sábado, 4 de julho de 2009

Parabéns Benfica

Ontem o Benfica deu um passo enorme na credibilização dum estilo e duma nova maneira de se viver o nosso clube. Eu sou do tempo em que alguma inteligentsia achava que os sócios do Benfica eram uma massa pouco culta, pouco responsável e muito vocacionada para responder em forma de voto às manchetes de grandes jogadores contratados "à ultima hora". Esse voto era conquistado com jogadores novos em detrimento das ideias mais focadas nos projectos empresariais, na estratégia a longo prazo, na viabilidade económica do próprio clube.

Foi assim que Vale e Azevedo ganhou de forma quase tangencial ao meu candidato de então, Dr. Luís Tadeu e essa foi a última vez que tal aconteceu. Eu sempre achei que este posicionamento simplista do adepto Benfiquista é redutor, negativo e falso. O Benfica é muito grande e ser grande é também aceitar que nem todos têm de saber o que é melhor para o seu clube nas várias áreas.

No entanto, agora que estamos a chegar ao fim dum ciclo de 10 anos que começou a 27 de Outubro de 2000, podemos afirmar que neste momento o sócio Benfiquista interessado e que se desloca a uma assembleia de voto é alguém perfeitamente consciente de muitas das áreas que interessam ao Benfica. Claro que a desportiva é importante mas aceitar ganhar 1 campeonato em 10 anos e votar massivamente num candidato é algo absolutamente Histórico.

Ontem o Benfica mostrou que é maior que todos os outros, que tem memória, que não está para aventureirismos e que a partir de Manuel Vilarinho/Luís Filipe Vieira não haverá mais presidentes do Glorioso com discurso populista e demagógico. Isso acabou com Vale e Azevedo e não terá nenhuma hipótese de voltar.

Ontem demos um sinal claro e esmagador do poder aglutinador e mobilizador da nossa massa associativa. Votaram 20671 pessoas espalhadas por todo o mundo. Dessas 20671, existem 505 pessoas que acham que Bruno Carvalho merecia o seu voto. Na prática são 2,44% deste universo - que dá 2,71% através da distribuição total dos votos - o que significa que das 20 pessoas que compõem a lista candidata conseguiram mobilizar 25 amigos cada um. Isto é autênticamente miserável e desmotivador para essa lista mas altamente inspirador para quem realmente ama o Benfica e conhece o verdadeiro clube como eu e todos os 18225 votantes que expressaram a vontade clara em dar a maioria a Luís Filipe Vieira - 223656 mil votos que são 91,74% da votação total.

Como dizia aqui, o voto em branco era a segunda opção para todos os que não se revêm na direcção ou estilo de Luís Filipe Vieira e estes mostraram que também têm opinião. Foram 1121 sócios que tiveram 13.519 votos, o que significa 5,55% que quiseram demonstrar com o seu voto que acham que Luís Filipe Vieira pode melhorar.

E vai melhorar... O discurso de Luís Filipe Vieira é de coesão e é isso que neste momento temos de focar. Os 505 Benfiquistas que votaram em Bruno Carvalho - ou seja os amigos de Bruno Carvalho e dos outros 19 membros da lista - os 1121 que votaram em branco e os milhares que não indo votar ainda assim discordam do presidente, a partir de agora só podem e devem fazer uma coisa. Aplaudir o Benfica nas suas mais diversas modalidades e escalões de formação, apoiar a direcção e apenas voltar a discordar ou a fazer voz pública dessa discordância daqui a mais ou menos três anos.

Isto é a verdadeira democracia. Aceitar o voto popular e calar as desavenças. Agora é tempo de unir e Luís Filipe Vieira sabe que todos os Benfiquistas serão poucos nas guerras desportivas que nos esperam. Sei que vamos ter muitos títulos em várias modalidades e em vários escalões nestes próximos 3 anos. Sei que vamos entrar na nova era do Benfica onde vamos poder voltar a sonhar ser campeão várias vezes. Sei porque estou atento ao caminho de recuperação financeira desde 2000 e sei que daqui a poucos anos vamos ter o estádio pago, aumentando com isso muitas das receitas que neste momento se deslocam para o project finance e para as prestações decorrentes desse projecto, sei que vamos renegociar os direitos televisivos em alta pelo valor justo e sei que a nossa formação vai finalmente dar-nos os jovens talentos que por fim, farão do Benfica a referência nacional de futuro.

Tudo isto é fácil de entender e tudo isto é facilmente explicável a qualquer pessoa, qualquer sócio e até a qualquer adversário. Termos em 5 anos, todo o parque desportivo da luz pago - onde temos estádio, campo de escolas, dois pavilhões e piscinas - termos o centro de estágios pago, termos os direitos televisivos renegociados e termos um universo de associados consolidado e fiel, o Benfica vai mesmo voltar a ser o grande nacional e um dos grandes Europeus.

Todos sabemos disso. O papel fundamental dos associados foi passar por todo este processo difícil de quase uma década, com a paciência dos sábios. Cada vez que nos pediram opinião em forma de voto, demos maiorias com mais de 90% a Luís Filipe Vieira porque acreditamos que com mais ou menos erros - todos eles focados na parte desportiva do futebol profissional - o saldo é exactamente esse - 90% de coisas boas e 10% de coisas más. As coisas más são irrisórias ao pé de tudo de bom que foi feito nestes anos. Passar de 85000 sócios para 175000 em 9 anos e apenas com um titulo ganho, quer poderia ser desencorajador é algo formidável e digno de grande aplauso.

Criar um departamento de marketing - muito bem liderado - que consegue cativar quatro patrocinadores para as bancadas - Sagres, Meo, PT, Coca Cola - dois patrocinadores para os pavilhões - EDP e Império Bonança - um patrocinador para as piscinas - Vodafone - um patrocinador para o centro de estágios - Caixa Geral de Depósitos - um patrocinador para a frente das camisolas profissionais - PT - e outro para todas as modalidades e para a parte traseira das camisolas do futebol profissional - Sagres - é realmente notável.

Eu conheço bem o meio dos patrocínios e sei o quão difícil é assinar qualquer um destes contratos, especialmente em tempos de crise. Vem aí o contrato de naming e mais que pensar em tradições que já não são o que era, temos de pensar em criar condições para através das marcas ter mais receitas e manter os sócios a mandar no clube. Prefiro ter 10 marcas repartidas pelo estádio, pavilhões e camisolas que ter o clube entregue a pessoas como este Bruno Carvalho. Os sócios é que mandam e mandar no clube não pode ser sinal de retrocesso. Vamos ter que encarar esse naming como algo natural, como poderemos ter um naming no Museu que vai ser uma realidade nestes próximos três anos, a julgar pelas promessas de Luís Filipe Vieira e assim manter o controlo sobre o clube aumentando as receitas.

Vamos ter esperança porque este é o nosso tempo, mesmo que isso signifique não ganhar nada nesta época. Esta massiva votação deu-nos um sinal claro que Luís Filipe Vieira ainda tem uma última margem de manobra para ganhar títulos no futebol profissional, para recuperar o nosso nome europeu e motivar os sócios para encherem mais vezes o estádio da Luz. Sabemos que temos de mudar os estatutos e isso será feito seguramente ainda durante este 2009 ou inicio de 2010.

Vamos olhar para Bruno Carvalho e agradecer-lhe estes tristes mas positivos últimos dias. Ele provou que o Benfica jamais deixará que a incompetência, a pouca democracia e o populismo mandem no Benfica. Os sócios mostraram que estão activos e que não deixarão, quais revolucionários na protecção da sua revolução, que alguém ouse tomar de assalto o Benfica. Esta é para mim a grande lição de vitalidade destas eleições. No entanto, acabo de ver a sua conferência de imprensa em directo nas televisões e estou estupefacto com as suas declarações. Sinceramente e sem a fúria da campanha, volto a reiterar a ideia que este senhor tem de ser expulso. Não usei a palavra deve, mas sim tem que ser expulso de sócio do Benfica. É inacreditável que este homem ainda não se dê por vencido e continue a querer manter-se nos holofotes mediáticos por mais tempo. Inacreditável.

Segundo, agradecer a Manuel Vilarinho toda a sua determinação no prosseguimento das eleições com duas listas, escutando quem lhe disse que a lei estava do seu lado e esquecendo todo o barulho mediático que nestes dois últimos dias pairou sobre a sua decisão. Até o meteram na prisão, e ele fiel aos seus princípios - que conheço bem - foi em frente não temendo nada nem ninguém defendendo a pluralidade e a sua dama de sempre - O Benfica. Disse que se estava "cagando" para a providência cautelar e disse-o em directo mostrando a sua raça e by the way a sua frontalidade.

Hoje, que se despede de todos nós depois de 9 anos de cargos executivos e não só, agradeço-lhe tudo o que de bom fez pelo clube. É um dos vencedores da noite.

Todos os apoiantes de Bruno Carvalho devem ser os grandes derrotados desta eleição. Petit coitado, não dá para mais, mas António Pedro Vasconcelos o intelectual que um certo dia escreveu um manifesto pró Barcelona com outros intelectuais para chamar a atenção do futebol espectáculo desse clube em detrimento do futebol miserável nacional e consequentemente incluindo o "seu" Benfica, não fica bem nesta foto das eleições. Eu não me esquecerei tão depressa do seu apoio a esta candidatura o que torna a sua inteligência e Benfiquismo ao nível mais rasteiro que pode existir. Muito triste...

Assim mesmo é hora de unir e António Pedro Vasconcelos e todos ou outros 503 que votaram em Bruno Carvalho (excluindo o próprio) são necessários para apoiar e para não criticar. Já se diz que o Movimento Benfica Vencer Vencer vai reunir na próxima semana para discutir se vão ou não continuar a "dizer mal". Para o seu bem e para o bem do Benfica vamos cessar fogo e focar apenas no essencial - apoiar o Benfica incondicionalmente.

Força Benfica

1 comentário:

ESD disse...

os benfiquistas continuam a ser pacovios, a serem enganados. Mas como voce mesmo expressou aqui, voces gostam é de ser enganados. ainda nao perceberam que todos os anos, desde 2000, que o vosso presidente promete o mesmo e no final nao cumpre com nada????


desde 2000 que voces iam ser um colosso igual ao real, desde 2000 que a vossa formação ia dar jogadores para a equipa principal, desde 2000 que voces iam ter a espinha dorsal da selecção, quando nem chegam a ter um jogador na selecção as vezes...

voces sao pacovios e obtusos e cegos e assim continuarao. porque continuarao a acreditar no vieira, continuarao a acreditar que nao ganham por causa da arbitragem, e continuarao a acreditar que para o ano é que é.

o bruno carvalho nao iria levar o benfica a bom porto mas o vieira tambem nao. ele acabou por passar por cima dos estatutos e voces estao a marimbar para isso. ele deu um golpe de estado dentro do benfica e voces aplaudem.

ele pede dinheiro a banca para gastar 60 milhoes em dois anos em reforços para ganhar uma taça da liga e voces aplaudem.

querem o que??? tem o que merecem...