sexta-feira, 9 de abril de 2010

Nós só queremos o Benfica Campeão

Tal como diz a canção que todos cantamos no Estádio, "nós só queremos o Benfica campeão, Benfica campeão". É isso mesmo que temos que focar nestes próximos dias. Nós só queremos o Benfica campeão e esquecer o que se passou em Anfield, porque obviamente deixa marcas.

Ontem no aeroporto de Liverpool estivemos todos ao lado dos jogadores no final do jogo. Vimos nas suas caras o desalento e a desilusão estampados no rosto. Vimos adeptos solidários e crentes, aplaudindo, motivando mas a equipa parecia envergonhada e não tem que estar envergonhada de nada.

Ninguém deve dizer isto ou aquilo da táctica, da opção deste ou daquele, da visão correcta ou incorrecta de Jesus. Todos temos uma opinião e sabíamos que Jesus ao mudar estava a arriscar. Quando se arrisca e ganhamos, somos os melhores, quando se arrisca e perde podemos ser "menos bons", mas nunca maus. Quando Jesus mete Kardec em Marselha e ganha, foi herói e ontem arriscou uma ou outra coisa, que não resultou tão bem e não é por isso que se deve criticar. Devemos apoiar e no aeroporto Jesus sentiu que os adeptos estão com a equipa, com ele e não vão deixar que este jogo de ontem afecte o moral das tropas.

Obviamente que no texto anterior ao jogo, eu dizia que aprendemos com o Bayern de Munique que estar a perder 3-0, ainda pode dar hipótese de apuramento desde que se consigam marcar 2 golos. E foi isso que todos pensámos quando vimos o primeiro golo e ainda mais acreditámos quando no segundo livre de Cardozo a bola passa ao lado do poste, mas como também dizia ontem, estes jogos precisam de sorte. Ontem não houve sorte no remate do Sidnei que às três tabelas sai fora e especialmente nos três contra ataques mortíferos que fizeram o segundo, terceiro e quarto golos do Liverpool.

Benitez armou a equipa para o contra ataque, quando ninguém esperava isso. A vida é um jogo de xadrez e o futebol não foge a isso. O treinador do Liverpool sabia que se vai para a frente e deixa pouco resguardada a retaguarda, o Benfica em contra ataque pode marcar e resolveu defender. Ele sabia que podia num contra ataque explorar esse factor importante do futebol como o tinha feito na primeira mão com Torres, que isolado falhou já no segundo tempo.

Jesus controlou bem o jogo e não foi por ter metido este ou aquele jogador que o perdeu. Aliás, sem lesão de Júlio César e sem o 4-1 o Benfica teria apertado o Liverpool ás cordas, mesmo sem pernas, porque é isso que está no ADN deste Benfica. Não foi possível e o quarto golo matou o jogo. Tudo bem. Não há problema nenhum. Aprendemos com a derrota, vamos focar tudo no campeonato sem jogos a meio da semana e vamos entrar contra Sporting, como eles não desejavam. Vamos entrar concentrados, feridos com a derrota, com adeptos receosos, sem excesso de confiança que todos tínhamos em Liverpool - aliás tínhamos todos muito excesso de confiança que provavelmente até o passámos á equipa - e vamos entrar com a humildade de quem sabe que este jogo é realmente decisivo. Agora são todos decisivos, mas o facto do adversário se chamar Sporting vai fazer deste jogo uma autentica final. O Estádio vai encher porque vamos querer dar um sinal inequívoco a esta equipa que estamos 100% com eles e vamos apoiar exactamente quando eles mais precisam.

Nós só queremos o campeonato e depois no final do ano veremos o que queremos para este Benfica Europeu. Para a Champions League vamos ter que reforçar a equipa e não desbaratá-la com vendas. Espero que o Benfica entenda isso. Temos que reforçar e vender um ou dois jogadores e não três ou quatro. Não se deve tirar o pé do acelerador porque temos uma hegemonia nacional para conquistar e temos um trajecto Europeu que devolverá aos cofres muitos euros que temos investido e muito do prestigio que este ano já conquistámos.

Para a equipa não chegar tão cansada a esta altura do campeonato na próxima época - e sabendo que para o ano a Taça de Portugal é também prioridade absoluta - temos de ter uma equipa reforçada e com mais opções, contando com as lesões, o excesso de jogos e os castigos que sempre acontecem..

Agora e antes de levantar o véu do futuro, há que reforçar o presente. Estamos todos com a equipa, com Jesus e com a estrutura directiva que gere o futebol. Vamos ser campeões e é só isso que queremos. Como se diz no anúncio, "Podemos ser campeões sem ganhar ao Sporting? Sim podemos, mas não é a mesma coisa..."

Força Benfica

2 comentários:

MAGALHÃES-SAD-SLB disse...

ORA NEM MAIS!!!! FORÇA BENFICA!!! FORÇA BENFIQUISTAS!!!

Da Velha Guarda disse...

Perante esta situação, só me apetece dizer: Terça-feira estou lá.
Rumo à Vitória .
Saudações Benfiquistas.