segunda-feira, 17 de novembro de 2008

O Inferno da Luz

O Benfica viu o seu nome envolvido em casos de polícia, devido à detenção de alguns elementos da claque "No Name Boys" no passado domingo.

Antes de emitir a minha opinião sobre o caso específico deste fim de semana, tenho que admitir como ponto prévio que não tenho pelas claques Benfiquistas qualquer tipo de simpatia ou antipatia. Não as levo muito a sério e penso sempre que num dia em que o Estádio da Luz tenha 60.000 cativos vendidos, as claques deixam de existir. No entanto, partilho com muitos dos membros das claques momentos históricos do SLBenfica, especialmente nas deslocações ao estrangeiro ou em estádios nacionais onde o Benfica joga fora. Vejo nalguns desses elementos a cara da Mística Benfiquista - o sofrimento, o acreditar sempre, as directas em voos de low cost, os hotéis baratos, os sacrifícios que fazem para poder acompanhar o Benfica nas viagens para fora de Portugal, especialmente.

Nessas pessoas sinto a Mística e sinto que são boas pessoas, humildes, que amam o Benfica como eu, como tu, como você ou como qualquer grande apaixonado - com chama... Também vejo nesses mesmos estádios a droga, alguma violência verbal e alguns esquemas mais ou menos sujos que por lá se passeiam... Considero-os normais e não confundo nunca o geral com o particular.



Não gosto de ver "claques" separadas no Estádio da Luz e sem querer ser demasiado naif, acredito na hipótese de ter claques ou grupos organizados menos delinquentes, menos violentos, menos procurados pelas autoridades e mais legais. Especialmente muito mais legais. Posso ser naif mas não quero parecer demasiado naif ao ponto de pensar que uma claque tem de ser um grupo de jovens escuteiros, mas quero acreditar que podem ser um grupo mais bem comportado. Todos passamos por fases de socialização mais ou menos rebelde mas quero acreditar que vandalizar estações de serviços, roubar, bater, traficar droga, vender armas, não sejam de todo actividades normais que farão parte do "objecto social duma claque organizada legalizada".

Do site do Jornal "A Bola" retiro a seguinte notícia:

"A PSP concluiu, ontem, a denominada operação «Fair Play» - cujas diligências tiveram início há cerca de um ano –, culminando as investigações com a detenção de 30 membros da claque «No Name Boys» e apreensão de 11,5 quilos de haxixe, 115 gramas de cocaína, 70 gramas de ecstasy e 187 gramas de liamba, três armas, munições de vários calibres, quatro soqueiras, cinco embalagens de gás de defesa (spray), três bestas, três armas eléctricas, quatro bastões extensíveis, seis tacos de basebol, nove tochas, cinco potes de fumo e um very-light. Foram também apreendidas seis viaturas e cerca de 15.300 euros em dinheiro.

Em comunicado, a PSP informa que «o grupo de suspeitos, além da prática de crimes, tem incitado os elementos da claque à prática de acções violentas contra adeptos de outras claques, Agentes de Autoridade e elementos da Segurança Privada - Assistentes de Recintos Desportivos, bem como a introdução nos estádios de material pirotécnico». O tráfico de estupefacientes servia «como forma de financiamento da claque».

Mais adiante, quando o site do jornal "A Bola" fala da chegada de 12 dos 30 detidos às instalações do Departamento de Investigação e Acção Penal de Lisboa (DIAP), ao início da tarde, acrescenta que essa chegada:

"(...) ficou marcada por incidentes motivados pela presença de outros elementos alegadamente afectos à claque «No Name Boys», que provocaram desacatos com alguns empurrões e o arremesso de garrafas (...) agrediram jornalistas, provocando distúrbios que resultaram em ferimentos ligeiros num agente da PSP."

Ou seja, apesar de conseguir separar o trigo do joio sinto claramente que algo vai mal no reino das claques Benfiquistas. Vamos considerar que estes 30 detidos e os cerca de 50 que foram ao DIAP esta tarde, são os únicos que têm problemas com a justiça e que todos os outros milhares são pessoas bem formadas, respeitadoras, que amam o Benfica como cada um dos milhões de adeptos e simpatizantes que não fazem parte de nenhuma claque e que a única ilegalidade que fazem é fumar uns quantos charros nos jogos ou nas viagens que antecedem esses mesmos jogos. Se assim fosse o problema seria fácil de resolver, mas só alguém imensamente naif - há vários níveis de inocência - pode acreditar que o que digo é verdade. Todos sabemos que as claques escondem outros problemas sociais e não podemos esperar que o Benfica os resolva mas também não podem esperar que esses problemas sejam desculpados pela administração do SLBenfica.

Eu acredito numa estrutura Benfiquista dialogante com as claques. Não teria nenhum problema em aceitar que a nossa direcção falasse abertamente com as claques e fazer-lhes ver que provavelmente deveríamos ter UMA claque e não duas, que a estrutura legal talvez deva fazer parte da SAD Benfiquista ou do próprio clube Sport Lisboa e Benfica e que deveriam ter directores e responsáveis mais condignos com os requisitos sociais legalmente aceites. Obviamente que ter "11,5 quilos de haxixe, 115 gramas de cocaína, 70 gramas de ecstasy e 187 gramas de liamba, três armas, munições de vários calibres, quatro soqueiras, cinco embalagens de gás de defesa (spray), três bestas, três armas eléctricas, quatro bastões extensíveis, seis tacos de basebol, nove tochas, cinco potes de fumo, um very-light e cerca de 15.300 euros em dinheiro" não corresponde ao meu conceito de directores responsáveis.

Se numa empresa responsável, alguns dos seus representantes forem apanhados com o que acabei de escrever no parágrafo anterior isso significa o fim dessa empresa socialmente, independentemente dos seus méritos empresariais. O que quero dizer com isto é que apesar de eu considerar as claques positivas e de sentir que apoiam o Benfica em momentos difíceis no Estádio da Luz ou fora, há mínimos de comportamento que temos que exigir dos responsáveis das claques.

Se as claques são grupos de pessoas distintas e diferenciadas com negócios ligados a armas, ao tráfico de droga, com membros ligados à extrema direita eu acho que o Benfica tem de agir e regulamentar internamente e com o apoio das autoridades uma nova estrutura para estes grupos.

O nosso presidente está muito queimado com estas claques e não tem neste momento espaço de manobra para poder negociar o que quer que seja com estes líderes, mas quando chegar o tempo de Rui Costa, e se ele tiver a coragem que nós lhe reconhecemos, podemos dar passos fundamentais na regulamentação das nossas claques e quem sabe aumentar as receitas do nosso merchandising e de bilheteira trabalhando com as claques.

Neste momento, o que sei é que este modelo de claques separadas, que não se dão, que escondem negócios paralelos, que são ilegais, que não elevam o nome do Benfica e que por contrário o denigrem na praça pública está esgotado. Apesar de tudo isto, ainda acredito na humildade de quem ama o Benfica e de quem acredita que estar numa claque é a maneira mais simples e leal de ajudar o clube do coração. Mais acrescento que não tenho dúvidas que 50% dos membros das claques correspondem a este perfil. Esse é o principal problema. Não deviam ser 50% , mas sim 90% a corresponder a este perfil e os restantes 10% a margem de erro que confirmaria a regra...

Os tempos mudaram mas o Benfica teve os momentos mais altos da sua História, com um autêntico Inferno composto por vozes de homens e algumas mulheres que apenas amavam o Benfica. Este deve ser o leit motiv dum grupo organizado que quer apoiar o Benfica - o seu amor incondicional ao clube. Não utilizar o clube para negócios mais ou menos sujos, mais ou menos legais. Quando isso voltar a acontecer, vamos ver o verdadeiro Inferno da Luz a reaparecer com vozes e pessoas de várias idades, várias ideologias, várias sensibilidades, várias classes sociais e de várias etnias ou raças, apenas e só com um objectivo - apoiar o Glorioso.

Força Benfica

4 comentários:

ANTI-BANDEIRAS NN disse...

vamos regular as claques?

e vamos encher o estádio da Luz com milhares de bandeiras Neo-Nazis do Hitler?

Já viu que desde que esta claque apareceu o Benfica nunca mais foi o mesmo clube?

Anónimo disse...

tenho a dizer que concordo com quase tudo o que dizes,quase...
os NN não estão ligados á extrema direita,estão ligados apenas e só ao Benfica(mas por acaso têm alguns elementos de esquerda mas que não fazem politica no seio do grupo.
Os NN têm cerca de 3mil elementos e foram detidos(não condenados)30,o que significa 1% das pessoas.
Os NN possuem centenas de lugares cativos na Luz,por isso nunca deixarão de existir.
As relações entre NN e DV actualmente são as melhores de sempre,e com o Presidente LFV tb estão muito boas
Saudações Benfiquistas
Viva O BENFICA!
Ass: 1 NN que não é criminoso

Anónimo disse...

BOA TARDE!!

Apenas quero referir o seguinte:

1.º Se esta operação, anda a ser preparada a 1 ano, porque é que não investigaram as claques do porto, sporting, guimarães????!!! Assim eram presos de todas as claques!! Com a excepção do NO NAME, são todos uns santinhos...os No Name Boys quando andam à porrada, devem ser sozinhos pelos vistos...e os dos Super Dragões, que estiveram a fazer esperas aos adeptos do Benfica no jogo contra o Leixões??!!!...e os da claque do Guimarães, com quem os No Name andaram à porrada, em Guimarães, e os adeptos do Benfica, sem serem das claques que foram espancados...! Enfim...é tudo uma treta...eu não pertenco a nenhuma claque, mas agora imaginem que se juntam a um grupo de adeptos do Benfica, e que aparecem claques de outros clubes para nos dar porrada, o que é que voces fazem??? Ou fogem...ou tentam defender-se!!

2.º Os No Name Boys, são compostos por mais de 4.000 elementos!! Existem boas e más pessoas, mas o que as notícias, o que querem fazer passar, é que são todos maus!! Estão lá pessoas honestas, com carácter, que pagam os seus impostos,pelo que não se deve por em causa um grupo, por causa de 20 ou 30 pessoas, no meio de 4.000!!

3.º A agência Lusa, tem a mania de derturpar as notícias do Benfica, foi em relação aos prémios dos administradores da SAD...agora os No Name Boys;

4.º Estou farto de dizerem que os NO NAME BOYS são nazis!! FARTO!! Para quem não sabe, são a claque mais plural de Portugal...estão lá, brancos, pretos, amarelos...portugueses, brasileiros, angolanos... .enfim...ISTO É QUE É UMA CLAQUE NAZI?????!!!!!!

5.º Eles estão ali para apoiar o clube, para cantarem, puxarem pelo Benfica. Tentem assistir a 1 jogo, em que os NO Name não estão presentes ( 1 tédio, ninguém canta, parece que o estádio esta vazio), ou quando estão presentes, em que puxam pela equipa, e fazem os outros adeptos cantarem...QUEM NÃO SE LEMBRA DO JOGO CONTRA O GALATASARAY??!!!!

6.º Vejam os No Name a apoiar o Benfica,e as outras claques dos outros clubes, e vejam a diferença!!

7.º Da maneira como falam, até parece, que nas bancadas centrais ou camarotes de todos os clubes, não existem pessoas com negócios duvidosos!!

8.º É preciso ter cuidado na maneira como se escreve, porque se a claque estivesse legalizada,e se eu se fizesse parte da claque, ppunha 1 processo em tribunal por calúnia e difamação, porque a comunicação social e a Polícia tem-se referido..."Os NO Name Boys fizeram isto e aquilo", em vez de " Elementos pertencentes ao0s No Name Boys fizeram isto e aquilo". São coisas muito diferentes.

9.º Se for por esse prisma, se um sócio do Benfica for assassino, ladrão, pedófilo ou violador...eu também sou, pelo simples facto de ser sócio também??!!! É PRECISO TER CUIDADO PARA NÃO GENERALIZAR!! Se numa família um pai for ladrão, a mulher, a filha e o filho têm culpa??!!

10.º Quantos de nós é que nunca pensaram, em ir para o meio deles e estar a li a cantar pelo nosso Benfica??? É que nos outros sítios do estádio, quase não se canta...é uma pasmaceira!!

11.º Quanto às tochas, quem é que não gosta de ver?? Aquilo dá uma aspecto muito bonito no estádio...já vi pessoas de todo o tipo, a dizerem que aquilo é um espectaculo dentro do espectaculo!! Se tornassem legal, era muto mais facil para todos!!

12.º Quanto à vida privada de cada adepto ou sócio do Benfica, eu não tenho nada a ver. A partir do momento que eles entram no estádio, só interessa o apoio que cada um dá. Sou contra a droga, mas também é verdade que só compra quem quer. Eu nunca comprei!! Deviam era preocupar-se em prender os gatunos que deixaram o BPN nesta situação, e que todos, todos portugueses, é que vão pagar a factura!!

13.º O Sporting é que tem um grupo conotado com a extrema-direita, assumidamente...não é o Benfica!!

14.º Era importante, que todos os Blogs do Benfica fizessem estas distinções, porque como vimos a comunicação social, não faz distinções, e leva tudo à frente...como disse o nosso presidente recentemente: " Convém olhar para a Floresta e não para a árbore!!"

15.º POLÍCIA CORRUPTA!!

16.º JÁ NÃO BASTAVA OS JORNALEIROS AVENÇADOS...AGORA TEMOS OS POLÍCIAS AVENÇADOS!!

Vão aproveitar este episódio para tentarem desestabilizarem-nos de todas as maneiras possíveis e impossíveis. Era bonito, as pessoas levarem uma camisola ao estádio a dizer " SOU NO NAME, MAS NÃO SOU CRIMINOSO!"

Coluna dÁguias Gloriosas disse...

Excelente post caro Benfica Sou Eu, vou referenciá-lo no CDAG agora.

Este blog já é uma referência da Blogosfera Gloriosa.

Saudações Gloriosas
CDAG