sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Alguém falou em Euforia?

Tenho lido na imprensa/blogosfera e contactado com muitos Benfiquistas que estão eufóricos com a pré-época do Benfica, com a equipa técnica, com o Rui Costa e com as sonantes contratações que fomos acompanhando neste defeso.

Compreendo esta euforia mas eu sou dos que defendo (e sempre defendi) que ficando a 20 pontos do FCPorto na época passada, tudo o que fosse iniciar este ano baixando expectativas só nos poderia ser útil ao longo da época. A verdade é que não estamos na pole position e por mais que possa custar a muitos Benfiquistas, penso que saímos exactamente donde terminámos a época passada.

Não é difícil de entender que FCPorto, Sporting e quem sabe até mesmo Guimarães, têm todas as condições para arrancar melhor que o Benfica. Não quer dizer que assim o façam, mas a verdade é que com mesmas direcções técnicas, sem saídas importantes (até ver), com plantéis equilibrados sem grandes alterações e com reforços estratégicos que tornam essas equipas mais fortes, parece-me que vamos arrancar um pouquinho atrás de todos estes adversários.

No Benfica, temos um novo director desportivo, toda uma equipa técnica nova, muitos novos jogadores, muitas saídas e obviamente falta de tempo para preparar tudo como "mandam os livros".

O que temos hoje, no dia em que se inicia o campeonato, é ainda uma equipa a fazer manchetes com reforços, e sem as dispensas todas fechadas. É inacreditável, penso que mesmo para Rui Costa, que o nosso director desportivo tenha afirmado que gostaria de ter a maioria do plantel fechado no dia 7 de Julho aquando da sua apresentação. Estamos na semana de arranque e Luís Garcia ainda é hipótese, Suazo também, e nas dispensas, Edcarlos, Binya, Nelsón e Makukula ainda estão numa corda bamba longa demais para quem quer iniciar o campeonato sem "casos". No meio de tudo isto penso que Di Maria não chega a ser um desses casos (mal seria...), mas apesar disso os jornais não param de falar na hipótese Real Madrid, caso Robinho mude para os ares londrinos do Chelsea. Vale o que vale...

Isto tudo para concluir que estamos longe de estar prontos para este dificílimo início de campeonato e não compreendo realisticamente a euforia à volta da equipa. O realismo obriga-nos a ser confiantes, optimistas (não há nenhum jogo, contra qualquer adversário, em qualquer situação que eu não acredite que o Benfica possa ganhar), mas também prudentes.

Disse aqui no blog há umas semanas que iniciar o ano 2009 com 2 ou 3 pontos atrás do primeiro classificado seria algo muito positivo. Hoje escrevo-o novamente e sei que para chegar a esse objectivo temos que encarar cada jogo como uma final. Esta máxima é um cliché que ouvimos todos os anos, mas penso que nesta época este cliché faz ainda mais sentido. Temos um início complicado, mas sabemos que tirando os jogos em casa com FCPorto e Sporting, bem como a ida a Guimarães, somos muito superiores a todos os adversários que nos defrontam nas primeiras 10 jornadas, a começar já pelo Rio Ave.

Só há uma maneira de recuperar o tempo perdido, e de minimizar os percalços que mais uma vez fazem com que esta época inicie sem o nosso plantel definido. Tudo se resume a atitude competitiva. A nossa equipa terá de lutar mais e brilhar menos, para atingir as vitórias que nos permitirão ter tempo para "dar tempo ao tempo".

Não há outra forma. Com um inicio de campeonato mau, tudo será ainda mais complicado. Com um inicio de campeonato forte e com uma vitória em Vila do Conde, damos um passo decisivo para uma tranquilidade que já vai ser abalada pelo simples facto de o adversário seguinte ser o FCPorto.

Com este contexto, ser eufórico não faz nenhum sentido. Temos claramente que meter toda a pressão em cima de quem a tem que ter neste inicio de época - FCPorto e Sporting - e aqui, parece-me estranho que todos os jogadores e equipa técnica apenas refiram FCPorto e raramente (ou terá sido mesmo nunca?) apontem o Sporting como grande favorito à conquista do campeonato.

Obviamente que sendo o maior clube nacional temos sempre que ganhar e lutar para ganhar, mas um título em 15 anos obriga-nos a ser prudentes e baixar falsas euforias. Hoje, estamos num ano zero de algo que nos vai levar seguramente ao título nos próximos anos. Não tenho dúvidas. Mas nunca vamos correr sozinhos e a nossa ajuda como adeptos e parte integrante deste Benfica, passa no imediato por termos paciência e sabermos que muito provavelmente esse título pode não chegar este ano.

Eu acredito sempre. Sempre acreditei no Benfica e assim será. Espero que a equipa possa retribuir com trabalho, atitude (como o fez e bem com Feyenoord e a espaços com o Inter) e se cada semana se comprometer a diminuir distâncias para quem neste momento parte na linha da frente, já me darei por satisfeito. Porque não nos iludamos, na alta competição as coisas não acontecem por acaso e os milagres não acontecem mais que uma ou outra vez, num ou noutro jogo. Hoje, temos que encurtar distâncias, porque é exactamente isso que se trata quando se fala da primeira jornada do campeonato 08/09.

Todos sabemos que na primeira curva duma corrida de Fórmula 1, o quarto da pole position pode passar para a a frente, desde que os primeiros três arranquem mal. No entanto, se o quarto arrancar mal dificilmente lá chegará, tendo que correr muito mais durante o resto da corrida. Não sendo tão dramático como a metáfora automobilística, penso que arrancar bem será fundamental para definir o sucesso deste campeonato. Aproveitar as primeiras 10 jornadas para não derrapar assim tanto, e esperar que a primeira curva seja nossa.

É muito importante que a primeira curva seja nossa e que o Benfica facilite o que muitas vezes por culpa própria vem complicando. Há jogos difíceis que se resolvem de forma fácil se desde o primeiro minuto se jogar no limite. Nesses dias, aplaudiremos, celebraremos, mas não devemos em nenhum momento da época, entrar em falsas euforias que só nos prejudicarão. A nós adeptos, e à equipa que tanto apoiamos. Sem euforias, com os pés bem assentes no chão, Eu Acredito!

Força Benfica

1 comentário:

Anónimo disse...

Entrevista ao bloguer Vermelhovzky. Hoje, no benfica20082009.blogspot.com