quinta-feira, 10 de julho de 2008

Benfica 08/09

Começámos finalmente a treinar. Apesar de ainda não termos terminado as principais novelas do defeso futebolístico, temos parte da equipa a treinar no Seixal com Quique Flores.

A primeira palavra deste novo Benfica vai para o treinador. Disse aqui que preferia Laudrup num determinado momento, mas hoje sem nenhum ponto conquistado ou algum ponto perdido, penso que a pessoa certa para o lugar de treinador do Benfica 08/09 é mesmo Quique Flores.

Gostei do discurso quando assinou, gerindo bem as expectativas, gostei do seu discurso na apresentação da pré-época, gosto da sua postura e melhor ainda, gosto das suas ideias.

Ele defendeu uma equipa técnica por si definida e não imposta pelo Benfica (como aconteceu com 99% dos treinadores anteriores do Benfica com maus resultados desportivos e de relacionamento - exceptuamos a dupla Trapatoni/Álvaro Magalhães mas mesmo essa com alguns problemas pessoais) e hoje temos uma equipa técnica com responsabilidades exclusivas dele mesmo e aparentemente coesa e com qualidade.

Definiu uma politica de manter a equipa do ano passado, defendendo que todos os que ficam são obrigados a render mais e espero que o consiga.

Definiu que o grupo terá que estar muito mais junto e por isso deverá passar mais tempo no centro de estágio entre treinos, tempo de lazer ou refeições, o que tendo em conta os ordenados da grande maioria parece me uma medida acertada.

Disse que todos tinham que sentir o Benfica de forma especial porque o Benfica é mesmo especial, sem ser o "special one" e isso responsabiliza quem veste a nossa camisola. Assim esperamos...

Disse que ia apostar nos jovens e até ver, tem alguns no estágio de pré-época.

Decidiu dar mais férias a todos os jogadores que acabaram a época mais tarde, independentemente de termos ou não termos pré-eliminatória o que só mostra que a Champions não é, nem pode ser, uma prioridade para quem no ano passado terminou em quarto lugar e não ganhou nada. O importante é chegar a Março/Abril/Maio em condições técnicas e físicas (especialmente físicas) para discutir tudo onde estamos envolvidos e especialmente o Campeonato.

Além de tudo isto, a postura do Quique Flores sobre a maioria dos assuntos, tem uma elegância que há muito via afastada do Benfica e que pessoalmente me agrada.

Espero que consiga arrancar bem porque apesar de toda a loucura de receber o Porto e Sporting na segunda e quarta jornada temos um intervalo grande entre o jogo com o Porto (31/08) e o jogo com o Sporting (28/09) o que permite olhar para estes jogos com alguma calma e esperança.

Que o Quique mantenha a postura que demonstrou neste arranque e que o Benfica consiga definitivamente manter-se no topo até às ultimas jornadas onde realmente se decidem os campeonatos. Mourinho dizia numa entrevista há umas semanas que é comum o Liverpool desistir do campeonato para se focar com tudo o que tem na Champions League. Se eu pudesse dizer algo ao ouvido do Quique Flores dizia-lhe o oposto. Desiste de tudo o resto e aposta tudo no campeonato, com postura de prudência focando e lembrando o tal quarto lugar do ano passado para baixar a expectativa que possa existir ou para afastar fantasmas aquando das derrotas; preparar os adversários para um Benfica em crescimento, mas a médio-longo prazo e mais importante preparar os nossos adeptos para apoiarem sempre independentemente da classificação ou das derrotas/empates que possam ir surgindo.

Penso que o Benfica pode ter um ano feliz, se for calmo e prudente em toda a linha. Que o Porto se apregoe como principal candidato, que o Sporting se vanglorie das suas contratações e das suas permanências e que se auto proclamem também eles candidatos.

Nós deveremos correr por fora, tendo em conta que Porto e Sporting mantêm mesmos treinadores, mesmas rotinas, entrosamentos definidos e o Benfica muda tudo ou quase tudo.

O campeonato. O campeonato senhor Quique Flores, mas devagarinho para não darem por nós.

Força Benfica

1 comentário:

Coluna dÁguias Gloriosas disse...

Está excelente o blog, os meus parabéns

Saudações Gloriosas
Coluna