segunda-feira, 3 de novembro de 2008

"Quero voltar a ver jogos às três da tarde"


Sim, Senhor Presidente. Também eu "quero voltar a ver jogos às três da tarde" e já o escrevi aqui há cerca de uma semana.

É importante que o Presidente do Benfica vá marcando a agenda do que são os objectivos políticos do Benfica, sem que isso interfira na política do futebol, bem entregue este ano a Rui Costa. Fico contente que o Presidente diga o que pensa e o que deseja onde esta vontade de "ver jogos à tarde" é mais expressa - nas casas do Benfica espalhadas pelo país.

Esta frase que cito na íntegra foi proferida ontem na inauguração da casa do Benfica de Vila Nova de Cerveira e pode ser um marco naquilo que deve ser o Benfica de futuro. Eu sempre me assumi pelos valores da tradição encarnada e mesmo não sabendo o que realmente significa a Mística, sinto-a cada dia. Sempre defendi que o Benfica de futuro tem de olhar para trás e sabendo olhar bem para trás, terá o futuro assegurado.

Esta semana comemoraram-se 5 anos de presidência de Luís Filipe Vieira e 8 anos sob o fim dos terríveis ciclos "Manuel Vilarinho/Vale e Azevedo". Exactamente no dia 27 de Outubro de 2000, o Benfica dava um passo decisivo e definitivo, trilhando um novo rumo na sua História.

Estamos certos que foi nos mandatos de Luís Filipe Vieira que a máquina começou a carburar melhor, mas também temos noção que apesar dos erros desportivos/futebolísticos foi exactamente há 8 anos que se começou a limpeza e a dar uma nova credibilidade à Instituição Sport Lisboa e Benfica.

Estes 8 anos são Históricos porque o Benfica volta a poder acreditar no futuro sem esquecer o passado. Começámos novamente a ter valores, a pagar a quem de direito, a ter bom nome e a ter credibilidade e prestígio. Temos as nossas contas controladas e temos mais sócios pagantes que alguma vez na nossa História. Temos um universo de empresas que nos obrigam a ser criativos sem esquecer que o business core de toda e qualquer acção empresarial tem de ser o Clube, o Futebol e o Ecletismo que tão bem voltámos a abraçar.

Não critico esta direcção e no próximo ano saberei em quem votar, sem a mínima dúvida, mas também sei que agora chega o momento de ser novamente criativo. Muito criativo. Temos a Benfica TV, temos muitos sócios, temos contratos de naming que ainda nos podem dar muitos dividendos (especialmente o tão badalado naming do Estádio) mas falta encher as bancadas do Estádio da Luz cada vez que o Benfica aí jogar, entre outros desenvolvimentos tecnológicos que saberemos a seu tempo tirar partido e gerar com esses recursos, novas receitas.

Por tudo isso, esta frase do nosso Presidente é das mais importantes dos últimos anos e mostra uma visão de futuro alicerçada no Passado. Eu escrevi aqui há uma semana que os jogos à tarde iam dinamizar muito mais as excursões das Casas do Benfica espalhadas por Portugal Continental, permitindo que em tempo útil se volte a casa num domingo à tarde. Também escrevi que a lei não nos é favorável e que para isso acontecer há que ter vontade e objectivos muito bem definidos.

O objectivo de voltar a ter lotações esgotadas em cada tarde de futebol é estratégico e não pode ser visto como imediato. Gosto de sentir que no Benfica o trabalho está a ser pensado a longo prazo e que este Presidente, apesar de alguns defeitos na forma como defende as suas ideias e os conteúdos dessas ideias, está a dar passos estratégicos importantes e determinantes para o futuro risonho que esperamos ter nas próximas décadas.

Gostei de ler há poucos dias que começa a ser real a hipótese da Fundação Benfica, onde o carácter social, cultural e artístico do Benfica de sempre, será recuperado para um Benfica de futuro.

Acredito muito na nossa equipa de administradores e sei que foi em tempo de vacas magras e de contenção que se construiu tudo o que neste momento temos, onde o Estádio e os activos futebolísticos são a face mais visível. Não percam esta noção de contenção e controlo orçamental, porque daí nascerá o Benfica Europeu que todos nós desejamos. Depois de pago o Estádio, e definidos bem os objectivos do Benfica TV e das receitas que se podem amealhar com esse canal, com a sua distribuição - online, cabo e satélite - e com a sua publicidade, não podemos deixar de pensar nas receitas associadas à venda de bilhetes. Temos de voltar a ter o Estádio da Luz cheio e o nosso Presidente sabe melhor que ninguém a importância que esse item terá no desenvolvimento estratégico de toda uma série de receitas associadas - alimentação no estádio, merchandising, parques, etc...

Espero que se possam implementar novas ideias e novos conceitos que nos permitam baixar o passivo a cada exercício e aumentar as receitas e a proximidade dos adeptos ao clube e à equipa, como acontecia em décadas de ouro e acontecerá certamente num futuro próximo.

Parabéns Presidente. Venham mais 4 anos de bom trabalho.

Força Benfica

1 comentário:

Anónimo disse...

Hoje o "O Benfica Sou Eu" foi muito produtivo. :p
Um dos melhores blogues sobre o Glorioso.

saudações benfiquistas,
kid