quarta-feira, 14 de maio de 2008

Adeus Eriksson

Na última quarta feira quando vi as imagens de Rui Costa em Manchester tive sentimentos mistos. A minha primeira sensação foi que afinal o Eriksson tinha já assinado. Fiquei contente por saber que um dos grandes treinadores europeus voltava ao Benfica, não se importando de jogar a taça Uefa num primeiro momento, dando prioridade ao campeonato nesta época inicial. Passados uns minutos, entendi que afinal aquele teria sido um encontro de primeira conversa, de apresentação de proposta e não de assinatura. A decisão ficaria para mais tarde. Para esta semana...

Aí entendi que o Rui Costa tinha cometido o primeiro erro. Primeiro porque devia ter tido cuidado (muito cuidado) para manter este encontro secreto. Segundo, porque na verdade este contacto poderia ter sido telefónico (conference call, vídeo conferência na melhor hipótese) não se expondo publicamente no seu primeiro dia como director desportivo. E mais importante que tudo isto, desejava que Rui Costa iniciasse funções mudando aquilo que se pode mudar no imediato que é a gestão de expectativas.

O Benfica não pode continuar a passar longos defesos de indecisões, de nomes que se "semi" confirmam, de expectativas goradas que só nos fragilizam. O Benfica tem de definir as prioridades em termos de época com um grupo reduzidíssimo de pessoas, colocá-las em prática e anunciá-las publicamente depois. Bem sei que os media inventam 1001 coisas sobre o Glorioso. No entanto, temos de ser nós a gerir as expectativas do nosso clube.

Hoje leio duas teorias sobre a não vinda de Eriksoon nos jornais. Uma das teorias refere que o Benfica tinha um acordo onde esperava até esta segunda feira dia 12 por uma decisão de Eriksson. Passado esse prazo, e sem ter uma decisão final do treinador o Benfica decide desitir da sua contratação não esperando nem mais um dia, apontando baterias a outro nome. Parece-me muito reboscada esta ideia que para contratar o treinador para os próximos três/quatro/cinco anos, não se pode esperar nem mais um minuto.

A teoria mais plausível (até porque é a reproduzida por "A Bola") refere que afinal Eriksson recusou a proposta do Benfica porque tem propostas financeiramente mais vantajosas. Muito bem. Não vem mal ao mundo que o senhor queira receber mais dinheiro ou que encare outro projecto desportivo mais aliciante.

Eu não tenho nomes em carteira, nem estarei aqui a dizer quem contrataria ou não contrataria. Gostei da opção Carlos Queiroz na perspectiva de longo prazo - contrato de 5 anos por 10 milhões de Euros parecia-me justo e possível para as nossas finanças. Gostava desta opção pelo que ele representava em termos de estabilidade, pelo aproveitamento que podiamos ter das camadas jovens e dum modelo de jogo consolidado. Com Carlos Queiroz teríamos credibilidade outra vez e poderíamos simultaneamente ter alguém que conhece a mística Benfiquista e detém o respeito internacional que nesta altura é muito importante. Sempre achei que com a sua idade, esta seria uma boa altura para um regresso a Portugal, mas também entendo que o projecto Manchester United seja algo muito apetecível para o abandonar neste momento. Tudo isto se aplica a Eriksson.

Pessoalmente gosto dele e devemos lembrarmo-nos de quando o contratámos na década de 80. Ele representava alguém estrangeiro, evoluído, extremamente jovem, com ideias revolucionárias do treino e da abordagem táctica ao jogo. Pois podemos fazer copy/paste e tentar ver quem pode preencher esses requisitos em 2008. Ouvi alguém dizer Laudrup? (O que nos eliminou com o Getafe? Muito boa ideia... Quem sugeriu este?)

Não podemos deixar que saiam na Imprensa nomes todos os dias - Quique Flores é o próximo - porque isso torna o novo treinador do Benfica numa aparente segunda, terceira ou quarta escolha. Como também não se pode estar a contratar treinadores adjuntos sem saber o nome do treinador principal - diz se que Diamantino está contratado mas prefiro pensar que se trata de especulação jornalística. Lembro que José Mourinho nunca aceitou o nome de Jesualdo Ferreira para adjunto e custa me a acreditar que ainda queiram impor treinadores adjuntos "da casa" sem terem escolhido ainda o treinador principal.

Por falar em adjuntos e por falar em Mourinho deixo aqui umas imagens do Special One ainda como adjunto no Estrela da Amadora.

E por falar em adjuntos e em Carlos Queiroz espero que ninguém se lembre do Peseiro - agora que acaba de ser "estrategicamente" dispensado do Panathinaikos.

Gostei de te ver Rui Costa a falar com confiança na primeira conferência de Imprensa. Ficas bem e fica te bem o cargo. Boa Sorte. Como desejamos todos que tenhas Sorte...

Força Benfica




Sem comentários: