terça-feira, 12 de maio de 2009

A palhaçada mor

Quando há um ano Rui Costa inicia funções no Benfica, Luís Filipe Vieira assume finalmente um papel de menos relevância no futebol. Eu digo finalmente, porque desde que José Veiga saiu da gestão do futebol, Luís Filipe Vieira provou que percebe pouco da matéria, numa opinião consensual e até assumida pelo próprio em determinado momento.

Apesar da esperança num bom trabalho de Rui Costa e do inicio dum novo ciclo, havia qualquer coisa de estranho nesta relação Presidente - Director Desportivo. A relação deles parecia quase a de um "pai" que deixa a empresa ao "filho" durante um tempo, para ver como é que o "filho" se safa. O típico caso do pai de sucesso, "sem estudos" e com o tal faro de negócio, deixa o "filho" com o curso de gestão e mais informado das novas realidades da gestão moderna tomar conta da empresa. Obviamente que é uma metáfora mas foi assim que eu vi sempre esta dicotomia Luís Filipe Vieira - Rui Costa.

Por outro lado tínhamos outros players nesta gestão que são os administradores mais perto do "pai" e críticos do filho que "é verde e sabe pouco do ofício". Isto podia muito bem ser o quadro há um ano quando Rui Costa entra na gestão desportiva do futebol encarnado.

Em ano de eleições, a administração lança o "filho pródigo" às feras, tentando que ele sozinho safe a sua próxima eleição exactamente no seu ponto mais fraco - a gestão desportiva do futebol profissional.

Pois bem, Rui Costa entra e define um projecto claro. Revolução no plantel, aposta na juventude e contratação dum técnico para duas temporadas "independentemente dos resultados e performance desse técnico" porque o importante era a estabilidade dum projecto e o criar condições para que o Benfica mesmo não ganhando, invertesse o ciclo de rodopio de treinadores. A estratégia de Rui Costa era clara. Mesmo que Quique Flores não continuasse depois de duas épocas, o treinador que se seguisse teria todas as condições para aproveitar uma estrutura, um plantel, uma liderança para colocar o Benfica na rota das vitórias.

Este era o plano no papel. E é (era) um bom plano. Acontecesse o que acontecesse nesta época, o Benfica ia ter um treinador no mínimo por dois anos e um plantel que depois duma revolução ia ter um ou outro ajuste nas próximas temporadas através de compra de mais jogadores nacionais - assumido por Rui Costa como objectivo - e um maior aproveitamento das camadas jovens, de que Miguel Vítor é o primeiro exemplo.

Pois bem. No último jogo do ano 2008 o Benfica mudou. Estávamos 1 ponto à frente de FCPorto e recebíamos o Nacional da Madeira. Se ganhássemos esse jogo ficávamos 4 pontos à frente do segundo classificado - FCPorto e Leixões. Com esta vitória dávamos um passo de gigante para a estabilidade que necessitávamos em 2009. Eu inclusivamente tinha aqui escrito várias vezes que chegar atrás do primeiro classificado 2 ou 3 pontos no inicio de 2009 seria algo positivo tendo em conta a estruturação que o Benfica tinha iniciado em Julho de 2008.

A verdade é que depois desse empate fantasma - aquele golo anulado ao Benfica marca a época - perdemos na Trofa e quando vamos a Belém ser novamente roubados, comecei a temer o pior mas fui ao Porto a pensar que se ganhássemos no Dragão podíamos voltar a sonhar. Aí o Benfica faz a sua melhor exibição em 2009 e voltámos a ser prejudicados num penalti que definitivamente não existiu. Apesar do empate pensou-se que ainda estávamos na luta pelo título mas na cabeça dos nossos jogadores, todo o bom esforço feito na primeira volta estava neste momento a esfumar-se...

Aqui era importante ter a tal estrutura coesa e com uma voz de comando. Na minha opinião essa voz não existe muito por culpa do tal "pai" e "filho" com objectivos e planos diferentes. Aqui começa Luís Filipe Vieira a ver a "vida a andar para trás" e quando se entra no ciclo negativo de Guimarães, Académica, Nacional e Trofense - só ganhámos a Setúbal, e a sofrer ao Marítimo por 3-2 - faltou claramente voltar a recordar o tal "papel" que definia o projecto a dois anos.

Quando o Presidente vem a medo dar uma conferência de imprensa de apoio ao treinador e só lhe sai um simples "os contratos no Benfica são para cumprir" roçou o ridículo. Aqui só havia uma coisa a fazer - ou despedir Quique ou dar um voto de confiança inequívoco. Não podia ser doutra forma. Quem sabe de futebol entende que um treinador fragilizado nas mãos dos jogadores é um fantoche. Quando um treinador tem os jogadores descontentes porque todos já foram ao banco mais do que previam (como aconteceu com a maior parte dos nossos jogadores do plantel), só há uma maneira de equilibrar as coisas que se resume a dar total apoio à estrutura técnica. Isto vem nos livros. Não despedindo ou não dando apoio inequívoco sentiu-se logo que o Benfica estava à deriva. Mas à deriva numa guerra interna com vários players - administradores, presidente e director desportivo - para já não falar na opinião do director de comunicação e director jurídico que apenas devem falar e aparecer para comentar as suas áreas de actuação e nada mais.

Sendo assim, agora começam a aparecer os tais nomes que afinal sempre fizeram sentido. Uns dizem que é Scolari - que de projectos, meus amigos, percebe nada - e outro dizem que é Jesus.

Na edição de "A Bola" hoje vêm as seguintes frases:

"Convencer... Rui Costa
A entrada de Scolari na Luz tem, ainda assim, um entrave que terá necessariamente de ser limado: desde a saída de Rui Costa da Selecção Nacional que a relação entre o maestro e o treinador brasileiro não é a melhor, mas tudo indica que se o nome de Scolari for consensual entre os restantes elementos da administração da SAD não será Rui Costa a vetar a sua entrada."

Mas alguém acha que isto faz algum sentido????? Então é a administração que define o chefe do futebol e Rui Costa (que é chefe do departamento) tem de ser convencido???? Meus caros amigos, e que papel desempenha esse papel?? Sim, esse papel que falava de projecto, de estabilidade, a preparação da equipa em duas épocas para ganhar nas seguintes, a formação, a juventude? Scolari não tem nada disto. Eu que apoiei Scolari na selecção e que acompanhei todo o Euro 2004, todo o Mundial 2006 e todo o Euro 2008 in loco sei do que falo. Scolari não serve para as exigências do projecto e do tal papel que Rui Costa definiu há exactamente 12 meses atrás.

E quem fala de Jorge Jesus? Diz-se no jornal "A Bola" hoje:

"Opção Jesus

Os nomes na lista da SAD encarnada não se restringem a Luiz Felipe Scolari. Bem posicionado está também... Jorge Jesus, treinador do Sp. Braga, adversário que a equipa encarnada irá defrontar no próximo fim-de-semana. O técnico português já esteve na lista de preferências na época passada, mas a escolha de Rui Costa acabaria, então, por recair no espanhol Quique Flores.

Jorge Jesus é nome que não desagrada a Luís Filipe Vieira, que não hesitará em tentar convencer o português se não conseguir o desejado acordo com Scolari. Mas igualmente no caso de Jesus o presidente encarnado terá de convencer primeiro o director desportivo, que há um ano, reafirme-se, vetou a sua entrada."

Então mas se o Rui Costa vetou a sua entrada o que é que se alterou no tal papel de Rui Costa para agora ele aceitar o treinador que afinal o "pai"e seus compinchas da administração sempre quiseram? Sinceramente e com todo o respeito que a direcção do Benfica me merece pergunto:

Afinal, que palhaçada vem a ser esta?

Para baralhar mais as contas da desorientada gestão administrativa encarnada, sai hoje uma sondagem que afirma que 54,4% considera que o técnico do Benfica deve continuar o que mostra que afinal o terceiro anel já está com mais "filhos" que "pais". As sondagens valem o que valem mas em 1023 entrevistas com um grau de probabilidade de 95%, tenho que aceitar como credível a amostra e até credível as respostas, tendo em conta que esses mesmos inquiridos respondem que a maior culpa dos resultados do Benfica passam mesmo pelos jogadores (46,9%)

"A administração da SAD não sai livre de responsabilidades, pois 19,6 por cento dos portugueses consideram que são os dirigentes quem mais culpa tem no processo" o que faz com que 66,5% dos inquiridos culpe jogadores e SAD do Benfica pelos maus resultados.

O que se deve concluir de tudo isto - claro que a sondagem não é aqui importante - é que não há maneira de se voltar a ganhar num futuro próximo. Com Scolari, com Jesus ou com qualquer outro - desde o tempo de Artur Jorge que andamos nisto - o Benfica tem de ser pensado a médio-prazo.

Hoje sei que Quique já se despediu ou já foi despedido. Tudo bem. Foi uma opção tomada há muito tempo, porque se há muito tempo se decidisse apoiar o treinador provavelmente não estávamos em terceiro porque os jogadores sabendo que era ele que ficaria no próximo ano, corriam um pouco mais, mostravam mais atitude, tinham menos rabugens no terreno e amuavam menos. Hoje sei que isso é impossível. Ele vai embora e com ele vai o tal papel bem intencionado que Rui Costa definiu do seu projecto desportivo para o Benfica. Vai o Laboratório de Alto Rendimento, vai a tecnologia adaptada ao Futebol, vai a formação e vai-se embora um ideal. É isso mesmo que se vai embora. Um ideal. Para dar lugar ao ideal da pessoa que menos percebe de futebol na nossa direcção - sim o tal "pai" que no inicio do texto lembrei que percebe pouco de futebol e é antiquado nas formas e infelizmente nos resultados. Sim é esse mesmo, o nosso Presidente.

Parece-me que este será o presidente com mais anos e com menos títulos da nossa História. "Quem não sabe, não mexe..." é uma máxima muito popular, mas que não tem encontrado eco na gestão desportiva do nosso Glorioso. Enfim...

Assim, vamos no bom caminho. Vamos, vamos...

Força Benfica

5 comentários:

Anónimo disse...

e pa se es um VERDADEIRO BENFIQUISTA , modera-te nas criticas ao teu clube...
OLHA O BLOG GERAÇÃO BENFICA AI SIM LÊ COM ATÊNÇÃO COMO SE FAZ CRESCER O S.L.BENFICA ,do resto não se ultrapassa as pessoas com criticas sem nexo ,pois e vergonhoso...

lj disse...

Estou plenamente de acordo com o artigo escrito. E acrescento que acho que o tao falado sistema, e concretamente os nossos rivais, ficariam apreensivos caso tivessemos continuado com firmeza na estrategia definida, pois demonstraria crescimento e evolucao.

Francisco de Azevedo disse...

PETIÇÃO ONLINE PARA ELEIÇÕES ANTECIPADAS!
É FULCRAL PARA A NOVA ÉPOCA, UM NOVO RUMO!

ASSINEM E DIVULGUEM!

AMO-TE BENFICA!

http://www.peticao.com.pt/eleicoes-antecipadas-slb

Anónimo disse...

Bom, antes de mais quero felicita-lo pelo aniversário do blog.
Deixe-me dizer-lhe que descobri o seu blog há pouco tempo mas desde então que li todas as suas mensagens.
Em jornalismo costuma dizer-se que o melhor nem sempre é o mais lido mas não é esse o caso.
Vejo no seu blog posts extremamente interessantes que me ajudam a formular opiniões e a ver os problemas de outro prisma.
SOu ainda jovem por isso tendo a viver o benfica mais com o coração mas quando leio as suas mensagens fico com ideias mais sensatas, embora não concorde com todas elas, como é lógico.
Faça um favor a todos os benfiquistas e continue a publicar as suas ideias. Um abraço.
José Francisco Sousa
(franciscosousa_6@hotmail.com)

O Benfica somos nós. Força Benfica.

Unknown disse...

Que grande artigo! Para além de estar muito bem escrito concordo plenamente com tudo o que se disse!
Chega de deitar as culpas em terceiros e de tapar o sol com a peneira: O nosso clube está entregue à bicharada (tirando obviamente o rui costa que é a única pessoa inteligente e bem intencionada ali dentro). Só com pessoas competentes na direcção é que vamos lá! Custa-me muito dizer isto, mas o benfica neste momento é o 3º clube português e não tem expressão nenhuma na europa...

RUI COSTA A PRESIDENTE JÁ