentido a ganhar 1-0 e com o corpo e a cabeã a ferver assobiar um nosso jogador é absolutamente inaceitável.

Por tudo e mais alguma coisa... Assobiar alguem do Benfica já é mau, mas nesse timing, pior.

A verdade é que o Cardozo pediu desculpa, mas ainda não ouvi quem assobiou fazer mea culpa. Dizer "errei". Foi imaturo, emocional e no calor do jogo os nossos adeptos precipitaram-se e ponto final.

Acho que se deve encerrar este assunto, pois temos outras batalhas mais importantes para travar.

Força Benfica

O Benfica Sou Eu disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
iBenfiquista disse...

Eu logo vi!

O facto de um sócio ser 9000 ou outro número qualquer baixo, já pensa que é mais do que os outros? Então um sócio 9000 será mais do que um sócio 100.000, por exemplo? Isso é que é arrogância, hein!

E o facto de ter sido atleta do Benfica dá-lhe algum estatuto especial? Deve é estar agradecido ao Benfica por ter permitido ter sido seu atleta! Era só o que faltava! Por um lado critica um atleta actual do Benfica, por outro lado arroga-se um estatuto por ser ex-atleta. É preciso ter lata!

Sabia que por ser sócio há tanto tempo, e ter sido atleta do Benfica, tem mais responsabilidades do que meros adeptos? E devia ser o primeiro a dar o exemplo. Mas não, pelos vistos, ainda não sabe o que é ser benfiquista, apesar de estar tanto tempo no Benfica. O que não abona nada a favor do seu bom senso.

Então, meu caro consócio, deixe-me dizer-lhe que eu, para além de ser sócio do Benfica, com um número pouco superior ao seu, ainda pago as quotas a outros 3 sócios do Benfica. No entanto, por esse facto, não arrogo estatuto especial para mim. Era só o que faltava!

E continuo a dizer o mesmo. Eu, no lugar do Cardoso, não pedia desculpa. São os sócios que devem desculpa ao Cardoso!