segunda-feira, 5 de abril de 2010

Um "Abre Olhos"

Este fim de semana desportivo representou aquilo que se designa na gíria Portuguesa como um "Abre Olhos".

Vi o jogo de sexta feira entre Braga e Guimarães e se restavam dúvidas que este campeonato ainda não está ganho esse jogo dissipou-as. Como sabem, não falo muito de árbitros por aqui e até acredito que quando erram, o fazem porque são humanos, mas os penaltis do Braga são todos muito puxadinhos e o último um escândalo de todo o tamanho.

Todos sabemos que depois da entrevista de Pinto da Costa ficou provado que o ódio que o senhor tem pelo Benfica é proporcional à sua idade. Também não será difícil de entender que enquanto for matematicamente possível o Benfica não ser campeão esse senhor terá esperança nesse desfecho. A explicação é simples. Se o Benfica ficasse em segundo atrás do Braga estariam reunidas as condições para esse senhor passar o verão a alfinetar o Benfica, os adeptos do Benfica, a direcção do Benfica, os túneis onde o Benfica está, os milhões gastos pelo Benfica e mais o que essa sua cabecinha senil se lembrasse de inventar.

Alem disso, o FCPorto não indo à champions não é problema, porque se há coisa que esse senhor não se preocupa é com as finanças do seu clube, que mesmo com os milhões da champions e da venda dos seus principais jogadores dá prejuízos constantes. Não ir à champions até será a razão mais que suficiente para mandar embora Jesualdo e assim sendo, é tudo perfeito neste pensamento do sistema.

Ao contrário, Jesualdo vem muito preocupado falar da arbitragem do Braga... Não vale a pena...

Entretanto o Benfica joga hoje na Figueira com a sua melhor equipa disponível, pois só com a melhor atitude poderá continuar a pensar no título. Lá estaremos a encher o estádio de encarnado, como nos foi pedido, e a empurrar o Benfica para o título que merecidamente será nosso. Só depois pensaremos no Liverpool e em como ultrapassar esse difícil mas possível obstáculo.

Por falar em Liverpool, há hoje um senhor que escreve n´"A Bola" coisas absolutamente ridículas sobre os comentários do Benfica - Liverpool por parte dos media de Rádio e TV, mas da SIC em particular. Já no jogo de Marselha, Miguel Sousa Tavares disse que se enervou com o facciosismo dos comentários a favor da nossa equipa, mas sendo um adepto do FCPorto e escrevendo n´"A Bola" nessa condição, não estranhei. Mais estranho quando um jornalista critica os seus colegas de profissão... Eu não sei o que se passa com esta gente, mas antes de comentar vou colocar aqui as palavras deste tal de Carlos Pereira Santos:

"Os exageros, às vezes bem identificados com radicalismos, incomodam um bocadinho. A mim, pelo menos. Não andaram muito bem os camaradas que estiveram a relatar e a reportar na TV o encontro entre o Benfica e o Liverpool. Que se puxe pelo Benfica, acho muito bem, porque é uma parte considerável da Nação, e começa logo no primeiro dos ministros, mas que se perca completamente o sentido da bússola, enfim, é lamentável.

(...) Que os penaltis do Cardozo excitem os benfiquistas é lógico e bonito, principalmente num estádio cheio e vibrante. Mas que os jornalistas vibrem tanto quanto os adeptos, enfim, parece-me que não está lá muito bem."

Estas palavras falam por si... A mim parece-me que nem o senhor Pinto da Costa teria coragem de escrever ou dizer uma coisa destas, mas pelos vistos a vergonha é algo que este senhor nem tem. Aliás, nem vergonha, nem competência, nem inteligência, para não falar de solidariedade de classe jornalística.

Não contente com o que diz acerca dos comentários do Benfica - Liverpool, a segunda parte da sua crónica é sobre o jogo Braga-Guimarães.

Diz este senhor que:

"Volto aos exageros, porque o futebol é um jogo de paixões (o golfe também, que o diga Tiger Woods). E isto porque tive a incumbência de fazer a crónica do Sp. Braga-V. Guimarães. Julgo que nunca me foi tão complicado fazer uma crónica e só foi possível arrancar com o texto graças à ajuda dos meus companheiros de redacção. O árbitro no meio de uma alhada, cinco grandes penalidades, uma delas desfeita pelo próprio árbitro, diz-se que com recurso a meios audiovisuais, jogadores sempre em volta do juiz, empurrando, vociferando, insultando.

Um derby quentinho, como se quer, mas façam o favor de agradecer também ao treinador do Vitória de Guimarães. Deu-se ao luxo de invadir o relvado duas vezes, de manifestar constantemente o seu desagrado de forma exuberante. Contagiou a plateia. E não mereceu ordem de expulsão. Por mim, está expulso, leva o vermelho, porque para ser treinador não chega ter qualidade."

Ou seja, eu li a sua crónica de "A Bola" no sábado - agora sim entendo porque foi tão mansinha para o arbitro e para o jogo em geral - e não entendo como precisou de ser ajudado pelos seus companheiros para escrever essa mesma crónica. Se há crónica fácil de escrever para um jornalista sério é esta. Basta retratar os factos do jogo, opinar sobre a táctica e técnica dos intervenientes e focar o escândalo de arbitragem que foi esse encontro. Nada mais fácil para um jornalista competetente. Agora se lhe pedirem que escreva um texto sabendo que está a mando de alguém, se lhe pedirem que escreva um texto mansinho perante o maior escândalo do ano desportivo em Portugal, então se calhar já lhe custa mais. O senhor deveria fazer um exercício de consciência e de inteligência, ate porque ao contrário do árbitro tem tempo, imagens televisivas, a distancia suficiente e a obrigação jornalistica de o fazer.

Imagine, senhor jornalista, que daqui a 50 anos um neto ou bisneto seu queria saber o que se tinha passado num escandaloso jogo de futebol entre Braga e Guimarães do ano 2010. Iria à hemeroteca, pegaria no jornal "A Bola" e lia esse esse tal fatídico e difícil texto do seu avô. Esse seu neto ou bisneto estaria envergonhado com o avô que tinha. Seguramente, especialmente se essa pessoa fosse de bem, como aliás tenho o jornalista como pessoa de bem. Nunca confundo incompetência com má formação.

Envergonhado é pouco, porque se lesse a crónica de hoje, esse neto então sentir-se-ia escandalizado. Se esse seu neto ou bisneto fosse jornalista então a palavra terá de ser um pouco mais forte. Estar escandalizado é pouco para alguém que mente, que omite e que que claramente escreve a fazer fretes a outros poderes.

Não entendo como alguém pode criticar um treinador que foi ROUBADO com tudo o que havia mais à mão, num jogo em que futebolisticamente em nada foi inferior ao Braga, só porque na linha manifestou o seu desagrado de forma exuberante. O senhor além de incompetente tem aí algo de ditadorzinho... Os ditadores gostam de fazer mal e que os prejudicados comam caladinhos. Você achava o mesmo... Que o senhor Paulo Sérgio deveria ver o escândalo que estava a ser feito à sua frente e que aplaudisse, que estivesse caladinho, que não opinasse - como deveria ter acontecido com os senhores comentadores da SIC aquando dos golos de Cardozo.

Se para este jornalista, o treinador Paulo Sérgio merece vermelho, então as palavras de Domingos a dizer que o arbitro "não influenciou o resultado" merecem irradiação completa do futebol e isso o senhor jornalista não soube avaliar. Aliás por falar em irradiação completa do futebol, eu já vi muitos jornalistas de várias áreas que se armam em muito importantes e depois acabam mal na vida. Não me admiraria que o senhor fosse um desses, mas se quer a minha opinião, o futebol poderia prescindir de si já a partir de hoje.

Eu tenho o jornal "A Bola" como um diário plural e sei que assim continuará a ser, mas esta crónica jornalistica hoje, vem cheia de imparcialidades. Se eu gosto de ver imparcialidades no Miguel Sousa Tavares, no Eduardo Barroso, no Ricardo Araújo Pereira ou no meu caro Zé Diogo Quintela, vê-las nas páginas de opinião por parte dum jornalista já se tornam perigosas e com muito pouca piada..

Enfim, fica o resisto. Aviso à navegação e aos comentadores de TV da SIC que comentem o jogo de Liverpool. Não comemorem os golos do Benfica, mas pelos vistos segundo este senhor tem ordem para poder aplaudir os golos do Liverpool. E digam bem do Gerrard e do Torres todo o jogo, porque eles merecem ser apoiados, coitadinhos...

Para hoje, que os três pontos apareçam de qualquer maneira. De certeza que eu ficarei contente e este senhor jornalista todo tristinho. Que assim seja!

Força Benfica

2 comentários:

luis disse...

Boas

Alerto para um erro no seu texto, o treinador do vitória chama-se Paulo Sérgio e não Paulo Machado.

Sobre as vários cronistas (jornalistas ou não) dos jornais desportivos apenas gostava de saber quanto é que eles ganham para escrever essas crónicas porque vejo muito boa gente a escrever, por gosto, em blogs com maior qualidade e informação no conteúdo do aquilo que aparece nos jornais. Isso, claro está, independentemente da parcialidade dessas opiniões.


Abraços gloriosos

O Benfica Sou Eu disse...

Meu Caro Luis

Obvimente que o treinador do Guimarães é Paulo Sérgio e não Paulo Machado. No entanto, mais vale tarde que nunca e já tenho o nome do senhor correctamente escrito.

Em relação à qualidade dos bloggers é algo que vai continuar a aparecer e provavelmente alguns acabarão a colaborar com os media.Se aumentarem a qualidade desses media são bem vindos.

Apareça sempre

Força Benfica