quinta-feira, 8 de abril de 2010

Alma e Coração

Aconteça o que acontecer em Liverpool, o Benfica já ganhou mais esta época que em todas as outras últimas 5 temporadas. O ano passado fizemos um ponto na Liga Europa e fomos eliminados na primeira fase. O campeonato foi perdido exactamente quando não podíamos perder pontos e este ano, entramos em Abril com o coração dos Benfiquistas cheio de orgulho e satisfação nesta equipa e no que foi feito nos últimos meses.

Há 4 anos estive em Liverpool, onde estarei também daqui a umas horas. Ao contrário do que muitos pensam, sei que não há jogos iguais e o nosso maior trunfo nesse ano era sermos totalmente outsiders nas perspectivas de passagem da eliminatória. Eles eram campeões europeus e nós éramos campeões nacionais com uma equipa muito, muito abaixo da que temos por exemplo agora... Entrámos completamente aterrorizados com o ambiente e com esse tal inicio do Liverpool que poderia deitar por terra a nossa defesa, até que Simão faz o golo que todos conhecemos. Nestes jogos, por mais que me digam que a forma, a motivação ou os detalhes decidem um jogo, eu quero sempre acreditar que é a sorte que decide estas eliminatórias com resultados apertados e com equipas que se aproximam. O Benfica não era superior ao Liverpool mas o golo de Simão tudo mudou. E existem 1001 exemplos de provas europeias que se decidem com um golpe de sorte, merecido ou imerecido. Basta lembrar-nos de Kardec em Marselha. O Benfica merecia estar a ganhar por muitos golos de diferença, mas teve que ir um miúdo marcar aquele golão no ultimo minuto para dar justiça ao marcador.

Daqui a pouco em Anfield Road será igual. O Benfica tem de ter sorte e não vale a pena dizer muito mais sobre este jogo. Não vale a pena dizer que vamos ganhar 2-0 como há dois anos, não vale a pena dizer que o Liverpool este ano está péssimo, não vale a pena dizer que o Benfica marca sempre em todos os campos, porque infelizmente já houve jogos que não marcámos e que nos saíram bem caros - derrota em Atenas, derrota em Braga, empate em Alvalade, derrota contra Guimarães para a Taça de Portugal - não vale a pena por outro lado dizer que a equipa está cansada e por isso somos menos favoritos, não vale e pena dizer que sem Saviola é complicado, mas sem Saviola e Weldon é ainda mais difícil, nem vale a pena dizer que o Liverpool vai-nos ganhar para safar a época desportiva deles.

Daqui a pouco, por mais intelectualizada que esteja a discussão vai-se tudo resumir a sorte, ou como dizem os treinadores que tem vergonha de dizer a palavra sorte, vai-se tudo decidir nos detalhes.

É assim que Mourinho chamou ao canto que lhe deu o apuramento contra o Manchester United em Old Trafford nos quartos de final da Champions League que acabou por ganhar - detalhe... Eu chamo-lhe "sorte de ter marcado um golo no fim..."

Hoje à noite precisamos de sorte, mas no futebol a sorte procura-se e o jogo de Manchester contra Bayern ontem provou duas coisas. Primeiro provou que estar a perder por 3-0 fora quando se ganhou 2-1 em casa, torna tudo ainda possível de recuperar. Depois provou que se a sorte se procurar com atitude com garra, com força e com solidariedade entre os jogadores é muito mais fácil que essa sorte apareça. Po risso gostei de ouvir Jesus dizer que "alma e coração" não vão faltar à equipa, mesmo que faltem pernas. E é apenas isso que nós queremos. Queremos "alma e coração" que nos leve ao objectivo maior de ultrapassar este Liverpool.

Pensei nisso, de ter "alma e coração" em jogos grandes, quando o Bayern Munique marcou o golo de Robben. Quem diria que a perder 3-0 em casa do Manchester a equipa teria talento para conseguir o 3-2, mesmo jogando contra 10 (o que sempre facilita) e mesmo com a ajuda que Ferguson deu em tirar Rooney da partida? A sorte procura-se da mesma maneira que Simão a procurou naquele remate de fora de área há 4 anos em Anfield Road.

Nesse jogo, um adepto do Benfica antes do jogo começar resolveu ir a uma das bancas de apostas que há dentro do estádio, meter umas quantas libras na vitória do Benfica. Não era no apuramento, mas sim na vitória da nossa equipa. Quando ele fez isso, pensei que por um lado havia alguma inconsciência, por outro lado alguma crença cega no Benfica ou alguma perspicácia para o jogo, pois o Benfica pagava muito em caso de apuramento, mas pagava muito mais em caso de vitória em Anfield Road. Eu nunca apostei em jogos de futebol, mas se tivesse que apostar, teria sempre que o fazer a favor do Benfica. E é com este pensamento que vou entrar no avião daqui a poucas horas. Vamos ganhar, vamos passar e vamos fazer desta época, um renascimento do Grande Benfica doutros tempos.

Mas depois penso que vendo os golos que marcámos em todas a competições, vendo que temos das defesas menos batidas da Europa, lembrando-me da hegemonia exibicional que temos evidenciado, penso que no fim de contas já ganhámos muita coisa esta época, mesmo que não ganhemos o acesso às meias finais da Liga Europa. O Benfica este ano já ganhou e sei que aconteça o que acontecer esta noite, vamos aplaudir os nossos jogadores da mesma maneira que há 4 anos os adeptos do Liverpool aplaudiram a sua equipa, que a perder por 2-0 nunca por um segundo foi sequer apupada por qualquer adepto inglês. Aconteça o que acontecer sei que estes jogadores serão acarinhados em todos os jogos que fizerem até final da época, porque nós sabemos ver que eles merecem o nosso apoio incondicional.

É isso que se vai passar hoje. Eu sei que o adversário é o Liverpool, mas vendo esta época e vendo o que eles tem feito, mesmo em Lisboa ou contra o Birmingham este domingo, não merecem passar e chegar às meias finais de qualquer competição europeia. Não sinto a equipa deles com esse espírito de conquista que a nossa aparenta ter e por isso acredito que vamos passar, como acredito contra qualquer adversário. Não tenho duvidas que se tivesse a horas de embarcar para Barcelona sentiria mais ou menos o mesmo. E isso é exactamente o que sentiu aquele adepto que apostou na vitória do Benfica há 4 anos. Há algo em nós que tem uma confiança cega e depois há a parte racional que nos diz que só com sorte lá chegaremos. Pois que seja com sorte.

Que a sorte nos proteja então e que o Benfica chegue às meias finais duma competição Europeia outra vez. Já passaram 16 anos desde a última meia final com Parma e penso que esta equipa merece essa passagem, da mesma maneira que sei que Liverpool não a merece, pelo que tem feito esta época. Se fosse assim já tinhamos ganho. E já ganhámos. Este ano já ganhámos...

Força Benfica

4 comentários:

Anónimo disse...

Muito, muito, muito BOM !
Parabéns e obrigado.

Rui Pinho disse...

:)
Como sempre!

Abraço, boa(s) viagem(s) e tudo de bom!

Benfica Sempre!

Pulha Garcia disse...

O nosso Benfica tem sobretudo que estar preparado para o jogo físico do meio-campo Inglês. Nada de Aimares, pelo menos na primeira-parte. De resto, acho um erro irmos lá para defender - mais cedo ou mais tarde sofremos um golo. A nossa vocação é marcar. Dois pontas-de-lança de entrada e Di Maria solto em velocidade.

Temos uma probabilidade elevadíssima de perder mas em circunstâncias normais também temos uma probabilidade elevada de marcarmos pelo menos um golo. Oxalá por isso que sejamos nós os primeiros a abrir o marcador.

Saudações de glória

Da Velha Guarda disse...

E mais nada .
Rumo à Vitória.
Saudações Benfiquistas.