quinta-feira, 17 de julho de 2008

O Cachecol Personalizado

Todos nós recebemos um cachecol personalizado com o nosso nome depois de termos renovado o nosso cativo. Bem, todos nós não porque o prazo de renovação foi alargado o que significa que a percentagem de renovações não foi tão alta como esperávamos.

Nem com o cachecol personalizado a direcção conseguiu que todos renovássemos os nossos cativos. É pena, porque em quase 200 000 sócios, não há 30 000 que compram cativo, o que é preocupante para um clube que quer chegar (e chegará) a altos patamares nacionais e europeus nos próximos anos.

Nós temos uma envolvente social complicada e é mais fácil ter sócios em todo o país, em todo o mundo, mesmo que distantes da catedral, que ter cativos fiéis em todos os jogos em casa. Isso parece-nos a todos óbvio. No entanto, há razões que contribuem para esta pouca motivação em correr para a renovação do cativo para a época 08/09.

A principal razão tem a ver com a parte externa ao clube e com a crise enorme que se abate sobre Portugal e Europa - se bem que com o mal da Europa podemos todos nós benfiquistas bem... É óbvio que apesar da paixão ser forte e maior que tudo, há necessidades básicas prioritárias para muitos dos que amam o clube.

Segundo porque mesmo com dinheiro disponível, o quarto lugar do ano passado não motiva todos a renovar esse cativo.

Terceiro, porque esta novela UEFA/Champions desgasta e envolve o Benfica numa imagem negativa que em nada dignifica o clube.

Quarto porque até hoje, não tinhamos uma única contratação realmente estimulante - a não ser a do próprio Quique Flores.

Haverá mais razões para o alargamento do prazo de renovação de cativos (tempo de férias para alguns, perguiça de outros) mas a verdade é que todas estas razões estão agora fora de timing. Agora com equipa técnica forte, com a decisão da UEFA definida, com a equipa bem reforçada, com a estabilidade que necessitamos, estão reunidas as condições para a plena renovação de todos os cativos da época transacta.

Depois de chegarmos realmente aos 200 000 sócios (e apesar de estarmos a 2/3 do que o nosso presidente sonhou) é altura de começar a equacionar soluções para que o nosso estádio tenha uma taxa de ocupação com cativos na ordem dos 60% - à volta de 40 000 lugares. A verdade é que essas soluções não são fáceis nem miraculosas e dependem muito da tal envolvente emocional só possivel se bem catapultada com vitórias. Que o ciclo se inicie desde já.

Nesse dia, quando tivermos 40 000 cativos na primeira jornada da liga, o Benfica dá um passo de gigante no tal sonho de conquista crescente da Europa que todos nós desejamos - e ainda podemos ganhar um cachecol personalizado com o nosso nome.

Como acabou ontem o prazo de renovação, a apartir de hoje estão disponíveis todos os cativos que sobraram dessa renovação, podendo adquiri-lo de várias formas, mas sem o tal cachecol personalizado. Não fará falta...

Força Benfica

Sem comentários: