sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Aleluia! Fechámos o Plantel?

O jornal "A Bola" refere na edição de hoje que o Benfica tem finalmente o plantel fechado. E afirma-o de uma maneira muito prática e justificada baseando-se na recente aquisição por empréstimo (e com opção de compra) de David Suazo, a natural venda/empréstimo de Makukula para Sunderland, Hull ou Stoke city e o empréstimo até Dezembro 2009 de Edcarlos para o Fluminense.

A confirmar-se este cenário conclui-se que a aposta de Miguel Vitor como lateral direito no jogo com o Vitória de Guimarães é para manter e será ele mesmo a segunda opção para o lugar que Maxi Pereira agora ocupa. Nem Seitaridis, nem Belleti, nem mesmo João Pereira (que se falou nalguns media) farão parte do plantel Benfiquista nesta época. Eu apesar de gostar muito de Miguel Vitor e acreditar que se deve apostar na juventude tenho sérias dúvidas se essa é a posição que ele mais gostará de jogar e as capacidades reais do jogador em desempenhar essas funções. No entanto, como tenho por este jogador um carinho especial e porque lhe reconheço talento, capacidades, humildade e a tal mística de formação que teima em não aparecer, dou-lhe o benefício da dúvida. Mesmo estando feliz de saber que as novelas acabaram e que temos praticamente as dispensas fechadas e as contratações definidas, admito que não me importaria de assistir a uma surpresa de última hora para esta importante lacuna do nosso plantel.

No entanto e acreditando nos argumentos do jornal "A Bola" e acreditando no bom senso de Rui Costa é bem provável que o plantel esteja de facto fechado. E que melhor notícia terão os Benfiquistas a três dias de fecho das inscrições? Só mesmo se esse plantel incluir David Suazo. E é mesmo verdade. Suazo assinará um contrato de um ano custando em ordenados cerca de 1,5 milhões de euros (a outra metade ficará a cargo do Inter) e com uma opção de compra que ainda não foi comunicada a media/adeptos ou CMVM.

Tenho aqui dito e repetido que este é o ano zero de uma nova era. Este conceito de ano zero, assenta em duas premissas muito importantes para que deste ano zero se passe com naturalidade para o primeiro ano; Que a equipa técnica não se altere de nenhuma maneira e que 85% dos jogadores se mantenham deste ano para o próximo, especialmente os mais importantes.

Nesta base preocupa-me os empréstimos de Reyes e de Suazo, porque podem passar por aqui um ano e seguir para outras paragens no próximo, não dando continuidade às esperadas boas prestações que todos desejamos que nos ofereçam. O Benfica acautelou-se com a compra de 25% do passe do espanhol e colocando no contrato de empréstimo de Suazo uma cláusula de opção de compra desse jogador, abrindo caminho à compra definitiva, mas também terá que abrir os cordões à bolsa. Tirando estes dois casos parece-me que o Benfica tem a totalidade dos passes dos restantes jogadores e estão realmente lançados os dados para termos a tal equipa de futuro que todos queremos dominadora e vencedora.

No entanto, o que me preocupa agora é que o calendário das nossas provas não nos dá realmente tempo para ter tempo. Amanhã temos o FCPorto, depois quase paramos os treinos para os nossos 10 internacionais (Nuno Gomes, Quim, Carlos Martins, Cardozo, Binya, Maxi Pereira, Suazo, Katsouranis, Luisão e Di Maria) seguirem 10 dias para os seus compromissos com selecções. Depois teremos que jogar em Nápoles a 18/09, em Paços de Ferreira a 21/09, em casa com Sporting a 29/09 e fechar este ciclo recebendo o Nápoles a 2/10. É pouco provável que tudo corra mal neste ciclo infernal que durará um mês, mas estaremos longe da forma ideal tendo em conta tudo o que já por aqui se foi dito - nova equipa técnica, plantel fechado a 30 de Agosto, compromissos de selecções, etc...

Acreditando na sorte, pode ser que o Benfica arranque para uma grande época passando com distinção neste difícil ciclo inicial, mas se temos o azar de ser eliminados na primeira ronda da Taça Uefa, marcamos negativamente toda a restante temporada. Obviamente que eu acredito que tal não sucederá e ainda agradeceremos as receitas de bilheteira e de televisão pois com equipas italianas estes itens são sempre reforçados.

Independentemente do que acontecerá esta época, gostaria de começar a próxima com o plantel definido e sem as manobras desestabilizadoras e ruidosas que este ano ainda se fizeram sentir. Sem o mediatismo de notícias inventadas, de jogadores que usam o Benfica para se promover noutros clubes ou de jornais que usam o Benfica para vender mais uns quantos exemplares.

Quero acreditar que Rui Costa sabe que o futuro do Benfica começa a jogar-se esta época mas continuará realmente a dar frutos na próxima ou na seguinte. Também por isso, se apostou na contratação de jogadores jovens (Urreta, Sydnei), outros experientes mas ainda abaixo dos 30 (Aimar, Reys, Carlos Martins ou Suazo) a que se juntam os da casa Quim, Nuno Gomes, Luisão ou mesmo Katsouranis. Espero que o Benfica possa ter calma e cabeça que permitam não estragar uma vez mais a equipa no início do próximo ano - tenho a certeza absoluta que tal não se verificará.

Independentemente do resultado amanhã, o Benfica e Rui Costa fizeram o milagre de mudar quase tudo no plantel correndo riscos sérios de jogar a parada alta demais e com isso criar as tais expectativas que mal geridas podem deitar tudo a perder. Eu acredito que temos um plantel equilibrado, com soluções de qualidade e com versatilidade que nos dão garantias de boas exibições e melhores resultados. Basta termos paciência e esperar que no dia 2 de Outubro não tenhamos deitado tudo a perder. Obviamente que não...

Força Benfica

Sem comentários: