terça-feira, 26 de agosto de 2008

Sem dramatismos, há que ter paciência

Quem entende um pouco de futebol, sabe que a equipa do Benfica está em construção. Quando algo está em construção há orçamentos e prazos, mas no nosso Benfica o orçamento é conhecido, mas o prazo de construção é uma incógnita.

Eu tenho referido por aqui, que iniciar 2009 a dois ou três pontos do primeiro classificado será algo excepcional, mesmo sabendo que a construção da equipa não terminará nesse mês. Ou seja, resumindo e concluindo, começámos mal. É um facto, mas também nada que ponha em causa tudo o que se tem vindo a construir nas passadas semanas. Sei que a equipa tem problemas , que mais uma vez não se cumpriram os timings, expectativas e que toda a gestão de contratações, dispensas e vendas não foi bem planificada.

Tenho aqui chamado a este o nosso ano zero. Neste ano zero, Rui Costa tem margem de manobra e margem de erro (eu pelo menos concedo-lhe essa margem) porque é impossível que alguém que passou a sua vida em balneários aprenda todo o ofício da boa negociação e boa planificação dum departamento de futebol profissional em duas semanas. Ninguém lhe exige isso. O que eu lhe exijo é que assuma os erros deste defeso (essencialmente de timing) e que os corrija de maneira a termos definido a maioria do nosso plantel no primeiro dia de arranque de temporada 09/10.

Este ano foi para se habituar ao que aí vem e para entender que há coisas que melhorar. A sua humildade e inteligência vão ensinar-lhe que afinal tudo faz parte dum processo de aprendizagem. Como a nossa equipa está a aprender. O que se passou em Vila do Conde é mau porque o Benfica tinha que ganhar. Não jogámos com nenhuma equipa do nível do Rio Ave na pré-temporada (excluindo o Estoril no primeiro jogo), logo estávamos super preparados para ganhar este jogo. Assim pensei, e obviamente pensei mal. Não vou escamotear as razões porque perdemos dois pontos no Estádio dos Arcos mas uma delas foi obviamente porque os jogadores outra vez pensaram que mais cedo ou mais tarde ganhavam o jogo sem fazer nada para que isso acontecesse. Quando fizeram algo, como sempre, já era tarde.

Não faz mal... Não há nenhum problema nisto, nem nenhum drama. Como não há drama nenhum com o tal penalti que o árbitro não marcou - que mania temos em culpar o árbitro sempre que as coisas nos correm mal. Eu tenho por norma acreditar que os erros dos árbitros são erros e nao estratégias maquiavélicas para derrubar o nosso Benfica. São erros e como tal, humanos. Eu assim os vejo e não escreverei aqui nada que contrarie esta teoria, a não ser que...

Vem aí o FCPorto e como eu referi no post anterior, com dispensas em aberto, com a pressão de ter que empatar ou ganhar sob pena de ver o FCPorto com cinco pontos à nossa frente, com as contratações de avançado e defesa direito ainda a ocuparem os destaques da imprensa, temos tudo (mal) montado para que as coisas cheguem a ferver a sábado à noite.

Eu acredito neste treinador, acredito nesta equipa, acredito nesta direcção, apesar de todos estes cometerem erros. Como os árbitros cometem, e também não acho que nenhum deles o faz por mal. Acredito que esta equipa se não for alterada de forma dramática nos próximos dois, três anos pode, deve e vai ganhar algo. Agora quem pense que isso vai acontecer no imediato cresça e apareça. É possivel, mas pouco provável.

Como tenho dito e referido várias vezes, depois da razão do comentário há a emoção de ser Benfiquista e a certeza que no sábado ganharemos ao FCPorto. Até vamos agradecer o resultado do Rio Ave porque assim baixou expectativas, alertou para as nossas dificuldades e limitações dando energia e vontade aos nossos jogadores para nos darem a primeira grande alegria do ano. Para chegarmos a 2009 a três pontos do primeiro, devemos ganhar ao FCPorto e acredito que vamos mesmo ganhar. Eu e todos os Benfiquistas, mais ou menos optimistas, mais ou menos realistas, mais ou menos críticos... Esta é a nossa essência e não é por acaso que somos apaixonados pelo Benfica. Porque acreditamos sempre. Sempre, sempre, sempre...

Força Benfica

1 comentário:

Anónimo disse...

Carlos Martins e o clássico: «Temos a obrigação de lutar pela vitória»

como eu gostava de ter lido

Carlos Martins e o clássico: «Queremos lutar pela vitória»