domingo, 10 de agosto de 2008

O Sócio Nº 15

Ontem, o pontapé de saída do jogo de apresentação do Benfica versão 08/09 teve um convidado especial. Vírgilio Lopes de Sousa, sócio número 15 do Sport Lisboa e Benfica foi convidado a dar esse pontapé de saída simbólico no jogo contra o Feyenoord, numa atitude absolutamente superior por parte da Direcção do Sport Lisboa e Benfica. O Sr. Virgílio Lopes de Sousa tem 99 anos feitos no dia 23 de Julho e diz no jornal "A Bola" que esse momento "foi tão emocionante" que até chorou.

Este lado Humano que ontem se verificou no Estádio da Luz, faz-me acreditar que um clube com memória será sempre um clube de futuro. Sempre o pensei e ontem ratifiquei essa ideia quando pelo televisor vi as imagens que à distância me chegavam do grande círculo do relvado da nossa Catedral. Alguém me perguntava se eu sabia que "ex jogador" seria aquele que estava a dar o pontapé de saída, e eu sem som da TV e sem reconhecer aquela cara de nenhum dos nossos ilustres ex-jogadores fiquei com a dúvida por esclarecer.

Ver a alegria daquele senhor, bastante bem conservado, com um corpo de atleta e com um sorriso que irradiava Vida era já de si, um óptimo começo de época. Saber que esse senhor era um dos sócios com mais anos de vida, encheu-me de orgulho porque acredito que nós somos realmente o Benfica. Os jogadores vão e vêem, os treinadores vão e vêem, os dirigentes dão em cada momento o seu melhor pelo Benfica, mas nós estamos sempre aqui. Em todas as modalidades, em todas as condições, em todos as épocas da nossa vida o Benfica está sempre em primeiro lugar (no máximo ex-aequo com a família e os melhores amigos Benfiquistas, claro...)

Acredito que "o Benfica é dos Benfiquistas" como aliás o reitero de forma clara e algo irónica no título deste Blog. Ontem, esta Humanidade tão característica do nosso Glorioso apareceu de novo no relvado do Estádio da Luz e nem que de forma simbólica, fez-me acreditar que realmente se começa a dar valor aos verdadeiros símbolos deste clube - os Históricos sócios do SLBenfica.

Imaginei hoje ao ver a foto do Sr. Virgíio Lopes de Sousa e recordando as imagens televisivas de ontem, quantas vitórias, algumas derrotas, muitas equipas com muitos treinadores, com centenas de jogadores e que emoções fortes e apaixonadas sentiu este ilustre colega sócio. Ele ontem representou-nos a todos e especialmente os mais velhos, que nos têm passado a tal Mística que não sabemos explicar mas que todos sentimos de forma clara.

Como disse antes, um clube com memória terá necessariamente futuro. Nós esta época jogamos grande parte do nosso futuro a médio prazo e penso que com este pontapé de saída só devemos e podemos acreditar que teremos um futuro melhor que o nosso passado recente.

A equipa continua em crescimento e apesar de não embarcar em falsas euforias - tenho aqui defendido que tudo o que seja colocar pressão no FCPorto e Sporting, assumindo o seu favoritismo só nos beneficiará no decorrer da época - sei que estamos melhores a cada semana. Já aqui escrevi que penso que o Benfica estará bem em Janeiro e hoje digo que se nessa altura começarmos o ano 2009 com 2/3 pontos de atraso do primeiro (na pior das hipóteses), significa que teremos campeonato até ao fim.

Quique Flores disse ontem que gostaria de ter mais dois meses até ao inicio da Liga mas a verdade é que tem apenas duas semanas. Nestas duas semanas teremos que fechar o plantel (penso que devia ter sido fechado ontem com dispensas e contratações), jogar com um dos grandes do futebol europeu - o Inter de Mourinho nada facilitará - e continuar a preparação para que nada falhe com o Rio Ave no próximo dia 24 de Agosto. Antes disso, ainda vamos ficar sem alguns dos nossos internacionais que irão estar uns dias fora, imediatamente antes dessa partida em Vila do Conde. Temos que ter paciência, esperar o que nos reserva esta importante época e ir apoiando em todos os momentos, porque ninguém acredite que a facilidade, mobilidade e entusiasmo do jogo de ontem se repetirão em todos as nossas partidas este ano.

Tendo em conta que o Senhor Virgilo Lopes de Sousa fará 100 anos no próximo dia 23 de Julho, nada melhor que oferecer-lhe generosidade, paixão, entrega, uma força inesgotável e uma equipa unida, como temos no escrito do nosso emblema - et pluribus unum. Ontem pareceram unidos como equipa e mesmo que não nos dêem vitórias em todos os jogos, se continuarem com esta atitude vão encher o coração deste nosso ilustre colega sócio no ano que o levará ao centenário. A ele e a mim.

Força Benfica

1 comentário:

Anónimo disse...

muito bom este comentario realmente a mistica do benfica sao os seus adeptos, á uns anos atras o benfica andava de rastos ate fora da uefa ficou , sabem o que me ecnchia de orgulho?
era a cada jogo a equipa entrar em campo perante milhares de benfiquistas fosse onde fosse o jogo as bancadas sempre me encheram de orgulho pena é que hoje em dia já nem sempre me enchem

por falar nisso a clake diabos vermelhos , para ser uma clake do maior clube portugues é uma vergonha


norte vermelho