terça-feira, 14 de setembro de 2010

O Comunicado e as suas reais intenções

O Comunicado que a nossa direcção ontem tornou público é algo que vem no seguimento do que se está a passar no país, nos sentimentos mais profundos dos benfiquistas e é a consequência lógica do que se passou todo este fim de semana.

Eu sei que a maioria dos nossos adeptos, sócios e simpatizantes pediu ACÇÃO e a direcção actuou com o que mais popular e de mais fácil execução pode controlar.

Sinceramente, não sei se este comunicado tem o conteúdo correcto nesta altura, mas tem o mérito de actuar falando uma vez mais para os nossos adeptos. 

Há aqui algumas ideiais fundamentais que saltam do comunicado e que quero destacar:

1. Chamar os touros pelos cornos e assumir Vitor Pereira e Laurentino Dias para as responsabilidades do que se tem passado nestas primeiras quatro jornadas. Vitor Pereira tem de se pronunciar e dizer o que se vai passar com os árbitros que continuam ou continuarão a roubar o Benfica e o Laurentino Dias deveria obviamente ir pregar para outra freguesia. Sem mais... O grande problema é o que está por trás  que é obviamente mais perigoso que estas duas figuras - apesar do texto estar certo e muito corajoso na abordagem a estes dois nomes.

2. Pedir que não nos desloquemos aos estádios adversários é uma ideia defendida aqui na blogosfera e nos cafés espalhados pelo mundo benfiquista. È uma medida populista e sem nenhum efeito prático no imediato para a clarificação da verdade desportiva. Se um mérito tem é assumir, de forma subliminar, que o título está ganho pelo FCPorto e assim ficaremos "financeiramete e emocionalmente" mais descansados, deixando os nossos onze jogadores entregues "às feras" de duas em duas semanas. Esta medida é feita por pessoas que parece que não conhecem o Portugal profundo e o profundo Benfica - muito desse Benfica vive fora de Lisboa e perto doutros estádios - mas aceito-a como uma medida de extrema dureza para equipa, adeptos e cofres de equipas adversárias que na maioria dos casos já andam pelas ruas da amargura. Estou obviamente ao lado desta medida e até "nova ordem" não me apanharão em qualquer outro estádio adversário.

3. Não participação na Taça da Liga. Parece-me uma decisão oca e sem sentido, pois o FCPorto o ano passado já ameaçou fazer o mesmo. Se é para irmos fazer a guerra nao podemos ir lá com fisgas repetidas e esta decisão parece uma daquelas que está sempre no "quadro" em stand by à espera que qualquer clube a utilize quando se sente prejudicado pela arbitragem. Aceito-a obviamente e sei que será uma bomba que Fernando Gomes vai querer evitar a todo custo porque isso desencadeará uma série de outras situações com sponsors, audiências de televisão, receitas várias para a Liga. Além de tudo isso,  dar-nos-ia mais descanso desportivo que seria algo importante na época, mas não esperem que FCPorto fique quieto. Se o Benfica não entrar na Taça da Liga não estou a ver o Pinto da Costa ir defender uma Taça com que nunca concordou. Parece que aqui estamos a jogar no terreno adversário. Criatividade precisa-se...

4. Contrato com Olivedesportos. Aqui estamos a confundir alhos com bugalhos. Entendo as razões desta decisão e entendo onde se quer chegar com esta ideia, mas a verdade é que todos sabemos que no dia em que a Olivedesportos nos der trinta milhões de euros por quinze jogos do campeonato em casa - dois milhões por cada jogo - esquecemos a retórica e assinamos o papel. Esta discussão será para outras núpcias e tem o objectivo no imediato de ser bem aceite pelos benfiquistas que vêm na Olivedesportos um alvo a abater e de meter o Oliveira e companhia em sentido. Ok, aceito-a, mas a RTP não tem feito melhor que a Sport TV e pelo que li este fim de semana até omitiu as imagens mais polémicas de Guimarães nalguns dos resumos...

5. Volto a frisar o conceito de meter pressão no FCPorto, pois eles são os nossos maiores alvos. Eles terão que sentir vergonha do que está a acontecer apesar de acharem que tudo o que venha do nosso lado é um exagero. Há umas frases do comunicado dirigidas ao FCPorto que quero realçar :

"O Benfica agirá sempre no estrito cumprimento da lei, não estando disponível para trilhar caminhos sinuosos que outros percorreram sem problemas de consciência e sem reparo ou castigo da justiça. 




Se for outro caminho que os benfiquistas querem seguir, então estes órgãos sociais não servem. No nosso mandato não vamos montar uma estrutura organizada à margem da lei, nem um modelo de violência e intimidação de agentes desportivos ou jornalistas. Essa não é a nossa postura, nem a nossa forma de agir. Ganhar dessa forma é apenas alimentar uma mentira."


Esta é uma parte importante do nosso comunicado e quiçá a mais forte resposta que damos ao país. Aqui temos em poucas palavras a descrição possível do modelo do FCPorto e daquilo que causa toda esta guerra que neste momento travamos. Nós queremos ir pelo outro lado e será por esse outro lado que vamos correr este ano. Já o disse e repito que estamos a correr por fora do campeonato e irêmos fazê-lo com a dignidade e com a elevação que o nome do clube merece. Rui Costa disse que "nesta casa, ninguém desiste" mas podia ter dito "que ninguém desiste, apesar de nos quererem  fazer acreditar que é melhor desistir e dar já as faixas de campeão à equipa que veste de azul..."

6. Deixo para o fim o mais importante ponto do comunicado porque é aquele que transforma em ACÇÃO todas as restantes palavras. A unica coisa que o Benfica pode efectivamente fazer é criar uma onda encarnada no nosso estádio de apoio inequivoco à nossa equipa. È só isso que neste momento podemos, devemos fazer e que objectivamente nos pedem. Nós adeptos deveremos encher o estádio hoje e no domingo, sabendo que se tivermos 100 000 espectadores nos dois jogos já é vitória. É apenas isso que nos resta e é apenas isso que o comunicado tem de realmente motivador. Tudo o resto das decisões vão entrar num labirinto até chegarem ao seu fim e propósito, podendo ter ou não, os resultados que todos queremos pela verdade desportiva. 

Quando se vai para uma guerra é bom contar as espingardas e ver o que os do outro lado têm. A verdade é que neste momento as nossas armas são cada um dos nossos adeptos. 

Eu estou com a direcção a 100%, com a SAD, com a equipa, com os técnicos e com Rui Costa. Este comunicado é a partir de hoje o meu comunicado e é com estas medidas que entrarei na guerra. Querem que não vá ver o Benfica fora? Não irei... Querem que vá ao estádio da luz todos os jogos?  Irei ver todos os jogos no Estádio da Luz, mesmo aqueles onde estiver longe, desde que em continente europeu, porque me permite chegar de qualquer lado mais facilmente. Como neste momento estou do outro lado do atlântico é impossivel ir aí hoje, mas domingo lá estarei seguramente. 

Que mais querem de mim? O que quiserem peçam que eu darei... É este o espirito de humildade e união que eu falava há uns dias e que nós todos temos que ter nestes próximos tempos. Se formos pelo conceito de "cada cabeça sua sentença" nao iremos a lado nenhum. Foi muito positivo tudo o que se passou este fim de semana, com o debate de ideias, com sugestões, com todos nós a pensarmos e a mostrarmos a nossa indignação pela vergonha que se passou em Guimarães, mas agora é momento de afinarmos o diapasão pelo que a nossa direcção quer de nós.

A foto que acompanha o texto chegou-me via email duma amiga benfiquista que mesmo distante, aparece de vez em quando a lembrar a sua paixão encarnada e grande amizade. Hoje resolvi publicá-la pelo romantismo, pureza e sinal de união dum clube que tem mais de cem anos de história e de luta. Fazer um estádio como o nosso, naquela altura, sem dinheiro e com as próprias mãos dos nossos sócios e simpatizantes era uma "empreitada" bem mais dificil que a que temos pela frente nestes próximos meses. Os nossos dirigentes pedem-nos simplesmente que vamos em massa ao nosso estádio hoje e no domingo. Não nos pedem que façamos um novo estádio, mas apenas que vamos ver o nosso Benfica  mostrando a nossa "força e união".  

Mas é algum sacrificio ver o Benfica de volta à champions e jogar contra o seu grande rival de sempre?

Esperemos que hoje se inicie a época de vez.

Força Benfica

3 comentários:

Anónimo disse...

Mais um bom comentário e por isso dou-lhe os meus parabens.
Dou também os parabens aos orgãos sociais do Benfica que unanimamente chegaram às conclusões que ontem foram anunciadas.
A medida de pedir aos Benfiquistas para não encherem os cofres dos nossos inimigos pode ter um sabor a radicalismo, mas quanto a mim é mais do que justa.
É justa porque se não fossem estes clubes meio falidos que dizem AMEN ao papa mesmo quando a corrupção é descaradamente evidente toda esta pouca vergonha dos últimos 30 anos nunca tinha acontecido.
A culpa não é apenas dos arquitectos da corrupção - é também dos submissos que a embraçam. Os clubes pequenos têm de compreender de uma vez por todas que ou fazem pela vida de uma forma honesta e honrosa ou então será melhor darem lugar a outros que sejam honestos.
Poucas coisas na vida detesto mais do que a ingratidão - nem os cães mordem a mão que lhes dá a comida.
Saudações Benfiquistas
Tony Salta

PS Benfiquistas geniais por favor contenham a crítica ao nosso clube e aos seus dirigentes pelo menos neste período conturbado. Temos de ganhar esta batalha.

Adepto disse...

Só umas palavras para o teu clube avivar memórias: Túnel. Steward. Autocarros incendiados. Very-Light. Tráfico de Armas dos NN. Fiscais de linha agredidos em pleno jogo (Coacção ( OH SIM, O DIABO ERA MUITO INOCENTE(está de volta nas bancadas da Luz))). Calabote. Taça Lucílio. Agressões dos Caceteiros Cardozo, David Luiz, Carlos Martins, César Peixoto, Javi Garcia, Maxi Pereira, Saviola, enfim a equipa toda é caceteira, se formos a ver bem, e nunca vêem o respectivo vermelho. Época passada jogaram cerca de 7 horas contra 10 adversários. Na última década, está verificado que vocês beneficiaram de mais penalties. Etc etc... Epá posso ficar o dia a apontar coisas. Vocês são uns tapados de curta memória. Ganhem juízo e joguem à bola.

O Benfica Sou Eu disse...

Caro Adepto

Obrigado pelo comentário. Admito que seja adepto do FCPorto ou do Sporting e só por isso, seja bem vindo.

Sei que todos os adeptos dos clubes citados anteriormente estarão neste momento a tentar descredibilizar toda e qualquer acção do Benfica com vista à nossa tentativa de repor alguma verdade desportiva neste cantinho à beira mar plantado, com mensagens semelhantes à sua em vários blogs, caixas de comentários, publicações online, cafés, transportes públicos, etc...

Primeiro felicito-o por ter resumido 50 anos de escandalos encarnados - daí o famoso Calabote - num único parágrafo.

Depois queria lembrar que grande parte dos crimes que aí assinala foram julgados em tribunais desportivos ou civis ao contrário do que acontece com todos os casos referentes a um dos clubes que atras citei.


Eu se quiser citar todos os roubos e escandalos do seu FCPorto - se for do Sporting terá tambem simpatia por esse clube - nos ultimos 30 anos terei que escreveu um livro com muitas, muitas páginas e se quiser fazr uma lista de caceteiros que passarm por esse clube teria que fazer outros dois volumes...

Por mais que tente, o posicionamento de mafiosos, de anti verdade desportiva, de ditadura, de não pluralismo, de corrupção tem o nome FCPOrto esrito em todo o lado.

Isso é um mérito que passará por gerações e gerações vindouras.

Apareça sempre e sem ironias, acho que grande culpa disto chegar onde está é não haver fair play entre adeptos e se há coisa que respeitarei até aos ultimos dias da minha vida, serão os adeptos dos nossos clubes rivais.

Compreendo as suas palavras e sei que frases semlhantes vão aparecer repetidas e repetidas em vários locais, mas se é inteligente e com bom senso, saberá de que lado está a razão neste tópico.

Força Benfica