segunda-feira, 17 de novembro de 2008

O comunicado esperado sobre a polémica com Agência Lusa

O Benfica emitiu um comunicado no site oficial do clube dando finalmente a sua versão dos factos que vieram a público durante este fim de semana, sobre a proibição da Agência Lusa em fazer reportagem na conferência de imprensa de Quique Flores antes do jogo contra o Estrela da Amadora.

Basicamente, o texto do comunicado refere o que eu já tinha entendido. O Benfica não gostou que se desse a entender que os administradores da SAD receberem 180 000 euros pelo desempenho do Benfica na Liga do ano passado, quando na verdade dividiram esse dinheiro pelo desempenho empresarial desses mesmos administradores na recuperação financeira da sociedade.

Eu ontem fiz "copy/paste" dum texto retirado do comunicado da Agência Lusa, colocando-o no blog e onde João Gabriel já anunciava que os prémios para os administradores "não estão indexados aos resultados desportivos, mas à geração de receitas operacionais da sociedade".

Ou seja, apesar do título do comunicado ser especulativo em relação à indexação desses prémios aos resultados desportivos da equipa de futebol - "Administradores do Benfica receberam 180.000 mil euros apesar do quarto lugar" - e ser óbvio que o jornalista em causa é alguém com má vontade para com o nosso clube, não se pode em nenhuma situação proibir a entrada desse ou qualquer outro jornalista nas instalações do nosso clube.

Eu escrevi um texto ontem aqui no blog onde criticava abertamente a proibição de qualquer jornalista fazer reportagem no centro de estágios ou no Estádio da Luz e escrevia a propósito de toda esta novela:

"Eu agora especulo, sem conhecimento de causa, que alguém da Lusa deu uma informação errada e que o Benfica quis castigar a agência pelo mau trabalho profissional dum jornalista dessa agência. O que devia saber de imediato era qual a notícia errada que foi comunicada pela agência Lusa. Segundo, saber que jornalista a escreveu e denunciá-la, comunicando a verdade a todos que por ela (a verdade) se interessem, como eu.

NUNCA, repito, NUNCA, proibir a entrada a uma agência noticiosa nas nossas instalações (...)

(...) Se há qualquer problema com qualquer jornalista incompetente, o que um bom director de comunicação tem de fazer é comunicar ao director da agência o sucedido e esperar que esse director puna exemplarmente esse jornalista - há bons e maus jornalistas como há bons e maus directores de comunicação - e não que seja o Benfica a punir a Agência no geral. Não é altura para comprar guerras, muito menos com a comunicação social. Outra boa ideia, seria explicar a todos os Benfiquistas as razões dessa decisão e o que há de verdade e mentira em toda esta história."

Quem se interessa pelos assuntos do Benfica e acompanha regularmente os meandros da comunicação social, como eu, facilmente percebeu que o Benfica tinha ficado claramente ofendido com o título da notícia da Lusa, mesmo que depois no conteúdo da notícia João Gabriel salvaguardasse que afinal esses prémios não estavam indexados aos resultados desportivos.

Repito, que isso não pode justificar a proibição desse dito jornalista em fazer reportagem, mesmo que seja um mau jornalista, incompetente, claramente ligado ao FCPorto, talvez "corrupto" e servindo outros interesses que não o jornalismo em si.

Critiquei abertamente o director de comunicação João Gabriel porque em última análise reagiu a "quente" sabendo que esse jornalista é alguém do piorio, proibindo-o de entrar na conferencia de imprensa quando em vez de reagir a "quente" devia ter reagido com a inteligência que se exigia. Critiquei-o por isso e pelo silêncio em toda esta história. Esperei um comunicado no site do SLBenfica no sábado, mais tardar domingo, mas afinal o comunicado apareceu hoje, segunda-feira. De alguma maneira compreendo a razão do comunicado ser efectuado hoje - depois do jogo contra Estrela da Amadora - e de alguma maneira desculpabilizo o nosso director de comunicação pois acabou por dar a sua versão, mas não posso desculpar o erro crasso de proibir a Agência Lusa de fazer reportagem no Caixa Futebol Campus.

Não basta ser, há que parecer e entendendo as razões que levam à queixa feita pelo Benfica à entidade reguladora por mau jornalismo e por algum sensacionalismo do repórter da Agência Lusa, teria sido preferível fazer essa queixa sem nunca ter proibido ninguém de entrar no centro de estágios.

No final, todos aprendemos com os erros e espero que João Gabriel não tenha que voltar a decidir a proibição de qualquer jornalista no Caixa Futebol Campus ou no Estádio da Luz, independentemente dos jornalistas mal formados e que mal servem o jornalismo que por ali se credenciem...

Aplaudo o comunicado no site do clube, explicando a todos nós Benfiquistas, as razões que estão por trás da queixa apresentada à entidade reguladora para a comunicação social. Fim de novela...

Força Benfica

Sem comentários: