sábado, 25 de setembro de 2010

O Jogo do Ano

Há umas semanas disse que se perdessemos qualquer ponto em Guimarães, teríamos poucas hipóteses de ser campeões. Hoje sei que o sonho de ser campeão alimenta-se de três pontos que temos de conquistar no Estádio dos Barreiros, perante um Maritimo que tambem necessita de somar aos seus dois pontinhos conquistados.

Mais uma vez oiço e leio Jesus dizer que o Benfica tem  "mais tempo de trabalho e os jogadores estão mais próximos dos níveis que pretendemos" e penso que é uma daquelas frases tão óbvias que podíamos deixar de a ouvir e/ou ver escancarada nas páginas dos jornais nas vésperas de cada jogo.

Esta semana foi pródiga em novidades e uma delas foi as declarações do senhor Villas Boas, que sugeriu que o Benfica repetisse o jogo de Guimarães. Eu acho piada ao conceito, mas não entendo como é que Jesus não respondeu dizendo que se o Villas Boas acha que se devia repetir o jogo de Guimarães então "deveria ser melhor tambem repetir os 5 jogos do FCPorto". Estes senhores gozam connosco e este ano então, temo que sejamos mesmo uma paródia nacional. Se os pontos de diferença começarem a ser de dois digitos num futuro próximo - e não temo essa consequência pelo que nós jogamos, mas pela estratégia definida pelos senhores do futebol em deixar Benfica arrumado do título antes do final do ano - poderemos mesmo ser alvo de chacota semanal por parte dessa gentalha do futebol nortenho.

O que aconteceu no campo do Nacional da Madeira e o que muito provavelmente acontecerá noutros estádios, faz-nos realmente acreditar que a coisa está programada para nos derrubar no menor espaço de tempo. Não chega ser campeão. Para eles, o FCPorto terá de ser campeão a três ou quatro jornadas do fim para assim poderem proclamar um falso domínio, que há anos apregoam ter.

O que nós temos que fazer é tentar ganhar cada jogo como se fosse sempre o único e simultaneamente  o último. Temos noventa minutos para ganhar cada jogo e é importante que nos mentalizemos que nesta altura, empate é derrota. Neste momento empatar ou perder é igual tendo em conta que no ano passado perdemos catorze pontos. Este ano perdemos nove e com sorte perderemos outros nove com mais três derrotas. Caso isso aconteça temos que encarar este campeonato como muito positivo e é nisso que temos que focar. Cada jogo é uma final e o 0-0 não serve, o 1-1 é derrota e o 2-2 um pesadelo. Este ano apenas nos serve qualquer vitória por números mais ou menos apertados e se por um acaso tivermos que perder pontos, então que os percamos com mais duas ou três derrotas, mas não nestes próximos jogos. Temos de arriscar tudo, desde o primeiro minuto em todos os campos. Só assim podemos aspirar a ser campões e mesmo que não o consigamos ser, só assim cairemos de pé.

Neste momento temos de pensar outra vez no tal "rolo compressor" da época passada porque a verdade é que o Benfica é superior à maioria das equipas que jogam este campeonato e vai ter que o mostrar em campo. Não podemos esperar pela "boa forma dos jogadores" e pelas "semanas de treino" ou "pelo entrosamento dos novos jogadores". Temos que jogar com a mesma atitude e a mesma vontade insaciável de ganhar e ganhar rápido como fazíamos no ano passado. Só assim poderemos aspirar a reduzir a distância pontual e não a aumentá-la para os virtuais campeões - FCPorto. 

Se cada semana os jogadores meterem esta frase - Jogo do Ano - no seu consciente, sub-consciente, na janela ou na porta dos balneários talvez se lembrem que para fazerem os 72 pontos que necessitamos para sermos campeões - 75 seria o ideal - poderão perder apenas os tais dois ou três jogos que falei antes. Por isso mesmo, cada jogo de campeonato esta época é mesmo o "Jogo do Ano". Sem mais demora, que se jogue a primeira final e que se ganhe, porque como dizia o outro "as finais são para ganhar".

Força Benfica

Sem comentários: