sexta-feira, 30 de abril de 2010

Cruel Destino

Quis o destino que não pudesse deslocar-me ao Dragão este ano. Acabo de saber que estarei representado por sete dos indefectíveis com quem tenho percorrido muitos dos estádios deste país e isso já me satisfaz. Sei que parte de mim estará obviamente nesse Estádio do Dragão, à semelhança de há 5 anos quando estivemos todos no Estádio do Bessa para celebrar o 31º título do nosso Glorioso.

Estou em New York entre trabalho e lazer. Tenho um ou dois grandes objectivos profissionais nesta semana e obviamente um ou outro objectivo mais pessoal que passa por ver um ou outro espectáculo, ver um ou outro amigo e assistir ao jogo FCPorto - Benfica junto da família Benfiquista.

Fui a Newark ver alguns jogos quando aqui estou e decidi lá ir no domingo para comemorar com a "nossa gente" o 32º título do Benfica apesar do bar onde costumo ver futebol em New York anunciar que às 315pm transmitirá esse importante jogo do nosso campeonato. No entanto prefiro ir a Newark e ver lá o jogo com emigrantes apaixonados pelo nosso Glorioso.

Pois hoje ao acordar deparei-me com um dos dilemas a que eu denomino de "Cruel Destino" no título deste post.

Só eu sei o que me custa estar longe do Dragão esta semana, só eu sei o que me custa estar longe da possivel festa que este domingo sairá em cada rua ou avenida deste nosso Portugal, só eu sei o que me custa estar do outro lado do Atlântico neste fim de semana que tanto desejei que chegasse. No entanto, o plano de Newark animou-me e sabia que ia estar bem acompanhado.

Um dos objectivos profissionais que tenho deste lado do mundo, é falar com um actor "mais ou menos" famoso e concluir um contacto que foi iniciado há uns meses, mas nunca efectivamente consumado.

Soube que esse actor estará esta semana no Tribeca Film Festival e animei-me com a hipótese de finalmente chegar à fala com ele. Pois bem, hoje ao procurar a hora e dia em que esse actor estará presente nesse Festival, deparei-me com a hora que me fez quase chorar. Não pode ser... Às 3pm de dia 2 de Maio de 2010. Não pode ser... Não pode estar a acontecer isto...

Eu não posso estar às 3pm em Newark e em Tribeca ao mesmo tempo. Eu tenho uma estrela que normalmente me acompanha nos meus objectivos mais importantes. Essa estrela dá-me mas cobra-me ao mesmo tempo. Essa estrela sabe que vou ter que decidir entre um contacto desejado há varios meses e muito importante para um futuro projecto profissional ou a paixão de ver o meu clube campeão com os meus.

Estou de rastos. A sério... Há dias em que penso, porque é que este cruel destino me faz isto? Porquê? Porque e como é que por uma ordem de razões inexplicável o destino me coloca ao mesmo tempo, a um domingo - que devia ser um dia de descanso - à mesma hora, dois objectivos que persigo há mais de 10 meses? A razão só pode ser metafísica e eu cá estarei para solucionar este problema. Sei que preciso de 5 minutos para falar com essa pessoa e sei que o jogo dura 90 minutos. Sei que posso tentar fazer as duas coisas, mas não posso mudar a indumentária e obviamente que não será desejável falar com uma pessoa importante dum meio artistico onde me movo, com a camisola da sorte do Benfica... Tudo isto me vai ocupar os próximos dois dias e eu encontrarei um plano, uma solução... O dinheiro paga tudo e nem que tenha um táxi com choffeur a postos com duas mudas de roupa à mão, eu vou conseguir que este 2 de Maio de 2010 seja um dia feliz e completo em Newark e esperançoso no chic bairro de Tribeca.

Assim espero...

Entretanto e deixando o meu cruel destino e as vissicitudes destas minhas difíceis decisões pessoais, tenho asistido incrédulo a alguns comentários sobre este jogo à distancia. O ultimo que assisti foi deste senhor Hulk que diz hoje :

"O Benfica justo campeão? Não sei... Se tivéssemos todos os jogadores disponíveis durante toda a época, não sei se estaríamos melhor, podíamos até estar pior, mas nunca se sabe. Agora quando o treinador pode escolher quem quer, tem todos os jogadores disponíveis, é o melhor que lhe pode acontecer. Quando não tem é complicado», afirmou o brasileiro, durante a Superflash e citado pela RR, que antecedeu o treino portista. Cristiano Ronaldo afirmou durante a semana que o FC Porto deveria reconhecer a valor dos «encarnados», mas Hulk tem opinião contrária à do internacional português: «Mérito ao Benfica? Temos que dar mérito é ao Porto». «Se olharmos para trás, nos últimos sete anos o Porto foi campeão seis vezes. Isso é muito grande», argumentou.".

Este texto retirado do site de "A Bola" revela muito da atitude deste FCPorto manhoso, pequenino e mesquinho. Isto é um retrato dum clube que teima em estar sempre do lado errado, do lado "dos maus", do lado pequeno da História. Eu lembro ao Hulk que ser "muito grande" como ele diz é reconhecer o mérito dos adversários e criar condições para que num futuro próximo possa ser novamente campeão. Isto é ser grande... Obviamente que em 7 anos ser 6 vezes campeão - prepara-se para ser em 8 anos, 6 vezes campeão que não é muito, mas assim mesmo, um pouquinho diferente - é grande, mas neste momento há que ser realmente grande na atitude e isso eles não conseguem ser. Nem hoje, nem nunca e isso é o que ninguém vai conseguir alterar.

A verdade é que este ano em dois jogos contra o Benfica o FCPorto perdeu 1-0 e 3-0 e em ambas as partidas, o Benfica teve muitas limitações em montar a equipa. Aliás o primeiro jogo em Dezembro, foi jogado com o FCPorto na máxima força e o Benfica a lançar um Ás de nome Luis Filipe o que diz muito da dificuldade de Jesus em fazer a equipa e diz muito do espírito de todo o plantel em responder bem quando chamado a jogo.

Ainda a propósito do espírito do FCPorto, há alguns notáveis que tentam ser "normais", pensar de forma "normal" e ter uma atitude "normal". Dos comentadores que falam sobe o FCPorto realço o músico Miguel Guedes que na Antena 1 mostra que afinal há esperança para uma nova geração de portistas, o Miguel Sousa Tavares que entre um ou outro texto mais inflamado, mantem a paixão e alguma verticalidade e um ou outro amigo anónimo que realmente se preocupam em mudar a imagem e a maneira de ser deste clube, nem que seja nos bancos de jardim ou nos cafés.

Tirando esses exemplos, toda a génese deste clube é pobre, pequenina e provinciana. Mesmo que ganhem 50 títulos em 50 anos e sejam 10 vezes campeões Europeus em 10 anos seguidos, este clube tem dificuldades em ser grande. Porque ser grande não é ganhar só títulos. Ser grande é ser humilde na atitude, ser grande é ser solidário com os vencidos, ser grande é ser lutador e guerreiro mas com fair play. E o Benfica tem sido grande na travessia do deserto que nos levou a estar anos e anos sem títulos e será grande na travessia das vitórias que desejavelmente partilharemos com Sporting e FCPorto nesta década.

Pois esta décda de vitórias pode começar este fim de semana no palco mais desejado. É mais uma vez cruel este destino que nos mete a jogar o jogo do título no Estádio do Dragão onde só ganhámos uma vez com dois golos de Nuno Gomes na baliza do nosso lado... Estava lá e vivi esses golos com enorme felicidade. Repetir essa façanha só estará ao alcance do melhor Benfica da época. Já o tivemos em grandes jogos e obviamente que esperamos que o Benfica entre forte e com atitude vencedora. No entanto, este campeonato acaba quando matematicamente formos campeões e poderíamos tê-lo sido a semana passada se por acaso tivéssemos ganho em casa ao SCBraga por 2-0. Bastava um golinho no jogo em casa contra Braga para nos poupar todas estas contas até ao final do campeonato. Com 75 golos marcados e 16 golos sofridos o Benfica é o dominador óbvio deste campeonato. Só alguem com dois neurónios como o Hulk ou Pinto da Costa pode colocar em dúvida a justiça desta liderança e do título anunciado. O SCBraga tem 46 golos marcados e 19 sofridos. Com o tal golinho contra SCBraga que não apareceu, o Benfica era matematicamente campeão porque não seria provável que contra Paços de Ferreira e Nacional da Madeira o SCBraga recuperasse mais de 30 golos no goal average.

A verdade é que não marcámos esse golo e vamos ter que lutar até ao fim pela conquista deste título. Que seja até ao fim. Nós queremos muito ganhá-lo esta semana e penso que os nossos jogadores tambem. Queremos MUITO ganhar este título em casa do FCPorto e deixemo-nos de hipocrisias e de receios mal vedados... Perder em casa do FCPorto este domingo deixa um travo amargo na nossa boca depois duma época excepcional. Não vale a pena falsas modéstias ou falsos receios. Queremos ganhar o campeonato nas Antas e assumir isso sem rodeios é meio caminho andado para a vitória. Não queremos perder o jogo e conquistá-lo no último jogo.

Queremos ganhá-lo já porque fazê-lo em pleno Estádio das Antas é o tónico perfeito para essa derrocada dum modelo, dum clube e dum presidente que teima em mexer-se mas que todos sabemos que está futebolisticamente moribundo. Se tudo correr como previsto, no próximo ano não terão Champions e terão de viver com as migalhas da Europa League. Nós sobrevivemos e reerguemo-nos com quatro épocas apenas com essas migalhas. O FCPorto não sobrevirá a duas épocas sem Champions e esse terá de ser o objectivo no próximo ano. Ser campeão e evitar que o FCPorto volte à grande ribalta do futebol Internacional. Ganhar domingo será o primeiro carimbo na passagem de testemunho entre um futebol e uma atitude pequena, sectária e provinciana para um futebol atractivo, aberto e solidário com todos os parceiros desta industria.

Que assim seja e que o Benfica seja campeão este domingo.

Eu estarei a ver o jogo e a emocionar-me no momento em que o árbitro termine o encontro. Aliás eu vou conseguir ver todo o jogo e ter os 5 minutos que preciso no Tribeca Film Festival. E já sei como... Poderia ser campeão sem ver o jogo do título? Poderia, mas não seria a mesma coisa. Afinal de contas, O Benfica Sou Eu.

Força Benfica

1 comentário:

Trapalhadas disse...

A festa vai ser em todo o lado...:P

Carreha benfica