sexta-feira, 25 de julho de 2008

Vedeta da Bola

Há textos na blogosfera que são realmente importantes para quem gosta verdadeiramente do Benfica. Este (ver "Uma verdade repetida muitas vezes (3)"é um destes textos antológicos, que nos faz acreditar que somos Grandes, também fora do relvado. Numa altura em que se fala tanto de "jogos de secretaria", é bom lembrar que o Benfica teve quase sempre do lado certo da História e que também por isso nós escolhemos/elegemos o Glorioso.

E porque é que todos nós escrevemos algo sobre o Benfica? Há várias razões e vários estilos, mas todos eles remetem para uma paixão, um amor e uma dependência que todos temos pelo Benfica. Não temo a palavra dependência porque sei que neste contexto está bem utilizada. E nestes blogs (como noutros meios) há vários tipos de textos, vários tipos de pessoas, várias ideias boas e más, mas são textos como este que nos fazem mesmo entender que o que somos hoje e o que sentimos por este Clube, é algo que nasce connosco, que entra na nossa génese e que só depois durante a vida se revela. Este texto explica muita da nossa paixão cega pelo nosso Clube. Como podíamos ser de outro qualquer Clube? Não é obviamente só por este texto mas também é por algumas das coisas que aqui são referidas.

Sempre soube que o Benfica não vive do Passado, mas sei que é muito importante sentirmos o Passado para melhor entendermos o Presente. Sei que isto parece uma frase feita tirada de qualquer manual de uma qualquer empresa, mas sei que esta frase ganha novo sentido quando se fala do Benfica. E nós sabemos que sim.

Por tudo isto e por muito mais, os meus sinceros Parabéns ao autor e muito obrigado pela absoluta lição de História Benfiquista - que vai muito para além do rectângulo de jogo, dos títulos, das derrotas ou dos ideais políticos. Aliás uma das grandes características do nosso Benfica é ser de todos e de todos os quadrantes políticos, apesar de numa situação recente um dos nossos dirigentes se ter esquecido desta tão importante premissa. Como não gosto de política nem de a misturar com o Benfica, encaro este texto como uma lição de Civismo que nos enche a todos de orgulho. Parte da palavra Mística está também nestas histórias que não podemos nunca esquecer.

Força Benfica

Sem comentários: