domingo, 19 de julho de 2009

Os "chicos-espertos" no futebol

Antes da nossa apresentação na Luz esta terça feira e sem grandes assuntos do nosso Glorioso, não posso deixar de passar em branco umas quantas frases proferidas nesta última semana que mostram que o futebol está a perder classe e a ganhar mais similaridades com os jogos de bastidores doutros desportos menos sensíveis.

Ontem o agente de Ibrahimovic disse que o seu jogador "valia mais que Cristiano Ronaldo, Kaká e Benzema juntos" numa clara alusão provocatória às mais recentes contratações desses três jogadores pelo Real Madrid. Não entendo o que é que isso beneficia o negócio de Ibra com o Barcelona, tendo em conta que tudo está nas mãos do inteligente, sensível e pouco materialista Samuel Eto. Aliás dele e do seu também inteligente, sensível e pouco materialista agente...

Eu, se fosse Ibra despedia o seu agente por falar de mais e sobre assuntos que não entende. Depois explicava-lhe que um jogador só, é quase impossível valer mais que três numa equipa de topo e quando essa equipa é o Real e com a qualidade dos nomes que referiu, ainda pior. Não sou o Ibra, nem o seu agente, logo a minha opinião vale zero, obviamente...

Pareceu-me que estávamos no boxe, numa antecipação daqueles importantes combates em Las Vegas e não nos bastidores dum jogo nobre e com elevação.

Na passada semana o inteligente do Zidane disse que nem Messi, nem Ronaldo eram os melhores jogadores do mundo. Esse lugar estava ocupado pelo brilhante e magnifico Ribery. Eu li e achei que o Zidane é um palhaço. Mas já acho há muito tempo, portanto nada de surpreendente. Desde que ganhou o titulo de melhor jogador do mundial 2006 e aceitou receber esse título depois do que se passou na final, está tudo dito sobre este senhor (com letra pequena obviamente).

No entanto, eu respeito opiniões diferentes da minha e encaro esta opinião de Zidane sobre Messi ou Ronaldo, como consequência do chauvinismo francês, com palas que direccionam tudo para o seu umbigo francês... Portugal, Argentina ou Suécia com os melhores jogadores do mundo? Não não, o melhor é esse portento de nome Ribery.

Passados uns dias, leio que o presidente da UEFA - Michel Platini - diz "Se Cristiano Ronaldo custou 92 milhões de euros, eu teria custado, com 23 anos, 93 milhões". Mas disse mais...

Disse que "o Platini, na verdade, não custaria nada, porque respeitava os compromissos e ficava nos clubes até ao final dos contratos." Pois bem, meu caro Platini, deveria ter mais atenção aos seus conterrâneos de nome Ribery - pelos vistos como é o melhor jogador do mundo deverá ser fácil prestar-lhe atenção - porque segundo consta na imprensa do dia de hoje este seu concidadão, anda com vontade de não cumprir os seus contratos até ao fim...

Segundo A Bola:

"O francês Franck Ribéry está em claro choque com os responsáveis do Bayern, isto porque não permitem a sua transferência para o Real Madrid. Desta vez o jogador recusou integrar a viagem do clube alemão para participar num torneio.

O jogador não aceita a intransigência do Bayern em negociar o seu passe com o Real Madrid e o relacionamento entre as duas partes está a piorar. Enquanto os restantes jogadores abandonaram a unidade hoteleira onde estavam e partiram num autocarro para o aeroporto, Ribéry permaneceu no hotel e foi para o café como se nada estivesse a acontecer."

Tudo isto me faz muita impressão... As pressões, o dinheiro, o mediatismo, o aparecer em todo o lado, o opinar mais alto que o vizinho, parece-me ser algo que não existia há uns anos neste negócio. Enfim, no fim de contas, há coisas que nunca mudam... Este senhor Ribéry jogou seis meses no Metz e surpreendentemente sai para a Turquia onde jogou no Galatassaray. Sai desse clube em diferendo com a direcção, por suposta quebra de contrato - a FIFA deu razão ao jogador. Daí, segue para o Bayern de Munique e até ver, aos 26 anos ganhou uma taça da Turquia, duas taças Intertoto com o Marselha, uma taça da Liga Alemã, uma taça Alemã e um campeonato Alemão em 2008 - tudo com o Bayern de Munique.

Pela selecção não ganhou nada e esteve directamente ligado à eliminação da França nos quartos de final do Euro-2008...

Se aos 26 anos este é o curriculum, penso que não deve valer a pena falar de Messi, de Ronaldo ou de Ibra... Talvez o possa comparar em termos de títulos com o seu colega Benzema - também metido esta semana no barulho mediático das declarações ridiculas dos agentes deste novo futebol - e em termos de estupidez com os seus dois conterrâneos franceses - Platini e Zidane...

Para terminar, deixo um pequeno vídeo de Ribery fora dos terrenos de jogo e a contracenar com um grupo de Hip Hop francês... É por estas e por outras que apoio sempre as equipas que jogam contra este tipo de gente. A não ser que as tenha no meu Glorioso, mas acredito que temos sabido correr com os da mesma laia destes Riberys, dos agentes manhosos ou dos ex jogadores sem carácter que falam, falam e depois deixam que um clube acusado e condenado de corrupção ande a competir sem que nada aconteça... Enfim, "francesices...". Deliciem-se com esta nova noção de mau gosto em toda a linha...



Força Benfica

4 comentários:

Gloriosasfera disse...

A Gloriosasfera saúda todos os Benfiquistas no princípio de uma época que desejamos seja Gloriosa.

Glorioso, Dedicado, Apaixonado, Orgulhoso
EU SOU BENFICA
www.gloriosasfera.com

João Tomaz disse...

Não tem a ver com nacionalidades, olha o Figo, por exemplo. De qualquer das formas, o post está muito bom!

Anónimo disse...

O Platini tem toda a razao, hoje em dia já nao se respeita os contratos. Nao estou a ver o problema nas suas palavras. Quem diz a verdade nao merece castigo.

O Benfica Sou Eu disse...

Caros Captain Kid e João Tomaz

Mais uma vez obrigado pelo comentários. É sempre um prazer saber que acompanham este espaço.

O problema das palavras de Platini é que Ronaldo não cumpriu o contrato porque o Real queria comprar e tinha dinheiro, o Manchester queria vender por um preço alto e Ronaldo aceitou depois a proposta de valores propostos pelo Real. Tudo claro e transparente. São numeros altos? Cada um sabe de si e como saíram todos contentes deve ter sido um bom negócio para todos.

Platini está sempre a criticar o Ronaldo quando tem um caso MUITO mais grave e não diz nada. Se Ribery tem contrato com um clube e esse clube não o quer vender, se o clube que o quer comprar já disse através de Valdano "que Ribery já é passado, pois o Bayern não quer negociar" então porque é que o chefe da UEFA não critica a atitude de Ribery ou a atitude de Zidane que todos os dias inflama esta novela?

Será que anda distraído, ou ainda vai fazer uma declaração a criticar o capitalismo do Real Madrid e não vê que o problema aqui é a falta de ética e de profissionalismo dum seu concidadão?

Como diz Joao Tomaz e bem, talvez não seja um problema de nacionalidades, mas custa-me ver estas atitudes de Ribery serem protegidas por omissão de Platini e continuar a "bater" no Ronaldo que anda feliz e já treina no seu novo clube.

Para terminar eu desejo felicidades a todos, onde quer que joguem e de preferência que Ribery fique onde está, que é o que merece.

Apareçam sempre...

Força Benfica