segunda-feira, 12 de maio de 2008

Acabou esta triste época

Finalmente acabou. Foi dura, longa e muito penosa a época 2007/2008. Acabou.

Agora temos férias e tempo para preparar o que tem de ser bem preparado. Em vez de termos três treinadores num ano espero que tenhamos um treinador em três anos. Espero que dispensem quem está a mais e que contratem menos e bons. Espero que a prioridade seja o campeonato e que possamos ser Campeões daqui a um ano.

Espero que sejam inteligentes e que coloquem pressão no Porto desde o primeiro minuto. Espero que o novo treinador tenha um discurso interno de prioridade ao título mas que baixe expectativas para o exterior dizendo algo similar a :

"Nenhuma equipa que acabe o campeonato a vinte pontos do primeiro e em quarto lugar pode aspirar a ser campeão na época seguinte. Qualquer resultado que seja superior a quarto lugar e qualquer resultado que reduza a diferença pontual tem se ser encarado como positivo. Há muito trabalho pela frente e este é realmente um projecto a três anos e não a três meses, como os anteriores que aqui passaram nesta época. O Porto é o fortíssimo candidato, o Sporting o segundo grande candidato e vamos considerar que o Benfica é o candidato a candidato."

É este o discurso que o novo treinador tem de manter para fora. De paciência, de expectativas abaixo do real valor da equipa. A direcção não pode voltar a gerir futebol como quem gere outros negócios. Não é a mesma coisa. Aqui a expectativa joga contra nós ao contrário de outros negócios, doutros mercados. As frases ditas no inicio da época transacta - " O Benfica tem a melhor equipa dos últimos 10 anos" - só nos fragilizam. A direcção tem de aprender a gerir futebol como tão bem gere os outros dossiers do marketing/sponsors/gestão financeira e já é altura de o fazer. Nunca é tarde para aprender.

Não é altura para falar no novo treinador, mas já se começou mal. A câmara da Sic estava no lugar errado na hora errada. Tornar público aquele encontro fragilizou o Eriksson na negociação da rescisão com o Manchester City, criou expectativas altas aos adeptos Benfiquistas e faz com que qualquer outra escolha que não o Eriksson seja uma segunda escolha.

Começamos mal Rui Costa, mas tudo se aprende. Penso que na relação com os media vai depender muito do sucesso deste novo ciclo que hoje se inicia. Sinceramente espero que o Eriksson aceite a proposta que lhe fizeram e que mais importante que aceitar é que aceite já esta semana, porque se deixa passar muito tempo além do Jorge Ribeiro e do Ruben Amorim ainda compram mais uns quantos jogadores que o novo treinador não ouviu falar...

Força Benfica

Sem comentários: