terça-feira, 21 de julho de 2009

Javi Garcia por 7 milhões, durante 5 anos?

Todos os jornais eram unânimes em assegurar nos últimos dias, a compra do passe integral de Javi Garcia por 3 milhões de Euros. Hoje no "Record" ainda li que o Real Madrid ficaria com a opção de compra desde que pagasse mais 1 milhão de Euros por cada ano que o jogador passasse no Benfica. Admito que achei este contrato ridículo porque no fundo emprestávamos 3 milhões de Euros ao Real Madrid e depois eles pagar-nos-iam juros de 1 milhão de Euros por ano. Além disso, caso o jogador se valorizasse muito no Benfica, o Real Madrid poderia sempre pagar 5 ou 6 milhões de Euros e vendê-lo a outro clube ou utilizá-lo como moeda de troca num negócio futuro.

Achei estranho, mau negócio, pouca visão de futuro, mas depois reli a palavra "Record" na capa do jornal do café e achei que era tudo mentira. E era...

A verdade, confirmada através do tradicional e obrigatório comunicada à CMVM confirma a contratação de Javi Garcia pela quantia de 7 milhões de Euros, num contrato válido por 5 temporadas e com uma cláusula de rescisão de 30 milhões de Euros. Sem mais.

Tenho que admitir que às vezes é bom que se deixem passar algumas informações para os jornais, para evitar que se passem coisas destas. Os jornais falaram de 3 milhões de Euros pela compra do passe de Javi Garcia e de repente passamos de 3 milhões para 7 milhões. Depois dos 4 milhões de Balboa, dos 5 milhões de Saviola, estamos sempre a subir na escala do Real Madrid. À nossa conta, num espaço de 12 meses receberam 16 milhões de Euros.

Ainda brinquei aqui há uns dias a dizer que com tantas compras ao Real Madrid deveríamos ter um desconto mínimo de 50% numa futura compra, mas pelos vistos se houver próxima, será seguramente por 10 milhões a julgar pela curva crescente.

Há uma semana falou-se em vários meios argentinos que o Benfica estava interessado em Prediguer e que inclusivamente tinha feito uma proposta de três milhões de Euros, que aliás foi negada esta semana pelo presidente do Colon, que afirmou que nunca existiu uma proposta concreta do Benfica. Quando se falou nos três milhões de Javi Garcia, pareceu-me uma jogada de mestre porque apesar de ser o mesmo valor, Javi Garcia parece-me mais habituado ao ritmo Europeu e mais facilmente entrará no nosso losango que Prediguer que terá que habituar-se a um novo continente, um novo futebol e um novo ritmo.

Hoje, anuncia-se que Prediguer assina pelo FCPorto o que faz deste, o quarto jogador contratado pelo FCPorto em 12 meses com algumas ligações ao Benfica - Rodriguez, Àlvaro Pereira, Falcão e agora este Prediguer.

Veremos quanto custa este Prediguer, mas uma coisa é certa. Javi Garcia é uma boa contratação, mas parece-me muito cara para o nosso habitual futebol. Já investimos 24 milhões neste defeso e esta contratação vem com sabor agridoce. Por um lado o contentamento de contratar um jogador bom, por outro lado uma desilusão de termos gasto mais 7 milhões de Euros por um jogador que há um ano valia 4 milhões, jogou meia dúzia de jogos pelo Real Madrid - em todas as competições - e agora sai por 7 milhões. Se nos der o titulo no final do próximo ano estes 7 milhões serão zero e ninguém se lembrará deste valor. Este é o problema dos investimentos no futebol. São como os melões...

Há uma teoria contabilística que diz que é bom ter activos fortes para poder equilibrar o passivo. Quanto mais o Benfica investe nos seus activos - jogadores - mais pode contabilisticamente jogar com o valor desse activo. Eu acho esta teoria uma palhaçada e mesmo sabendo que os jogadores da formação não valem milhões nesse activo contabilístico - mesmo que o valham futebolisticamente - não entendo que este valor possa estar inflaccionado por qualquer manobra contabilística. Nem quero colocar essa hipótese obviamente, até porque estas manobras não são assim tão fáceis de efectuar como pode parecer num parágrafo naif.

Vamos focar no essencial e acreditar que Javi Garcia vai ajudar esta equipa e nós vamos ajudá-lo, já a partir de hoje com apoio inequívoco nas bancadas do nosso estádio.

Se tivesse saído nos jornais que Javi Garcia valia 10 milhões, e agora fosse comprado por 7 milhões, estávamos todos a dar saltos de alegria e a agradecer a capacidade negocial de Rui Costa e Luís Filipe Vieira. Assim, com a expectativa alta no baixo preço do jogador, acabamos uma vez mais como vítimas das nossas próprias expectativas. Sempre a gestão de expectativas...

Força Benfica

1 comentário:

Filipe Silva Nunes disse...

esse jogador vai dar mt ke falar no nosso SLB..

ta fixe o teu blog...passa no meu xD http://slblg.blogspot.com/


saudaçoes benfiquistas