quarta-feira, 1 de julho de 2009

Obviamente, expulsem-no...

Eu sou contra a expulsão de todo e qualquer sócio do Benfica. Independetemente das razões fortes de dano ao clube que podem existir, acho sempre que na balança devemos colocar o maior interesse do Benfica e pensar na quota mensal que deixamos de receber com essa expulsão.

Hoje dei por mim a criticar esta minha posição, quando pensei neste ilustre Benfiquista de nome Bruno Carvalho. Eu escrevi aqui que este é um candidato ilegal e que apenas está na lista de candidatura que vamos votar no próximo dia 3 de Julho por benevolência, por pena, por amplo carácter democrático que o Benfica teve, tem e terá. Pois bem, às vezes as democracias e os liberalismos saem-nos caro.

Eu também aqui escrevi que queria não dizer mal dele. Queria respeitá-lo. Queria tentar ser compreensivo com as suas más ideias, mas comecei a sentir que este homem era perigoso. E foi por sentir que esta semana ia correr mal que escrevi algumas das coisas que escrevi nesse texto. Eu conheço bem os holofotes mediáticos, conheço bem a tentação do mediatismo e conheço infelizmente muitas pessoas como ele em várias áreas de forte exposição publica.

Os maus formados conhecem-se à distancia e os chicos espertos notam-se doutro continente (passe a expressão menos feliz...). Eu tenho de admitir que senti a sua perigosidade ainda antes do post que simpaticamente aqui escrevi sobre ele, mas também admito que às vezes na vida temos que dar o beneficio da dúvida a alguém que poderia eventualmente ter algum nível, apesar de não o demonstrar nos seus textos de blog.

Pois bem, hoje digo para quem me quer ouvir que farei tudo o que tiver ao meu alcance para que este senhor seja expulso de associado do Sport Lisboa e Benfica. Obviamente que o que está ao meu alcance será votar a sua expulsão na assembleia geral que contenha esse ponto na ordem de trabalhos, amanhã ou daqui a 20 anos. Se fosse amanhã era preferível que me dá mais jeito. Ainda não sei bem o que vou estar a fazer daqui a 20 anos... Sem humores baratos, eu não acredito em excessos e sei que na vida não é na força que se resolvem os nossos problemas. No entanto passando os olhos por alguns blogs, alguns jornais online, algumas caixas de comentários e falando com umas dezenas de Benfiquistas esta tarde/noite (obviamente civilizados e altamente respeituosos) notei que em todos lhe saiu a célebre frase "este devia era apanhar um bom murro na cara para ver se aprendia algo com esta candidatura". Obviamente que eu não a pensei e obviamente que em nenhum momento, sob qualquer condição apoiaria essa atitude. Nem eu nem nenhuns dos Benfiquistas que a proferiram. Dizem-na ao telefone a um amigo e quase em tom de gozo. Obviamente. A verdade é que este homem está a meter-se a jeito para que um qualquer maluco menos civilizado e menos paciente lhe ponha as mãos em cima. Como diria um caro amigo meu de cor esverdeada parece que este Bruno Carvalho "anda mesmo a pedi-las". E tendo em conta que o homem quer mesmo ir às urnas, até espero que não seja de carvalho (como seu apelido) a que eventualmente lhe possa calhar caso exista alguém menos calmo, sereno e maduro a analisar a trapalhada eleitoral que pode estar em curso no nosso Benfica, por sua única e exclusiva culpa. Aqui sugeria-se algo fatal e trágico em tom bem humorado - só pode porque há limites para tudo - mas que o senhor Carvalho deve ter em conta pois basta encontrar-se com alguém Benfiquista com a mesma rez dele mas um pouco mais violento. Tenha cuidado senhor Carvalho, tenha muito cuidado...

Saindo do humor negro e focando em algo real e demonstrável, eu sou uma pessoa intuitiva. Em várias fases da minha vida o senti e em várias áreas de trabalho ou de vida pessoal sinto que sem misticismos mas com uma análise muito clara das coisas consigo antever cenários que para outros não são assim tão claros. Por isso é que muitas vezes também vejo oportunidades onde muitos vêm ameaças e onde também vejo ameaças onde muitos vêm oportunidades.

Quando esta semana li n´"A Bola" que este senhor tinha avançado para o tribunal escrevi aqui que agora sim começava a ser perigoso estar nas mãos de um qualquer juiz nacional. A verdadeira corja Portuguesa está nos tribunais e não na assembleia da republica, nos hospitais, no funcionalismo público, nas empresas mal geridas. Também podem estar aí muitos incompetentes mas a justiça em Portugal é totalmente aleatória. A palavra é mesmo esta. Aleatória. Como eu não jogo e sou totalmente pragmático não a convoco para os meus problemas. Na minha área de negócio a burla, a mentira, os cheques sem cobertura, as máfias, as comissões, o jogo escuro anda de mão dada com o poder. Não, não trabalho com futebol ou com agentes de jogadores, mas sei muito bem do tipo de corja que se passeia por este país e sei que tipo de pessoas acabam na prisão. Sei que qualquer pessoa mal intencionada que tenha o mínimo de noção de direito torna-se a pessoa mais perigosa neste Portugal totalmente sem rei nem roque. Nunca utilizei a justiça Portuguesa para resolver nenhum dos casos mal parados que tenho e por isso muitos deles não serão solucionados. Porque depender a nossa vida da decisão dum juiz que na maior parte dos casos anda de mal com a vida e faz pagar essa atitude através das suas más resoluções é jogar na roleta e isso eu não faço. O nosso Vale e Azevedo parece que agora sim vai acabar por lixar-se mas andou muitos anos a fazer-se passar por "boa pessoa" quando na verdade era e é dos maiores vigaristas que este país viu nascer. Não o maior, mas dos mais populares...

Eu tento ser calmo e analisar bem tudo mas este Bruno Carvalho tira-me do sério. Aliás eu já aqui disse que foi para não rebentar com este senhor que eu tive quase duas semanas sem escrever. Ouvi-lo dizer que "Saviola aos 27 anos está acabado" entre outras tiradas fazia-me perder o controlo e não seria sereno nessa análise que por aqui vou escrevendo.

Isto tudo tinha de acabar mal e vamos ver quão mal vai isto realmente acabar. Eu acredito que será apenas uma página negra mas bem despachada na nossa história, mas pode ser algo mais grave. Todos sabem o que escrevi aqui no dia em que Luís Filipe Vieira resolveu demitir-se e com ele provocar a demissão em bloco da nossa direcção. Nunca escondi o meu desagrado apesar das razões dele. Não tenho pelo Luís Filipe Vieira uma simpatia cega, mas sei o que fez, sei o que ainda vai fazer e sei exactamente para o que o senhor tem talento e para o que acho que não tem assim tanto talento. Não quero focar muito este texto no nosso (ainda) Presidente, mas penso que este Bruno Carvalho ensina-nos algo muito importante. Ensina-nos a termos cuidado com estes populistas mal apanhados, que os estatutos têm de ser proteccionistas do clube sem perder o carácter liberal, popular e democrático, que temos que criar algumas barreiras para que estes páraquedistas deixem de aparecer e que possamos sempre ser soberanos no nosso clube sem que venham juízes azuis, verdes ou amarelos decidir o que deve ser a nossa vida.

Não há nenhuma ilegalidade na candidatura de Luís Filipe Vieira. Isso é um facto e qualquer pessoa o entende. No entanto sempre soubemos que o sensato teria sido ir a eleições em Outubro. Não o fazendo arriscou e pode vir a perder com essa decisão arriscada. Sempre o soubemos que a decisão continha risco para o Benfica e penso que internamente Luís Filipe Vieira também o sentiu. Apesar de não haver ilegalidades na sua candidatura ou demissão - não sou jurista mas sim conheço os estatutos do meu clube obviamente - pode uma interpretação da lei ter sempre várias leituras. E isso é que pode premiar os vigaristas, os mal intencionados, os verdadeiros "filhos da puta" (passe a expressão mais popular e vernácula do termo atrás transcrito, que nesta nova ordem de Jorge Jesus até nem tem um carácter tão forte como poderia ter noutros tempos).

Hoje temos um juiz que decidiu brincar com o Benfica e isso é algo que pode sempre acontecer com o nosso clube. Quem se inscreva no Glorioso com o objectivo de fazer-nos mal, pode fazê-lo no dia seguinte como aliás está provado pelas tristes figuras do tal candidato a candidato Carlos Quaresma. Se houvesse critério na eleição de novos sócios o senhor não deveria passar em nenhum. Como somos um clube popular e não elitista, ele e outros similares - sim coloco o Bruno Carvalho neste nível abaixo do subsolo - encontram aqui o palco perfeito para brilhar. Esta terá que ser a nossa preocupação nos próximos tempos. Blindar o Benfica de aventureiros que possam colocar em causa a estabilidade do clube. Eu pareço um grande apoiante de Vieira e nem sequer é o caso. Tenho por ele o maior respeito, irei dar-lhe os meus 20 votos mas sei ler nas entrelinhas da sua gestão que nem tudo é bem feito. O melhor é que ele também parece ter essa auto-avaliação bem formatada a avaliar na distancia cada vez maior que parece ir tendo com o futebol profissional...

Hoje não sabemos o que se pode passar, mas aconteça o que acontecer eu estarei pronto para a luta. Sim para a luta. Não corpo a corpo, mas para a luta pelo Benfica, pelo clube e pela maior e melhor massa adepta do mundo. Nós não merecemos isto em 2009 e não o vamos permitir. Acredito no bom senso do meu presidente da mesa da assembleia geral. Acredito que está bem fundamentado para seguir com as eleições e se decidir avançar que esteja muito certo do que deve ser feito.

Nesta altura todos os cenários têm de ser medidos e necessitamos mesmo de gente competente a analisar todos os prós e contras de todas as decisões. Só de pensar que pode ser o Paulo Gonçalves a analisar este caso, morro de medo mas penso que nós teremos alguém competente a fazê-lo. Tenham calma, meditem em todas as opções, não deixem nada ao acaso e arrisquem o menos possível. Assim se exige nesta altura de crise. Crise séria e com vários culpados. O Bruno Carvalho é a face visível mas tudo isto começou mal naquela celebre segunda feira onde se despede Quique, se faz cair a direcção e se leva o presidente da assembleia Manuel Vilarinho a "abrir o livro" na TVI24. Que dia triste...

Que triste não seja o dia 3 de Julho e que possamos seguir o rumo possível e desejável nesta altura. Daqui a três anos voltaremos a falar e a ter eleições novamente dignas do nosso clube, com novos estatutos, com mais limites às candidaturas e com mais pluralismo. Seguramente... Até lá é acreditar e esperar que isto se resolva a bem porque se ganha Luís Filipe Vieira na sexta e na segunda está o chico esperto do Bruno Carvalho a impugnar as eleições começo a acreditar quem alguém fará justiça pelas próprias mãos. Mesmo que Luís Filipe Viera se tenha metido a jeito começo a acreditar que isto vai mesmo acabar mal. Muito mal...

Das minhas mãos sairá o que o Benfica necessitar. Hoje e sempre. Se for através do voto lá estarei, se for através de qualquer outra forma de protesto ou de apoio lá estarei também. Dentro de cada um de nós há um revolucionário pronto para uma causa e quando a causa é o Benfica, tudo se relativiza e a prioridade fica automaticamente definida. Não estou ou estarei em nenhuma luta por Luís Filipe Vieira, mas estarei sempre ao lado do meu Benfica. Hoje, o melhor para o Benfica é eleger Vieira e acabar de vez com esta palhaçada mas não o digo pelo Presidente mas sim pelo meu Benfica. Que não existam dúvidas disso nos dias que correm.

Se for necessário manter esta direcção em funções - nem que seja através da SAD - e agendar eleições para Outubro que o façam. Não deixem o clube cair nas mãos deste mentecapto sob pena de todos assistirmos de poltrona à pagina mais negra da nossa História. Ao pé deste Bruno Carvalho, Vale e Azevedo era um senhor... Senhor vigarista, mas senhor...

Hoje o Benfica precisa mesmo de ter Força e a minha assinatura final terá um tom especial. Para ti Benfica que és maior que todos nós e que não mereces nada disto aos 105 anos, desejo-te Força. Força Benfica. Força!

5 comentários:

Francisco Silva disse...

De cada vez que uma nova providência cautelar é arremessada contra o BENFICA, sinto-me mais próximo de LFV. O Processo Burlesco Em Curso está a justificar a bondade da decisão de antecipar as eleições.

Anonymous Bosh disse...

No meio de toda esta triste história, ainda consigo dar-lhe os meus parabéns pelo seu "post".
Mas eu vou à luta e de corpo a corpo se for preciso. "Eles" têm de aprender. Definitivamente.

dezazucr disse...

Parabéns pelo post. Muito bem escrito e descreve muito do que vai na alma dos verdadeiros benfiquistas.
Eu por acaso defendi a antecipação das eleições, como muita gente - sendo que este mentecapto até as exijiu.
Isto porque caso as eleições fossem em Outubro seríam 4 meses de peixeirada e uma época ao ar.
Ou, com estes acontecimentos, alguém duvida que caso as eleições fossem em Outubro não sería o descalabro total??!

Anónimo disse...

dezazucr, eu duvido. Creio que a instabilidade começou com a queda dos órgãos sociais.
Justificaram eleições antecipadas com o argumento da instabilidade, mas na verdade essa só surgiu com a decisão tomada.
Antes desse dia não tinha dúvida nenhuma que iria votar em LFV em Outubro, mas com a antecipação tornei-me num opositor (mesmo assim tive hoje que votar em LFV...). Em Outubro, mesmo com o MBVV a concorrer, LFV teria ganho. Agora teve sorte de não haver candidatura do Movimento, senão não sei não...

Celso disse...

só falta pedir que alguén mate o BC no dia das eleições. Todos os que são criticos do LFV deveriam ser expulsos do SLB.