quinta-feira, 9 de julho de 2009

Vendetta

Na semana passada li no novo diário "i" um artigo onde se falava do grande presidente Eng. Maurício de Brito e da sua contratação do treinador campeão Bela Gutman ao FCPorto no inicio da década de 60. Nessa contratação, Bela Gutman pediu bastante dinheiro de prémios se fosse campeão, se ganhasse a Taça de Portugal e se fosse campeão europeu. Neste último desejo e objectivo, pediu 200 contos ao nosso então Presidente. O Eng. Maurício de Brito disse: "200 contos? Ponha mais 100" e fecharam o acordo por 300 contos caso fossem campeões europeus.

Pois bem, fomos duas vezes campeões europeus, tivemos que pagar os 600 contos e ainda levámos com a famosa maldição de Bela Gutman que afirmou "que jamais uma equipa Portuguesa ia ser bicampeã Europeia e nem em 100 anos o Benfica voltaria a ser campeão Europeu."

Eu que já apanhei por tabela com a tal História de Bela Gutman em duas finais, tenho por este senhor um sentimento estranho. Não posso simpatizar com a sua figura, com a sua maldição e mesmo que me lembre que foi ele que nos deu as duas taças de clubes campeões Europeus, não me esqueço que este senhor veio lá do outro lado e para mim isso é suficiente para desconfiar... Dizem que de Espanha "nem bom vento nem bom casamento", mas do FCPorto a haver ditado deveria ser algo bem pior... (Daí a ligação ao Porto e ao casamento desse senhor que está na fotografia ridicula que acompanha este texto)

A verdade é que alguma desta arrogância Benfiquista dos 60s e algum deste poderio económico e desportivo encarnado foi agora substituido pela arrrogância e poder desportivo/económico do FCPorto em relação ao nosso Benfica. Mas quem nasce burrinho não dá para cavalo, verdade? E o FCPorto nasceu mesmo burrinho de todo...

Dizem vários jornais nacionais e internacionais que o FCPorto é o rei das vendas nos útimos 10 anos. O jornal espanhol Sport colocou um gráfico onde dizia que com as compras de Jardel, Jorge Andrade, Helder Postiga, Paulo Ferreira, Deco, Pedro Mendes, Ricardo Carvalho, Carlos Alberto, Derlei, Maniche, Costinha, Seitaridis, Hugo Almeida, Anderson, Pepe, Bosingwa, Quaresma, Lucho Gonzalez - nao estão ainda Bruno Alves e Lisandro - o FCPorto gastou 43.5 milhões de Euros e com as suas vendas facturou 289 milhões de Euros tendo um benefício de 245.5 milhões de Euros.

Se eu fosse espanhol e lesse este artigo, onde se diz quem em 27 anos Pinto da Costa ganhou 48 títulos, eu seria levado a pensar que o FCPorto é realmente a galinha dos ovos de ouro e que Pinto da Costa consegue o melhor de dois mundos. Ser forte desportivamente e obter lucros incriveis com as suas vendas. A parte desportiva é factual e inequívoca. Há realmente titulos conquistados em 27 anos. Todos sabemos que muitos desses títulos foram com mérito próprio, outros com demérito dos adversários e outros com ajudas claras em termos de outros factores externos. Na parte económica 289 milhões de lucro em 10 anos com 18 jogadores - serão 20 e com lucros acima dos 300 milhões com as vendas de Lisandro e Bruno Alves - deveria meter o FCPorto no top dos clubes mundiais e nunca lá aparece. Porque será? Com toda esta estratégia tão perfeita, sendo o clube com mais presenças na Liga dos Campeões, como é que o FCPorto nunca apareceu no top 20 dos clubes com mais receitas, onde o Benfica apareceu há uns anos?

Miguel Sousa Tavares diz n'"A Bola" esta terça feira que :

"No FC Porto, é mais do mesmo: saem dois ou três dos melhores, entram nove ou dez cujo valor se ignora e que tanto podem ser um sucesso como um fiasco, destinado a alimentar a interminável legião de supra-numerários que a SAD azul-e-branca sustenta por esse mundo fora. Saíu Lucho, por 17 milhões — depois de se ter jurado que não sairia por menos de trinta. Tal como Quaresma, no ano passado: só saía por 40 milhões menos um euro, e acabou por sair pelos mesmos 17 e com a «oferta» envenenada do Pélé, que se transformou, como era de prever, em mais um supra-numerário para sustentar.

(Lucho) Foi-se embora porque a SAD o queria vender. Porque, como já exliquei bastas vezes, a SAD quer vender dois ou três dos melhores todos os anos porque a gestão do clube é sempre deficitária e só se equilibra vendendo. E é deficitária porque é preciso sustentar um exército de alguns 70 jogadores, quando o normal seria metade disso. E assim se fecha este círculo vicioso: para pagar aos jogadores que não jogam é preciso vender os que mais jogam.

A questão que se coloca é esta: porque razão, quando vende grandes jogadores, a SAD não se limita a encaixar o dinheiro e a amortizar a dívida e, pelo contrário, vai logo comprar dois ou três por cada um que vende, assim aumentando todos os anos o rol de pagamentos e o crónico défice? Pois, essa é a grande questão, que qualquer auditor de contas ou conselho fiscal tinha obrigação de controlar: basta ir ver a quem são pagas comissões nas compras e que interesse tem o clube em ter jogadores emprestados por todos os lados. Por exemplo: se, depois de vender o Pepe, o Quaresma e o Bosingwa no ano passado, a SAD não tivesse comprado nenhum jogador e, pelo contrário, tivesse ido aproveitar alguns com quem tem contrato e a quem paga e não aproveita (o Ibson é o caso mais notável e incompreensível), este ano não seria preciso vender jogador algum…

(...) E como o Lucho acabou vendido quase ao mesmo preço que o Cissokho (!), também essa venda é curta para o muito que há a amortizar e o muito que é preciso para gastar com aquela vaga habitual de sul-americanos, de preferência argentinos: os Farías, Guárins, Tomáz Costa, Mariano, Bénitez, etc.

Enfim, o triste cenário habitual. Eu até já tenho medo de comprar os jornais da manhã, nesta altura da época! Não digo que o FC Porto, como Benfica e Sporting, não precise de vender, de vez em quando, ou não deva vender, quando o negócio é demasiado irresistível. Mas não era preciso vender todos os anos dois ou três dos melhores. Bastava que a gestão fosse mais transparente e que conseguisse também, de quando em vez, vender um dos outros, daqueles que só servem para receber o ordenado ao fim do mês."

Todos nós sabemos que Miguel Sousa Tavares n'"A Bola" tem textos de puro ódio ao Benfica, mas não é por isso que deixo de o ter em imensa consideração como um dos bons opinion makers que Portugal viu nascer, opinando em várias áreas sob vários tópicos. Gosto muito do ver escrever nas páginas d' "A Bola" porque cada vez que uma pessoa inteligente escreve sobre Futebol - mesmo dizendo coisas más sobre o nosso Glorioso - é bem vinda.

Pois desta vez Miguel Sousa Tavares mete o dedo na ferida... O FCPorto com 300 milhões de Euros em 10 anos é deficitário e isso deve ser o que preocuparia o normal adepto tripeiro. No entanto, eles parecem pouco preocupados e parecem mais interessados em rir e gozar com cada reforço que o Benfica deseja e que acaba invariavelmente no FCPorto. Mas eu isso até compreendo, tendo em conta o que conhecemos dessa legião de fans e adeptos do FCPorto. O que não entendo é quando os Benfiquistas se sentem muito tristes, criticando a nossa direcção quando os perde para o FCPorto. Eu, do fundo do coração, digo que cada vez que isso acontece sinto um enorme contentamento. Sem ironias. Há um ano critiquei aqui Cristian Rodriguez muito antes de ele ir para o FCPorto e afirmei que se fosse comigo ele não jogaria mais no Benfica. Fiquei contente quando o vi partir. Não tem seriedade nem qualidade para jogar no Benfica. Qualidade humana. Quando Álvaro Pereira saiu para o FCPorto perguntei "quem é Álvaro Pereira?" Conheço o Nuno Alvares Pereira mas esse desconhecido Uruguaio a quem o Benfica limitou financeiramente a sua contratação ao seu real valor, não conheço e desejo-lhe a pior sorte do mundo. Quando Falcão aceita receber 500 000 Euros ano e depois pede 1 milhão de euros ano - talvez o que vai receber no FCPorto - só posso continuar a minha alegria veraneante. Este senhor não interessa. Nem ele, nem o seu empresário, nem talvez a equipa a quem se enviou um fax com a proposta formal de 4,5 milhões de Euros por uma percentagem do seu passe. Veremos o que o FCPorto diz à CMVM sobre este acordo para ver quem ri por último.

O que temos de assumir é que hoje a máquina económica e desportiva que é o FCPorto está 10 furos acima do Benfica e mesmo assim dá prejuizos atrás de prejuizos. No dia em que esta equipazinha esteja 3 anos sem ganhar nada, ou sem ir à liga dos campeões - e para isso acontecer teria de existir um qualquer cataclismo na atitude do Sporting em relação aos seus amigos do norte - pode mesmo ter sérios problemas, a julgar pela amostra financeira que tem neste momento e de todas as comissões e coisas menos transparentes que vem fazendo nos ultimos 27 anos.

E é aqui que nos temos que focar. Por um lado crescendo o Benfica economicamente e desportivamente fazemos com que FCPorto desça e diminuia o poder que tem neste momento. Nesse dia não vamos fazer nem como Eng. Maurício de Brito (apesar da aposta certeira) nem como Pinto da Costa agora faz. Vamos escolher os melhores jogadores com critério futebolisticos e não apenas para que o adversário não o tenha. Espero que daqui a uns anos o nosso Presidente não se esqueça desta ideia base porque o Benfica não precisa de se colocar em bicos dos pés para provar que é Grande e que é Glorioso. Do FCPorto, das suas memórias do passado e destas contratações a picar o Benfica vamos rir e rir e rir... Eu para evitar mal entendidos já me rio agora. Este Falcão se fosse bom jogador, boa pessoa e bem formado estaria obviamente no Benfica. Como de todas estas caracteristicas apenas pode ter a primeira - e mesmo asism eu coloco sérias dúvidas no seu valor futebolistico valer 4.5 milhões de Euros por 70% do passe - estou alegre e feliz por podermos dar lugar a outra pessoa que queira mesmo vir jogar no Benfica.

Por falar nisso, Pinto da Costa acaba de anunciar no seu almoço anual com deputados do seu lobby politico na Assembleia da República que o Atlético de Madrid ofereceu este sábado Reyes ao FCPorto de forma gratuita. A ideia era fazer troca por troca com Ibson, o jogador emprestado - dos 70 segundo Miguel Sousa Tavares - com mais mercado. Obviamente que o Benfica já desistiu de Reyes há muito e apenas joga com o tempo, pois se no final do defeso não houver propostas para a sua venda efectiva - e com isso recuperar os 25% de investimento feito no seu passe há um ano - o Benfica pode tentar novo empréstimo, prevendo que o treinador do Atlético de Madrid não conta com ele.

O pior que pode acontecer com Reyes é que ele fique mesmo no Atlético de Madrid porque assim não recuperamos o tal investimento de 25%, que na verdade nunca entendi. Já aqui escrevi que não entendia porque se compra 25% dum passe dum jogador se não se tem como objectivo comprar os outros 75% um ano mais tarde. Se a ideia era tentar ter um empréstimo, então não se necessitava de comprar esse 25%. Se por alguma razão Reyes for parar ao FCPorto - por troca ou por baldroca - é importante que o Benfica seja sempre ressarcido desse investimento de 25%. Isso é o mais importante. Como é importante que o Benfica feche duma vez o plantel e que poupe o dinheiro de Falcão investindo em mais um ou outro jovem Português que tem no seu plantel. A ideia agora é valorizar quem temos e não comprar quem já está valorizado e caro.

Por mim, dava por fechado o ano, metendo Adu (ou não) e esperando por Ramires e Luisão. Mesmo assim ainda há muitas dispensas a fazer. A ver se algum interessa ao FCPorto...

Força Benfica

2 comentários:

@LF disse...

Excelente post.Obrigado e parabens.

Anónimo disse...

Já é tempo de tirar esta foto daqui