segunda-feira, 25 de maio de 2009

Esperteza Saloia

Estes últimos dias têm sido pródigos numa expressão muito popular e que se encaixa bem em algumas das situações vividas no nosso Benfica - Esperteza Saloia.

Esta esperteza saloia - atenção que a "esperteza" e a "inteligência", sendo diferentes entre si não são assim tão antagónicas da palavra saloia que me é bem cara, e bem cara à grande maioria dos Portugueses - tem sido utilizada de várias maneiras pela nossa BENFICA SAD e quero dissecá-las neste canto blogosférico.

Eu já aqui falei do conceito "Pai" e "Filho" entre Luís Filipe Vieira e Rui Costa para descrever de forma meramente metafórica o conceito do saloio e do inteligente. O saloio quer um treinador saloio e teoricamente popular e o inteligente quer um treinador inteligente e não tão popular tendo em conta os resultados desta época.

O Benfica anda há muito tempo a viver neste conceito saloio que eu não entendo, apesar de afirmar e reafirmar que a expressão é me cara e aceito-a de algum modo como parte integrante da minha pessoa, das minhas origens e da minha formação.

Este conceito eleitoralista que o Jesus é mais popular e com isso dá mais votos em Outubro não tem eco em nenhuma sondagem feita por empresas ou até por televoto. É exactamente como a ideia (errada) que o merchandising do Benfica tem que estar sempre mais perto do saloio que do urbano. Nunca entendi este conceito. Eu entendo é que um clube com 6 milhões de adeptos deverá ter produtos para cada um dos seus nichos de mercado. Mas isto é marketing e agora pouco importa.

O que importa é futebol e a politica desportiva do Benfica. O saloio acha inteligente pagar 3,5 milhões de Euros por uma indemnização mais 1 milhão de Euros pela clausula de rescisão de Jesus ao Sporting de Braga. Se alguém ousa pensar que será fácil baixar esse valor está enganado pela simples razão que o dragão favorito do Minho é o presidente desse clube e que dificilmente baixará esse valor até porque está com um processo em tribunal contra Benfica pelas obras do centro de estágio do Seixal.

O inteligente "talvez" ache que manter Quique será o ideal.

Já comprámos Ramires por 7,5 milhões de Euros, já demos 2 milhões por Patric e estamos a caminho de dar 4 milhões de Euros por Álvaro Pereira e alguém acha que Quique vai embora sem pedir o valor a que tem direito?

Na gestão o timing é tudo. Num clube como o Benfica entre director desportivo e treinador a frontalidade tem de ser a base. Se Rui Costa achava (ou acha) que Quique seria dispensável para a próxima época deveria ter falado antes com a equipa técnica. Não é depois de ter gasto quase 13 milhões de Euros em jogadores para a nova época que vai reunir com Quique. Volto a perguntar. O que é que Quique deverá fazer? O lógico será pedir o que tem direito e quanto muito negociar algo abaixo desse valor. Pouco abaixo... Eu como Benfiquista preferia que Quique se fosse embora de forma gratuita - caso a vontade do Benfica seja prescindir do treinador espanhol - mas para isso acontecer deveria se ter acautelado essa situação. Hoje já devia estar tudo mais que decidido.

Com toda esta confusão eis que hoje à tarde aparece o comunicado do Benfica para a CMVM que refere:

1) A SL Benfica SAD e o Sr. Enrique Sanchez Flores celebraram e mantêm em vigor um contrato de trabalho válido até ao final da época desportiva 2009/2010;

2) A SL Benfica SAD e o Sr. Enrique Sanchez Flores têm estado a debater as condições relativas à preparação da nova época desportiva;

3) A SL Benfica SAD não tem intenção de avançar com qualquer rescisão unilateral do actual contrato;

4) Não existem negociações em curso relacionadas com o contrato em vigor.

Este comunicado já gerou confusão que não deveria ter gerado. Há quem se congratule por Quique ficar em nome da estabilidade e há quem preferia Jesus e neste momento já volte a preferir Quique porque muitos Benfiquistas são do Benfica e ponto. Sem mais. Defendem o Benfica e quem os representa sempre e assim deveria ser também por parte da SAD para com os seus funcionários.

Isto tudo porque este comunicado foi solicitado pela comissão de valores e o Benfica teve que responder o politicamente correcto. Se isto significa que Quique fica no Benfica, parabéns pela estabilidade e pela decisão de manter o treinador independentemente dos maus resultados. Se isto é uma manobra para esconder as dificuldades com a rescisão, muito mal vai a nossa direcção.

E daqui a tal esperteza saloia que falava no inicio. Temos que ser frontais e assumir as coisas. Se Rui Costa e Luís Filipe Vieira preferem Jesus deveriam ter acertado tudo com Quique de maneira a anunciar a rescisão no sábado. Aliás seria o óbvio. Quando no dia 23 de Maio, no final do último jogo Quique afirma que «Não houve conversas, mas imagino que tenha de haver» eu pergunto se Rui Costa é afinal a boa pessoa que eu tenho em muita consideração.

Não consigo entender como é possível a Rui Costa ser patrão de Quique e seu director desportivo, não falando com ele sobre o assunto mais quente do final de campeonato. Não entendo que não tenham falado sobre se fica ou se vai Quique. Quem tratou das novas contratações? Foi Rui Costa ou Quique foi ouvido? Porque aí já se sente quem fica e quem vai. Assim penso, mas posso me enganar e confirmar que no mundo do futebol a ironia e a mentira descarada sejam realmente o modus operandi mas não quero acreditar que no Meu Benfica isso possa acontecer.

Não há nenhum problema em assumir a Quique que tendo falhado a Taça Uefa, tendo falhado a Taça de Portugal, tendo falhado o objectivo mínimo da Champions e tendo conquistado uma Taça da Liga ficou aquém dos objectivos propostos e falar abertamente com vista à saída. Se não há coragem para isto, então não deve haver coragem para coisas realmente importantes e difíceis.

Eu acho que se fosse para Quique ficar já deveria estar decidido e se fosse para se ir embora também deveria estar igualmente decidido. Obviamente...

Indecisão desportiva a pensar nas eleições é o pior que se pode passar num clube de Futebol. Gerir é decidir. Bem ou mal há que decidir e essa decisão tarda por táctica. Sinto que há táctica neste nosso Benfica. Táctica para pagar menos a Quique. Táctica entre Luís Filipe Vieira e Rui Costa para algo que não entendo. Táctica entre o Benfica e o Braga por Jesus. Táctica na gestão legal com a CMVM. Muita táctica e poucas decisões que mostram o espelho do descontrolo desportivo a que estamos entregues.

Tudo se vai resolver a bem e com mais ou menos milhões para Quique, mas a verdade é que se podia fazer tudo isto com elevação e com a dignidade que o Benfica e a nossa equipa técnica merecem. Tenho escrito várias vezes por aqui e volto a pedir à nossa direcção o mais simples de todos os pedidos. Orientem-se meus caros, orientem-se...

Força Benfica

5 comentários:

Unknown disse...

Bom dia,

a sua mensagem está muito interessante e objectiva. O meu nome é Carlos e sou apenas um grande simpatizante do clube, mas uma coisa que nunca percebi é porque a grande quantidade de adeptos do glorioso apenas fazem valer a sua voz quando querem que alguem saia e não para ficar. O senhor Quique produziu uma época fraca, mas a mudança não é mais uma vez a solução. Apoiem-no e mantenham as condições de trabalho que o permitam melhorar no próximo ano.
São espaços como este que devem unir os Benfiquistas e fazer valer a sua opinião.
Manifestações públicas dos adeptos e faram valer a sua opinião.

Desafio-o a dar o grito do Ipiranga, e rejeitar a instabilidade que a comunicação social procurar criar... Jorge Jesus... pelo amor da Santa.

Grande abraço,
Carlos

Unknown disse...

Li o seu escrito e,

está carregado de asneiras.

Você não sabe o que diz, nem o que escreve.

demonstra um desconhecimento total da relalidade do clube.

demonstra que fala pelo que ouve ou lê dito pelos jornasleiros ou "paineleiros"

No seu caso dir-lhe-ei o seguinte:

A Ignorância é muito atrevida.

Unknown disse...

Infelizmente concordo bastante consigo, e acho mesmo que o Vieira não tem nível para dirigir um clube como o nosso. Se fosse verdadeiramente Benfiquista e em si habita-se algo a que se chama bom-senso, demitia-se e agendava eleições para breve, para que não haja prejuizo da proxima época. Mas acho que esperar isso é esperar demais da pessoa em questão.. Saudações benfiquistas!

O Benfica Sou Eu disse...

Caro Joao Almeida

Obrigado pelo comentário. Tenho a dizer-lhe que como grande Benfiquista que sou, opino e escrevo sobre o que leio, o que vejo e o que oiço. Não invento nem conspiro. Quem me lê há um ano sabe que defendo o Benfica de forma intransigente e tenho apoiado de forma inequivoca o nosso clube neste singelo canto blogosférico. Não tenho maldade, nem segundas intenções... Apenas escrevo o que penso. Sem mais. "Conheço muito bem a realidade do clube" mas desconheço a realidade dos corredores da SAD, o que eventualmente pode ser suficiente para que diga que "a ignorânica é muito atrevida". Se voçê conhece bem esses corredores e quiser utilizar este espaço para nos esclarecer ficarei (e os leitores tambem) agradecido. Com o devido respeito que tenho por si, como por todos os que por aqui comentam, espero mesmo que vá aparecendo e comentando o que sentir que deve ser comentado e/ou esclarecido. Vai ver que nalgum dia concordaremos com algum tópico e se somos ambos Benfiquistas teremos certamente muito mais a unir que a separar.

Força Benfica

PedroBM disse...

Bom artigo - apenas queria mencionar um erro que escreveu - onde diz "6 milhoes de adeptos", deveria dizer "2.4 milhoes de adeptos".... porque o tempo da velha senhora ja la vai....