sexta-feira, 17 de julho de 2009

O ultimo post sobre (altas) expectativas

Num dos últimos post falava das diferenças entre expectativas desportivas vs expectativas empresariais. Tentei focar a análise no desempenho do nosso Presidente que tem que gerir bem as duas vertentes da mesma moeda.

No entanto não falei dos media que amplificam essas palavras por um lado e que difundem ideias próprias que muitas vezes são encaradas como ideias oficiais.

Dizem por aí que a Bola é o jornal oficial do Benfica - ainda ontem Rui Santos no programa "Clube dos Jornalistas" na RTP2 afirmava-o sem rodeios. Eu quero acreditar que não é, pela simples razão que nas suas páginas escrevem pessoas que odeiam primariamente o Benfica e que defendem essas ideias de ódio com pouca inteligência e com pouca sabedoria literária e de expressão. O exemplo maior é um tal de José António Lima - onde é que se foi desencantar esta triste figurinha??? - que todas as semanas mostra a razão pela qual A Bola só pode ser um jornal plural. Miguel Sousa Tavares está no pólo oposto, porque apesar de não gostar nem um pouco do Benfica tem nível, inteligência, pensa por si próprio e quer se goste ou não, prova que afinal "A Bola" é obviamente um jornal plural.

Tem os gatos fedorentos Zé Diogo Quintela e Ricardo Araújo Pereira a gladiarem-se ao fim de semana pela piada mais cáustica e mais parva (como dizem eles) e não tem um representante do Porto porque nos Gatos não existe ninguém com essas preferências clubísticas e a concorrência deve ser muito intelectual ou atrasada para falar de futebol.

Tem na sexta feira a coluna dos senadores com excelentes comentadores azuis e verdes e um medíocre e básico comentador a representar as cores encarnadas. Isto mostra pluralidade e ainda por cima um carácter tendencioso ao contrário porque é óbvio que quer Rui Moreira ou Rogério Alves valem mais num dedo que o Sílvio Cervan no corpo todo...

Acho redutor denominar A Bíblia do nosso futebol como jornal do Benfica. Então porque é que A Bola é o jornal do Benfica? Porque José Manuel Delgado, Vítor Serpa e Fernando Guerra são algumas das caras estáveis duma protecção inteligente, refinada e segura dum certo Benfiquismo Histórico deste jornal. Atenção que não quero ofender nenhum destes isentos jornalistas mas é a opinião que tenho depois de ler e reler todas as páginas deste jornal que é o único que leio religiosamente todos os dias - versão online ou papel dependente do local do mundo em que me encontre - apesar de obviamente ler muitos outros jornais e revistas. Mas nenhum desses outros jornais leio todos os 365 dias do ano, e A Bola sim leio... Hábitos de pequeno...

Isto para dizer que a expectativa ou a gestão da expectativa depende muito do que os media fazem ou amplificam e A Bola de hoje - sexta feira 17 de Julho - é um excelente exemplo.

Por um lado temos José Manuel Delgado a colocar pressão na direcção e a afirmar que agora é o tempo de investir (ou será que quis dizer "gastar") milhões em mais três reforços - baliza, meio campo e ataque.

Diz ele que:

"LUÍS FILIPE VIEIRA (...) está a três jogadores de poder apresentar um plantel de luxo, capaz de não defraudar as enormes expectativas dos adeptos. Diga-se que, para conseguir este objectivo, o líder encarnado terá de agilizar uma operação financeira importante, que sustente a aquisição de um guarda-redes (que valha 10 pontos no fim da Liga!), um trinco, que tenha certeza de passe saiba pisar os terrenos certos e mais um avançado que garanta ser do campeonato de Cardozo e Saviola.

Sejamos absolutamente claros: o Benfica só pode rentabilizar, devidamente, os activos que possui, se participar na Champions. Só pode encher a Luz se a equipa associar espectáculo e vitórias. Daí que seja imperioso investir agora, quando os encarnados possuem um plantel acima da média, excepto nas três posições atrás aludidas. É esse o golpe de asa que Vieira deve ter, na certeza de que este é o momento certo, uma conjugação astral especial, que paira nos céus da Luz.

Não se trata de se fazer, aqui e agora, um apelo à irresponsabilidade da SAD encarnada. Trata-se, apenas de identificar uma janela única que se abre a um Benfica que galvaniza os adeptos. Se ao modelo de jogo de Jesus (além do losango, a bola passou de quadrada a redonda), a que se assiste apenas com os intérpretes disponíveis , se juntar Luisão, Ramires, Sidnei e ainda um keeper, um trinco e um avançado, todos de top, será muito difícil parar este Benfica. E Vieira sabe-o bem..."

Se este texto não é pressão e colocar as expectativas no céu, então eu não sei o que é o conceito das palavras pressão e expectativa. Delgado diz tudo de forma clara e não pensa na juventude, esquece que Champions League é para o ano (na melhor das hipóteses), descredibiliza quem está (porque só com um novo guarda redes, um trinco e um avançado o plantel ficará equilibrado, pois na posição de atacante "o Benfica não possui jogadores acima da média") e depois termina com a célebre frase dissimulada "Ninguém pára o Benfica" como se a estivesse a cantar no meio dos No Name Boys ou com os sócios que no lado do antigo terceiro anel ainda mantêm a mística viva.

Meu caro José Manuel Delgado, com todo o respeito que tenho por si e por todos os profissionais que trabalham n' A Bola, este texto é desestabilizador em várias formas. Cria mais expectativa nos adeptos, afirma que virão jogadores nos próximos dias - e sendo certo que vêm, mete pressão na sua qualidade - e por fim diz que investir agora é o timing certo sabendo que apesar de tudo, o Presidente do Benfica na TSF há 4 dias dizia que íamos ter cerca de 25 milhões de Euros de prejuízo. Vamos ter calma e não aproveitar este tempo de defeso para dar largas à imaginação e incendiar o que não merece ser incendiado.

Do outro lado da barricada a inteligência de quem sabe jogar com estas euforias e de quem sabe colocar a expectativa e a pressão do lado certo (para eles) e consequentemente do lado errado (para nós).

Escreve Rui Moreira hoje:

"O Benfica em grande euforia. O novo treinador está satisfeitíssimo e confiante, e garante que ninguém será, doravante, capaz de travar a sua equipa. Os com as boas novas, os adeptos rejubilam, jornalistas excitam-se com as exibições e encantam-se com Jesus e com a sua prosápia. Tudo isto é habitual e vulgar. Afinal, é preciso vender jornais, há seis milhões de almas que desesperam por boas notícias e, mais não seja para sairmos da crise, não se lhes pode retirar a esperança durante os meses de verão.

Por outro lado, anda muito boa gente preocupada com o plantel do FC Porto e contristada com a sua triste sina que se lhe anuncia e as saídas de Lisandro Lopez e Lucho Gonzalez preocupam, até, aqueles que nunca simpatizaram com as cores azuis-e-brancas. É raro o dia em que não se ouve falar da saída de Bruno Alves que ora é dado em Barcelona, ora no Real, ora em Inglaterra.

Ou seja, neste longo e interminável defeso, fica-se com a sensação que o campeão está em saldos, e à deriva, que a hipótese do penta já se esfumou antes mesmo do campeonato começar, e que o Benfica fez, desta vez, todas as boas escolhas, e sairá da pole position.

O teste virá depois, quando a longa corrida começar. Nessa altura, perceber-se-á quem é, de facto, o melhor e se a águia ressuscitou como a fénix.

Mas, este é «o ano de todos os perigos». Porque o investimento sucessivo que o Benfica tem vindo a fazer implica que consiga resultados e que faça os possíveis, e até os impossíveis, para conseguir retorno. Afinal, o domínio do FC Porto não tem uma expressão meramente desportiva. Tem, também, um impacto muito grande em muitos negócios. É por isso que o FC Porto, que tem sido o desmancha-prazeres de alguns desses interesses económicos, tem de estar, este ano, particularmente atento."

Aqui joga-se à defesa, criando a ideia que os coitadinhos são eles. Ninguém disse que a pole position é nossa - ninguém, ninguém, ninguém disse e pelo contrário Maxi Pereira e Nuno Gomes assumiram favoritismo do FCPorto - ninguém gozou com o tetra campeão e referiu que anda em saldos - saldos com cissoko a 15 milhões, lucho e lisandro a 45 milhões e com bruno alves a valer 30 milhões está quase nos 94 milhões do Ronaldo - ninguém disse que o penta já era e ninguém chamou mentiroso ao senhor Pinto da Costa depois de ter usado a assembleia da republica para inventar que o Reyes tinha-lhe sido proposto de forma gratuita, quando ontem o Atlético de Madrid já o veio desmentir. A verdade é que os maus neste filme são os de azul e quando as pessoas não são inteligentes e não sabem jogar com as emoções, com as sensações, com os estados de alma e com a contenção acabam todos por jogar o mesmo jogo que só interessa a um lado.

Eu não sou jornalista mas como digo no título deste blog - O Benfica Sou Eu - conheço bem o Benfica. Não digo bem demais porque nunca é demais conhecer esta massa adepta a fundo, mas estas são as páginas que mostram um lado azul a baixar expectativa cerrando fileiras para a guerra e no outro lado encarnado a criarem-se falsas ilusões de cenários que eventualmente nem são exequíveis.

Um guarda redes que valha 10 pontos? Um numero 6 de classe mundial? Um avançado de nível de Saviola e Cardozo? Contenção meu caro Delgado, contenção...

E agora sim fecho o ciclo dedicado à expectativa. Por falar nisso tenho a expectativa de ganhar o torneio do Guadiana e o jogo em casa com Atlético de Madrid. Por enquanto, nos próximos 4 dias, porque na verdade a verdadeira expectativa é ser Campeão Europeu. Campeão Europeu? - mas este ano não vamos à Champions! Bolas, é verdade. Que pena...

Força Benfica

7 comentários:

Jose santos disse...

Acho este comentário, em alguns aspectos,muito fora do que deve ser investir.O Benfica fez investimentos muito fortes,que poderão transformarem-se em custos,se, por falta de 2 ou 3 jogadores de classe, voltarmos a não ir à campions.Quando se pensa em investir temos de ir em frente.O benfica tem uma marca que está mal vendida e para a vender precisamos, antes de mais, de ter uma grande equipa de futebol.Depois,bem depois ninguém segurará o Benfica!

Natálio Santos disse...

O facto do centro do olival ser propriedade da câmara de vila nova de Gaia, e de estar escandalosamente alugado ao porto por 500 euros mensais, estando ainda as despesas de manutenção (agua,electricidade,tratamento da relva)a cargo da câmara, já para não falar da construção, custeada pela mesma,quando existem mais de 20 clubes em Gaia e a maior parte deles em risco de fechar as portas pois a câmara para esses mesmos clubes do concelho,afirma que não há dinheiro, e sendo assim centenas ou mesmo milhares de jovens correm o risco de não terem clubes na freguesia natal para praticarem desporto, pois esses mesmos clubes nem treinar podem no centro de estágio construído com o dinheiro destinado a esses mesmos clubes, dinheiro dos gaienses, de referir também que o presidente da "GAIANIMA" entidade que gere o desporto em Gaia e que devia de proteger e defender os clubes do concelho, é nem mais nem menos que José Guilherme Aguiar, que ironicamente acaba de inaugurar um estádio municipal, em construção á mais de 10 anos(por falta de verbas)e que tem o desplante de dizer que está o mesmo estádio ao serviço dos gaienses, quando toda a gente sabe que o mesmo vai ser unicamente utilizado pelo oliveira do douro, clube que tem na sua direcção o ex atleta do porto João pinto...!!! Curiosamente a comunicação social nunca se interessou por este escandaloso negocio nem mesmo certos blogers da nossa praça, tão rápidos a criticar, insinuar,e a enxovalhar, baseados em mentiras e boatos quando se trata de outros clubes,mas denunciar que existe um clube dito grande, que factura milhões todas as épocas com vendas de jogadores, esteja a usufruir de um centro de estágio pago e mantido com o dinheiro dos contribuintes e dos gaienses em particular, (e isto também é adulterar a verdade desportiva)isso já não convém, pois a partir desta época a minha luta vai ser denunciar todos estes casos, em que impera a prodidão, corrupção, tráfico de influencias, compadrio etc, pois amo demasiado o futebol para continuar a permitir que gente sem escrupulos arruine(prejudicando outros) este desporto, e continuando impunes...!!!

Anónimo disse...

meu caro,
quando alguém dá valor ao que escreve sousa tavares (que não sabe nada de nada sobre o que diz e além disso copia páginas inteiras de livros), delgado (um prémio nobel da vulgaridade e do lugar comum que é tratado na luz como um faixineiro) ou rui moreira (um verme que vomita o que pinto da costa lhe dita) está feito o retrato
você não sabe o que foi a bola e nem faz ideia das voltas que as grandes figuras de a bola estão hoje a dar no túmulo
além de alguns dos grandes jornalistas daquela casa que foram pura e simplesmente afastados nos últimos anos por fazerem frente a esta tomada de poder por parte de mediocres como o serpa, delgado, guerra, etc
pena que seja, pelos vistos, demasiado jovem para saber a historia desse jornal

mário antunes

Cativo Vermelho disse...

Visitem Cativo Vermelho. O banco das memórias de encarnado.

cativovermelho.blogspot.com

O Benfica Sou Eu disse...

Caro Mário Antunes

Obrigado pelo seu comentário. Ao contrário do que pensa, conheço bem o jornal A Bola e a sua História, apesar de provavelmente não a conhecer tão bem como outros que tiveram oportunidade de conhecer o jornal desde há muitas décadas.

Para mim uma coisa é certa. Tenho um respeito enorme pela História desse jornal, leio-o religiosamente e o que disse no meu post é que tenho este como um jornal plural e de opinião diversificada. Disse ainda que acho Rui Moreira, Rogério Alves, Miguel Sousa Tavares, Ze Diogo Quintela ou Ricardo Araujo Pereira pessoas inteligentes independetemente do que escrevem e não comparei Fernando Guerra , José Manuel Delgado e Vitor Serpa com os seu antecessores (não é simpático), apenas afirmando que considero-os "algumas das caras estáveis duma protecção inteligente, refinada e segura dum certo Benfiquismo Histórico deste jornal."

No fim de contas, o texto é uma critica leve e irónica afirmando que ás vezes quanto mais se "apoia", mais se prejudica.

Hoje, a propósito do que se tem visto e lido nas páginas deste jornal nesta ultima semana, Ze Diogo Quintela já escreve que:

"É escusado jogar-se o campeonato. O Benfica já ganhou. Se, como dizia a capa d' A BOLA de terça-feira, ao fim de dois jogos de preparação já jogam o dobro do que jogaram na época passada, imagino como é que não estarão a jogar daqui a três semanas. Com Saviola, Aimar e Cardozo ainda mais entrosados e a chegada dos dois titulares da selecção brasileira, este Benfica só não ganha a Liga dos Campeões porque Jorge Jesus não chegou a três ou quatro jornadas do fim da época passada, a tempo de o lá pôr. Se isso tem acontecido, outra águia piaria.

A euforia tem razão de ser. Afinal, o Benfica já conseguiu ganhar categoricamente ao detentor da Taça UEFA.

(...) A capa d'A BOLA de quarta-feira diz mesmo que «nasceu um novo Benfica».

(...) Pelo menos, eu, como adepto do Sporting, gosto de ver estes castelos nas nuvens, construídos todas as pré-épocas. Quer nas boas, quer nas óptimas."

Foi apenas isto que eu quis falar - a amplifiação duma euforia que na prática existe nestas páginas e não tem eco na maioria dos adeptos benfiquista que não confundem esperança com euforia desdmedida.

E tudo isto se passa nas páginas do maior jornal desportivo nacional.

Caro amigo, volte sempre, quando concordarmos e quando não concordarmos. Eu tenho sempre a hemeroteca para ler os textos antigos de A Bola e garanto que já o fiz várias vezes, sabendo perfeitamente o nível intelectual que esse jornal sempre teve e a pluralidade da sua opinião.

Aliás, gostando-se ou não, como ainda tem hoje.

Força Benfica

O Benfica Sou Eu disse...

Meu caro Natálio Santos

O que diz, a fazer fé na verdade das suas palavras, é mais um caso claro do que é o FCPorto e do que são as máfias e interesses desse clube em vários tabuleiros.

Agradeço a sua participação no blog. Volte sempre e escreva o que lhe apetecer. Eu serei, no minimo, um leitor atento.

Força Benfica

Strogoff disse...

O seu excelente blog já faz parte do meu blogroll. Quando puder, frequente também o meu. http://www.afugadocaracol.com
Fica ao seu critério se o quiser adicionar também. Abraço. Strogoff