sexta-feira, 7 de novembro de 2008

A falta de Balboa

Ontem a vida correu-nos mal. Como diz Quique Flores, "há dias assim". Independentemente de discutirmos tacticamente o que falhou, se necessitamos de 2 ou 3 homens no meio campo, se devemos ou não jogar com alas puros, se preferimos este ou aquele avançado, há que começar a entender a estrutura do plantel e entender que na verdade, o plantel do Benfica está bem montado. E dizer isto depois do jogo de ontem, é arriscado...

Sinto que temos um problema de defesa direito e defesa esquerdo (Miguel Vitor, Maxi Pereira, Leo e Jorge Ribeiro) não são laterais de topo mas vão chegando para as encomendas - uns dias melhor, outros dias pior.

Alem deste sector, temos bem resolvido os guarda redes com Moreira, Moretto e Quim , temos muito bem entregue os defesas centrais - David Luiz, Sidnei, Luisão, Miguel Vitor e Kastouranis - os médios defensivos - Yebda, Kastouranis, Carlos Martins, Binya e Filipe Bastos - e o ataque com Aimar, Cardozo, Nuno Gomes e Suazo (contando ainda com Makukula para consumo interno).

O que nos deve preocupar é o tal problema das alas que ora não são explosivos, ora não têm criatividade, ora não têm pontaria, ora não têm capacidade defensiva, ora não sabem atacar em bloco, ora 1001 outras coisas.

O Benfica contratou Ruben Amorim, Reyes, Urreta e Balboa, mantendo Di Maria do ano passado. Por estes 5 jogadores cai a responsabilidade de jogar a extremos ou a médios interiores (conforme o que Quique desejar tacticamente) e municiar bem os avançados mais adiantados.

Na verdade, todos estes jogadores têm jogado regularmente, menos Urreta (jovem a adaptar-se a uma nova realidade e em fase de crescimento) e Balboa, que por sinal é a contratação mais cara de todos os nossos alas.

Este jogador foi contratado ao Real Madrid por 4 milhões de Euros e sem ter conhecimento oficial, calculo que não deverá ganhar mal. Quique achou que com Balboa em boa forma, Reyes, Di Maria e Ruben Amorim podia resolver o problema das alas encarnadas. A verdade é que Balboa não entra na contas e obviamente é algo que definitivamente não estava nos planos de ninguém, fazendo naturalmente com que a equipa esteja mais fraca - não se dão 4 milhões de euros mais (altos) ordenados para ter um jogador deste calibre na bancada.

Compreendo e aceito que Balboa não tenha sido até agora mais utilizado, mas um Balboa em forma decente, que desequilibre, que tenha raça na defesa, que seja rápido no ataque será uma óptima solução para as linhas laterais do Benfica.

Não entrando muito nos particulares tácticos, que definitivamente não é o meu forte, sinto que falta a Quique esta "carta" num baralho que sem ele, está nitidamente incompleto. Quique pede neste defeso Balboa na certeza (pelo menos na esperança) que ele seja uma hipótese real e com qualidade para um sector que nós tínhamos deficiências - com a saída de Nelson para Sevilha e o recuo de Maxi Pereira para defesa ficámos com poucas soluções no ataque.

A verdade é que Balboa tarda em aparecer e o Benfica ressente-se financeiramente porque tem um activo (como se diz em linguagem "relatório de contas") caro sem jogar e ressente-se nas opções de jogo de Quique, pois mesmo que não o colocasse de imediato a titular teria sempre uma boa arma para lançar em qualquer jogo.

Espero que esse dia chegue rápido, pois não acredito que este jogador seja assim tão mau, tendo em conta que Quique treinou com ele nas camadas jovens alguns anos. Fala-se em dificuldades de adaptação que muitas vezes escondem problemas pessoais/emocionais que obviamente não são do foro futebolístico. Resolvidos estes problemas de adaptação e contando com Balboa em bom nível o Benfica dá um passo importante para conseguir ser mais forte e ter mais opções nesta posição.

Além disso e depois de investirmos 4 milhões neste activo é mesmo importante que renda algo, até porque se o quisermos vender, não será na bancada que renderá muito dinheiro.

A pergunta que se coloca é - será que um jogador do plantel do Real Madrid (pouco utilizado, mas utilizado), com experiência de grande clube, habituado a pressão e grandes palcos, não serve de todo para este Benfica?

Não acredito nisso e desejo sinceramente que volte ao tal comportamento decente, que mesmo não se afirmando como titular indiscutível, seja um muito bom suplente.

Força Benfica

4 comentários:

Anónimo disse...

Já estava á espera disto da ZON!!!!!!!

Afinal de contas a única coisa estes gajos fazem é gozar com a cara dos Benfiquistas...sim, disse Benfiquitas, porque quem goza, faz pouco, do Benfica, faz isso a todos os sócios, adeptos e simpatizantes, porque o BENFICA SOMOS NÓS!!!!!!!

Temos de come çar a boicotar a ZON, mas com força. Uma das maneiras é através dos Blogs, e principalmente no estádio, onde os sócios e adeptos estão. Tem-se de começar a passar a palavra no estádio, pois existem muitos benfiquistas que não estão a par do que se estar a passar.

Era uma boa ideia, fazer um folheto, a explicar toda a situa ção!!! O que é que voces pensam? É legal fazer isso?

O Benfica, junto com os outros operadores, deveriam criar ainda mais vantagens para s ócios e adeptos. Pelo que sei a ZON e a MEO, estão ao mesmo nível, porque queixas, há em todo o lado, quer seja na MEO ou ZON. Além disso, alguém tem dúvidas que a MEO, vai ser a melhor empresa do mercado??!!

Eu n ão!! Comparem o volume de negócios de uma e outra empresa. Além disso a MEO, tem muitos mais recursos que a Zon. NEM HÁ COMPARAÇÃO!!!

Alguém pode tirar-me uma dúvida:

O Joe Berardo, não é accionista da Zon?

Vamos faze-los perder dinheiro, e voces v ão ver se o Joe Berardo, não se vai mecher, para acabar com esses gajos.

Unidos, temos muita força!!!

E voces estão há espera do quê?

Nem que os gajos da Meo demorassem 2 meses a instalar. Os da ZON, n ão vão fazer pouco do meu Clube, e por consequência, de mim!!!

Estámos em guerra!!!!!

Passem a palavra.

1 abraço para todos

Anónimo disse...

Eu acho que a situação de Balboa é normal. Todos os jogadores precisam de algum tempo de adaptação. O que acontece é que as restantes contratações não precisaram desse tempo (sidnei, reyes, aimar, suazo,...), daí que a situação de Balboa parece anormal.

Ismael PVT disse...

Esse anónimo deve ser doido. Só pode.

Anónimo disse...

Who knows where to download XRumer 5.0 Palladium?
Help, please. All recommend this program to effectively advertise on the Internet, this is the best program!