quinta-feira, 31 de julho de 2008

O Benfica precisa de Tempo?

O Benfica precisa de tempo para tudo... Para contratações, para dispensas, para melhor jogar, para melhor entrosar, para tudo neste clube é preciso Tempo. Hoje, mais do que nunca, porque nalguns casos dá ideia que o Benfica anda de cabeça perdida e só o Tempo nos pode ajudar.

Estamos mesmo de cabeça perdida? Eu sou dos que acredito que não, mas a gestão desportiva deste defeso começa a parecer complicada de entender. Ou talvez não.

Afinal a novela Freddy Adu tem já capítulo final. Foi anunciado que caso o Mónaco queira comprar definitivamente o jogador terá de pagar 5 milhões de Euros. Parece-me bem. Assim o Adu queira ficar no Mónaco e assine o contrato que lhe proponham. Penso que ainda o veremos pelo Estádio da Luz. Felizmente...

Quase todos os jogadores sub 20 que iniciaram o estágio foram colocados em vários clubes ou nos júniores - Fábio Coentrão, Freddy Adu, André Carvalhas, Miguel Rosa, Rúben Lima, Romeu Ribeiro, Nelson Oliveira - com o objectivo de rodar e quem sabe um dia voltarem ao plantel principal do Benfica. Até aqui tudo bem.

Dos restantes nomes "pseudo-dispensáveis" não vale a pena falar porque as respostas só as tem Quique Flores. Eu penso que Quique Flores sabe exactamente o que está a fazer e acredita que está a fazer o correcto. Ou seja, acredita que dispensar jogadores a "conta gotas" é a melhor maneira de ir preparando o plantel para o campeonato que se avizinha. Eu acho que já devia ter a equipa completa mas como isso depende das entradas, está ainda a fazer as suas contas a quem dispensar. Temos exactamente 24 dias até ao primeiro jogo oficial em Vila do Conde e era bom que todas as dúvidas tivessem dissipadas na próxima semana. Assim desejamos...

A saída do Petit, as dúvidas de Katsouranis entre ficar e partir, as afirmações do Luisão no final do Torneio Guadiana que perdemos para Blackburn Rovers e Sporting vieram relançar uma vez mais todas as dúvidas que ano após ano, nos assolam a mente nestes conturbados defesos.

Não há uma maneira mais fácil de gerir estes meses de verão? Tem de haver. Todos estes casos seriam dispensáveis, se tudo tivesse resolvido em termos de saídas e entradas há bastante tempo. Não gosto de ver jogadores a utilizar a imprensa para recados internos, como Katsouranis fez e como Luisão faz nesta semana. Sabemos que temos um treinador novo, um novo director desportivo e qualquer pessoa inteligente sabe que este é obviamente um ano zero para esta dupla, e que estes casos não deverão existir na próxima época. Assim esperamos.

Quem dispensar, é talvez a tarefa mais árdua que a dupla Quique Flores/Rui Costa terá pela frente, especialmente para o nosso "menino de ouro". Árdua por várias razões, mas a dispensa de Petit por custo zero (apesar da opção de regresso ao Benfica no fim de contrato e a garantia que receberemos 3 milhões de Euros se o Colónia o vender a outro qualquer clube) é um bom exemplo do quão árdua é essa tarefa.

Ser director desportivo e amigo/colega de todos os jogadores não é trabalho fácil pela simples razão que o amigo Rui Costa não pode contrariar o amigo Petit quando este tem uma proposta de 2 milhões de euros/época por duas épocas aos 32 anos. Eu entendo. Mais que contratar bem, há que dispensar melhor e a dispensa do Petit (na prática é uma dispensa) é no mínimo polémica porque nos faz lembrar que temos menos uma referência no clube nesta época, sem contrapartidas financeiras - e não me venham com a poupança de 2 milhões de Euros dos ordenados, porque na prática não temos o Petit, logo não há poupança nenhuma.

Além dos sub 20 atrás referidos, de Petit, Sepsi, Zoro e Bruno Costa há ainda mais algumas dispensas para fazer, apesar de estarem a ser adiadas. Porque é que estão a ser adiadas? Será que Quique Flores não teve tempo ainda para ver os jogadores? Será que manter alguns jogadores no estágio e com a dúvida a pairar sobre as decisões de Quique Flores, pode valorizar (ou na pior das hipóteses não desvalorizá-los) e assim ajudar a SAD a encontrar clube para esses jogadores numa hipotética dispensa? Será que alguns desses jogadores ainda não foram dispensados, porque estão só mesmo à espera da entrada de outros novos jogadores?

Todas estas premissas estão correctas e muitas outras ainda poderão existir. Na verdade o que queria era ter o plantel fechado o mais rápido possível, com tudo decidido e sem alaridos que nos façam perder tempo, porque cada dia de treino com jogadores que não farão parte do nosso plantel é mais uma perca de tempo despropositada. Queria eu, o Quique Flores, o Rui Costa e todos os Benfiquistas que neste momento leiam este texto. O que queremos, muitas vezes, não é exactamente o que temos.

E como o título afirma, será que precisamos de mais tempo? Aparentemente na parte técnica sim, precisamos. Talvez até precisemos de mais tempo do que temos, porque realisticamente parece-me complicado esperar uma equipa coesa, tacticamente disciplinada e forte em todos os jogos, logo neste inicio de campeonato. Se a tivermos em Dezembro, talvez nos possamos dar por muito contentes. Até lá temos que ser combativos e tentar, mesmo de forma um pouco mais "atabalhoada", ganhar os pontos que nos permitam estar no inicio de 2009 a correr pelo título, e não irremediavelmente afastados dele, como aconteceu esta última época.

Por falar em Tempo, também nos falta tempo para as contratações porque todas elas são morosas e lentas. Fazem parte desta característica tão nossa de fazer com que o Tempo passe de forma lenta. Não me preocupa tanto o Tempo neste particular - o que me preocupa são as afirmações da dupla Quique/Rui Costa sobre essas mesmas contratações aumentando as expectativas de forma completamente disparatada - porque sei que com mais ou menos Tempo, mais um ou menos um milhão, teremos um ou dois novos reforços para ajudar Quique/Rui Costa a contratar bem e a dispensar melhor. No fundo, exactamente o que deve preocupar um novo director desportivo e um novo treinador em plenos meses de Julho/Agosto.

Até termos tudo fechado, esperamos que quem esteja no estágio vá assimilando o mais rápido possível tudo o que de bom Quique e a sua equipa tentam passar, porque todo o Tempo é pouco para preparar estes difíceis combates de inicio de Liga.

Força Benfica

Sem comentários: