terça-feira, 15 de julho de 2008

Benfica na Taça Uefa 08/09 (Parte II)

O Benfica vai jogar a Taça Uefa na época 08/09 como aliás aqui já escrevi num outro post.

Aparentemente, esta decisão é agora final, se bem que uma decisão final (ou finalíssima?) ainda pode estar dependente de algumas questões júridicas relacionadas com a FPF e o célebre Conselho de Justiça.

A primeira conclusão desta entrada definitiva na Taça Uefa é que desportivamente ela é inteiramente merecida pelo nosso quarto lugar na época passada.

A segunda conclusão é que, até ver, esta decisão é talvez a maior derrota pessoal de Luís Filipe Vieira desde que é nosso Presidente.

O nosso Presidente definiu estrategicamente uma guerra aberta com Pinto da Costa, certo que as histórias que se contam e contavam, seriam suficientemente graves para condená-lo a ele e ao FCPorto por alegados crimes de corrupção.

Na justiça desportiva, o FCPorto foi punido com a retirada de 6 pontos na ápoca 07/08 (veremos se esses 6 pontos não serão agora subtraídos na próxima época, tendo em conta os recursos apresentados) e apesar de toda o alarido em torno da participação ou não do clube na liga dos campeões a verdade é que o FCPorto será um dos nomes a incluir no Pote 2 dos grupos da Champions 08/09.

Na justiça civil, aparentemente os casos estão arquivados e nem livro, nem filme, nem Maria José Morgado conseguiram encontrar provas jurídicas suficientes para incriminar Pinto da Costa e "sus muchachos".

Neste cenário de guerra aberta a Pinto da Costa e com estes resultados que referi, parece-me óbvio que é uma derrota em toda a linha para Luís Filipe Vieira.

Mas não vem nenhum mal ao mundo com esta derrota. Pior são a vintena de pontos que escandalosamente a equipa de futebol do FCPorto somou a mais que o Benfica na tabela classificativa da Liga 07/08. Para mim isso é que são assuntos que temos que ter em conta e nessa matéria, espero que todos façam algo para que isto não se repita mais na nossa História.

No entanto, eu penso que este caso da presença ou não do FCPorto na liga dos campeões deveria ter sido tratado pelo Benfica de forma distante mas atenta. Ou seja, devíamos claramente ter assumido desde o inicio uma postura de "não entrevista", de "não comentário", de "não colocar estes assuntos jurídicos nos jornais" mas ao mesmo tempo estar com o departamento jurídico em cima do acontecimento. Mas em cima do acontecimento, significa estar atentos e defender o que temos que defender, sabendo que o principal actor neste filme seria o FCPorto.

Achei sempre que quanto mais o Benfica aparecesse nos media a falar deste assunto (seja através de directores, de advogados ou através do nosso Presidente) mais se colocava a jeito de ser enxovalhado caso se decidisse algo a favor do FCPorto.

A decisão foi hoje conhecida e o Benfica responde num comunicado com tom explicativo de todo o processo mas simultaneamente crítico em relação a Uefa. É isto que eu não entendo. Porque é que temos de ser críticos em relação a um organismo que está acima de todos nós e contra o qual nós não podemos sequer competir? Temos que fechar a porta deste assunto com elevação, mudando a página e focando de uma vez por todas no que interessa focar - na nossa equipa de futebol e na performance dessa equipa neste próximo ano. Ponto Final.

Não interessa agora falar mais do assunto, porque na verdade nós não tínhamos nada a ver com o assunto. O assunto era com o FCPorto. Eles é que tinham ou não tinham de se preocupar e nós quanto muito teríamos que esperar uma decisão e depois então disputar uma pré eliminatória que poderíamos ou não ganhar.

Só tenho pena que tenhamos estado tão expostos em todo este processo. Muita pena. A elevação que temos e que iremos ter no futuro não se compadece com guerras de bastidores sujas a que não pertencemos de todo.

Agora trabalho e muito foco no que temos para ganhar. Dentro de campo...

Força Benfica


Sem comentários: