domingo, 10 de maio de 2009

Os Amadores

Os Amadores... Bem que podia ser um título de um qualquer filme de autor, mas a verdade é que é apenas e só o título dum modesto post dum blog encarnado desiludido com o que vê neste final de época Benfiquista.

A equipa de futebol é absolutamente amadora, no sentido oposto ao que a palavra profissional encerra na sua génese. Ser profissional é honrar a camisola, honrar o dinheiro que se ganha - muito ou pouco - ter atitude sempre, mesmo que os resultados não sejam motivadores, respeitar quem paga bilhete para os ver jogar e "last but not least" ser honesto com as ideias que defendem.

No final do mês de Janeiro - já depois da deplorável prestação europeia, do afastamento da Taça de Portugal e depois de termos já perdido na Trofa para o campeonato, Yebda confirma a tristeza na hora da derrota e promete coisas ambiciosas para a segunda volta do campeonato.

- "Ficamos tristes. É normal porque queremos ganhar e satisfazer os adeptos. Mas até final da época não sentiremos mais, pois não vamos perder mais qualquer jogo".

Quando li isto desconfiei e pensei que pudéssemos ter uma segunda volta abaixo das expectativas. Na verdade perdemos contra Sporting, Guimarães, Académica e Nacional... Para quem dizia que não ia perder, tivemos bem, sim senhor...

Depois foi o episódio Académica, quando os jogadores do Benfica disseram que queriam vingar-se dos 3-0 do ano passado e que tinham recortes de imprensa nos balneários com palavras provocatórias do jogador adversário Nuno Piloto. Pois no final, mais uma derrota.

Depois da derrota com Académica em casa, soube-se que os jogadores do Benfica tinham cerrado fileiras e garantido internamente que queriam ganhar os restantes quatro jogos do campeonato para mostrar o carácter que alguns adeptos meteram em causa. Desconfiei uma vez mais da atitude dos jogadores mas dei o beneficio da dúvida. O resultado foi claro. Perdemos com Nacional na Madeira e empatámos com o penúltimo do campeonato em casa.

Isto para dizer que todas estas estórias são reveladoras do que para mim é o oposto de total profissionalismo. Dizem que "se desejas ser bom, começa por acreditar que és fraco". Pois no Benfica é ao contrário... Também se diz por aí que "se queres melhorar, passa a ideia geral que és tolo e estúpido". No Benfica somos mesmo fracos, tolos e estúpidos e queremos passar a ideia que somos muito bons. E isso enerva-me...

A semana passada falou-se de infantilidades. Foi mais uma expressão que Quique arranjou para descrever o descalabro made in Madeira. Hoje com o empate contra Trofense - com quem perdemos 5 pontos em 2 jogos - passámos para o nível de amadores. Perde-se o respeito todo por cada um dos adeptos e por cada um dos que ainda acredita que a inteligência e o bom-senso são características inerentes às nossas equipas. Se algum adepto pensa isso não pode estar mais longe da verdade.

No entanto o Benfica tem "verdadeiros amadores" que conhecem bem os conceitos de humildade, de profissionalismo e atitude. Agora chamam-lhes "modalidades" mas durante muito tempo foram apenas "As Amadoras". Também se chamou durante muitos anos de "ecletismo" - coisa que os nossos vizinhos de segunda circular têm a mania que sabem mais disso que nós. Essa é a atitude da nossa equipa profissional de futebol. Em vez de irem de mansinho e ganhar, vão de convencidos e perdem. O mesmo se passa com o ecletismo dos viscondes... Armam-se em grandes e nem pavilhão têm para serem "dignos amadores".

Pois bem, o Futsal, o Andebol, o Basquetebol, o Hóquei em Patins e as camadas jovens do Futebol ainda se consideram "Amadoras". E é exactamente aí que deve estar o nosso orgulho. Perder ou ganhar faz parte do desporto e no Benfica perdemos e ganhamos muitas vezes - apesar de tudo, ganhamos mais que perdemos no conjunto das amadoras com a "profissional". O que é diferente na derrota duma amadora encarnada quando comparada com a derrota ou empate da equipa "profissional de futebol" é que elas parecem estar trocadas. Os "Amadores" perdem e lutam até à exaustão numa atitude de mística que provavelmente nenhum dos profissionais do futebol encarnado sabem o que é. Esses profissionais do futebol encarnado vão de espertos e lutadores e parecem umas "primas donas" totalmente amadores, displicentes e enervantes.

É assim que eu os vejo e não devo ser o único. Hoje no estádio, não tinha nenhum dos meus colegas cativos ao meu lado esquerdo, ao meu lado direito, à minha frente ou atrás de mim. Desistiram todos e provaram que são mais inteligentes que eu. Há meia hora de jogo aparece um desses vizinhos que comenta que chegou atrasado porque ficou em casa a ver o jogo de Basket entre Porto e Benfica, que tinha dado vantagem ao Glorioso na luta pela passagem à meia final dos playoff do campeonato nacional. Eu também vi o jogo e apesar de também ver os mesmos roubos de igreja que se têm visto no futebol profissional, os amadores não usam esses roubos como desculpa e vão à luta porque sabem que se não lutarem eles próprios, ninguém lutará ou ganhará esses jogos por eles. Não serão os adeptos ou os directores de comunicação ou os administradores que irão resolver o problema maior deles e lutam com dignidade pela camisola que vestem. E perdem? Sim perdem. E ganham? Sim ganham. O voleibol já perdeu, o rugby já perdeu mas ainda estamos noutros tabuleiros para ganhar algo.

No futebol profissional estamos de cabeça perdida, estamos a dar um novo conceito á palavra amador e estamos a ser envergonhados na nossa própria casa . Dos últimos 4 jogos em casa, perdemos com Guimarães (8º da Liga), Académica (9º da Liga), ganhámos a Marítimo (7º da Liga) e empatámos com Trofense (14º da Liga). Andam todos cabisbaixos, de treinador a jogadores e para eles o conceito de "levantar a cabeça" é andar de cabeça levantada, que como todos sabemos não é a mesma coisa.

Eu considero o ecletismo algo maravilhoso no nosso clube e vibro com desportos que me são queridos com o Hóquei e Basket, quase da mesma maneira como vibro com futebol. Digo quase, porque na essência por mais que queira o futebol sente-se de maneira diferente. Por falar em futebol, estamos agora a entrar na fase final do campeonato de juniores e seria bom pensarmos que a grande maioria desses amadores poderia e deveria jogar na equipa dos profissionais dentro de pouco tempo. Só assim vamos conseguir ser dignos da nossa camisola de futebol profissional num futuro próximo.

Dissemos durante a época que esta nossa equipa de futebol profissional era muito fina para jogar nas Trofas, nas Matas Reais, em Matosinhos ou no Estádio dos Arcos em Vila do Conde. Agora tornaram-se tão finos, tão finos que nem no Estádio da Luz querem jogar. Ao contrário, os juniores vão jogar pela primeira vez no relvado do nosso Estádio esta tarde contra Vitória de Guimarães e diziam na Benfica TV que a ansiedade, o nervosismo e o orgulho de ali jogar é algo maior e motivo de enorme motivação. Este é o espírito meus caros profissionais da bola. Este é o espírito.


Se tivessem a humildade de aprender com os amadores, esta tarde viam os jogos dos juniores no estádio com Guimarães, depois viam os jogos de Andebol contra Sporting, de Basket contra o FCPorto e de Hóquei em Patins também contra o FCPorto. Era um bom menu de domingo à tarde. Mesmo que possamos perder todos estes jogos "Amadores" sei que a atitude em qualquer um destes jogos será 100% profissional. E se os jogadores do futebol profissional perdessem umas horas do seu maravilhoso e precioso tempo a ver os seus colegas amadores, talvez começassem a aprender o que é ter a Mística encarnada. Se calhar os profissionais pensam que ter Mística é ter a revista do clube no carro...

Como a maior parte deles ficará cá na próxima época, poderia ser que estes ensinamentos pudessem dar maior humildade e disciplina de cada vez que vestirem a camisola encarnada do Glorioso.


Força Benfica

1 comentário:

Francisco de Azevedo disse...

PETIÇÃO ONLINE PARA ELEIÇÕES ANTECIPADAS!
É FULCRAL PARA A NOVA ÉPOCA, UM NOVO RUMO!

ASSINEM E DIVULGUEM!

AMO-TE BENFICA!

http://www.peticao.com.pt/eleicoes-antecipadas-slb