sexta-feira, 23 de maio de 2008

Que sejas feliz

Um tal de Cristian Rodriguez disse ontem no aeroporto, ao lado dos seus colegas que com ele chegavam de Angola que "ficava contente se o Porto me contratar" (sic).

Eu sei que estas frases não podem ser analisadas fora de contexto e que muitas vezes têem estratégias de negócio mais elaboradas, mas isso pouco me importa. O que importa é que o Benfica tem de começar a dar-se ao Respeito. Não podemos deixar que um qualquer jogador diga com o emblema do nosso Clube ao peito (seja de fato treino, fato de protocolo ou de camisola oficial) que ficava contente que outro clube o contratasse - ainda por mais se esse outro clube é o FCPorto.

Eu compreendo que para um Uruguaio que chegue a Portugal e jogue num clube que fique em quarto lugar, com três treinadores num ano, que não ganhe nada, ao ver outro clube ganhar o campeonato com uma vintena de pontos à sua frente, até pode no seu íntimo pensar que seria bom jogar nesse tal clube de nome FCPorto.

Nem sequer o censuro. O que censuro é que o diga à imprensa, no timing que o disse. O que é censurável, é que alguém depois de vestir a nossa camisola durante uma época, pense que o Benfica é um "clubezinho" quando na verdade somos muito Grandes. Eu não gosto de gritar alto que somos melhores ou piores que este ou aquele, mas sei que todos nós que Amamos o Benfica, não admitimos que existam jogadores que vestem a nossa camisola com vontade clara (e expressa nos media) de se mudarem para um clube rival.

Depois de ler estas afirmações eu só faria uma coisa. Chamaria o agente de Christian Rodriguez e dizia-lhe que não necessitaríamos de voltar a falar mais sobre o assunto da contratação/folha salarial/anos de contrato do seu cliente. Dizia-lhe que o Benfica é Grande demais para ter jogadores pequenos, pouco inteligentes e contrariados. Nesse sentido, fechava em menos de um minuto o "dossier Rodriguez", comunicando-lhe que não tinhamos nenhum interesse na sua continuidade no clube, fazendo-lhe o favor de a partir desse momento poder negociar com quem achasse mais conveniente.

Só existe uma maneira de comunicar ao agente do jogador esta decisão - com simpatia. Sem arrogâncias de nenhum género. Sem necessidade de gritos ou de "bater com a porta". Com elegância, com dignidade e com um aperto de mão final. Sem o conceito de perseguição, de inimigo ou de mal estar. Apenas defendendo a Instituição, com elevação. Só assim faz sentido.

E ao contrário do que tenho aqui refererido em anteriores posts, comunicava o que tinha acabado de decidir aos media para que todos os Benfiquistas soubessem que no "meu" Benfica ainda existe Respeito.

Eu sei que neste mundo de hoje, temos de ter calma com os negócios. Cabeça fria. Serenidade, tranquilidade e muita capacidade de gestão. Não se pode gerir um clube com base em declarações fora do contexto - e o que há mais nos media são declarações fora de contexto. Eu sei disso tudo. Sei que neste negócio do futebol se engolem muitos sapos para se chegarem a objectivos maiores. Sei que neste mundo, temos de pensar e decidir com tudo contextualizado. Sei disso tudo. Mas também sei o valor do Benfica. Sei o que é ser do Benfica e o que representa o nosso Benfica, mesmo ficando em quarto lugar no campeonato.

Sei que só com decisões destas, assumindo o risco de se estar a perder muito e a ganhar (muito) pouco se volta a conquistar o Respeito de todos. Temos que nos dar ao Respeito e voltar a ser o Glorioso de outros tempos - se não o somos no relvado que não o deixemos de ser na atitude, na elevação e nos nossos valores.

É muito importante que o Benfica depois de ter ganho a credibilidade dos bancos, ganhe também a credibilidade dos bancos de jardim, onde a mística continua viva. Ninguém duvide que a mística continue viva nesses bancos de jardim, na mente de cada um de nós e na noção que todos temos dos valores íntrinsecos dessa mesma mística.

As decisões quando são controversas não significam que tenham que ser tomadas com uma atitude pouco inteligente. Ser inteligente neste caso, era tomar uma decisão pessoal, de liderança e de aviso claro a todos que sirvam o Glorioso, que o Benfica (mesmo com o quarto lugar do campeonato 07/08) é o o Grande clube nacional, um dos clubes com mais História da Europa e que exige de cada um que o sirva, Respeito.

Que um Uruguaio não saiba tudo isto, não há nenhum problema. O problema está quando nós próprios, que somos o Benfica, nos esqueçemos do quão Gloriosa é a nossa História e os nossos valores .

Este episódio será um fait divers no final desta semana. Sei disso, como qualquer um de vós. No entanto é exactamente por saber que será um fait divers que penso que se deveria fazer algo para criar um precendente importante que fosse referência no objectivo primordial de nos voltarmos a dar ao Respeito.

Como estamos a falar de Respeito, respeitarei qualquer decisão que não seja a que aqui preconizo, e se tiver que continuar a gritar o seu nome em todos os estádios por onde passe o Glorioso, na(s) próxima época(s) assim o farei. Para que fique claro, faço-o apenas e só por Respeito...

Força Benfica

Sem comentários: